Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sementes ou mudas de Acer Palmatum

otneto21/09/2008 00:04
Sementes ou mudas de Acer Palmatum
Colegas foristas, tudo bem?

Gostaria de saber onde posso adquirir sementes ou mudas de Acer Palmatum aqui em SP ou pela internet. Será que estas árvores se dão bem no clima paulistano?

Muito Obrigado,

Neto
Ivanil Pimentel Vieira26/09/2008 22:38
Olá Neto,

vc deve encontrar sementes no Mercado Livre...

Ivanil
Ivo07/10/2008 10:30
Re: Sementes ou mudas de Acer Palmatum
otneto escreveu:
Colegas foristas, tudo bem?

Gostaria de saber onde posso adquirir sementes ou mudas de Acer Palmatum aqui em SP ou pela internet. Será que estas árvores se dão bem no clima paulistano?

Muito Obrigado,

Neto

Caro amigo.
No que se refere ao clima, São Paulo tem vários diferentes, alguns deles bons para o Acer palmatum, outros insuportáveis. Creio que a região de Araraquara seja tolerável, embora não realmente adequada. As áreas de altitude, como Campos do Jordão, são excelentes. Aqui em minha região eles crescem muito bem, vivem muito tempo, florescem e sementeiam. Já a região de Araçatuba creio ser insuportável para ele.
No CEASA de São Paulo, lá pelas 5 da manhã, você vai encontrar Acer palmatum à venda, em vários tamanhos. Também viveiros de plantas aqui em minha região o tem (Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi das Cruzes).
É provável que eu tenha mudas dentro de alguns meses. Para saber isso, entre em contato por volta de fevereiro ou março.
Um abraço!
Ivo
Marcos Castilho08/10/2008 21:00
Ivo saberia dizer se o Acer Palmatum pega por estaquia?????
Ivo09/10/2008 10:01
Marcos Castilho escreveu:
Ivo saberia dizer se o Acer Palmatum pega por estaquia?????

Sim, pega sim. Há duas boas épocas:
1) Final de julho, começo de agosto, antes de brotar as folhas novas; plante-as em areia pura e mantenha em local parcialmente sombreado;
2) Final de janeiro, começo de fevereiro, usando-se os brotos novos, muito bem protegido em uma estufinha (que pode ser feita de garrafa PET) colocada em local iluminado, mas sombreado.
Marcos Castilho09/10/2008 12:03
Ivo assim se não for pedir demais....... Estacas só fininhas ou pode ser estacas de 2 centímetros de espessura ou mais???
Ivo11/10/2008 10:53
Marcos Castilho escreveu:
Ivo assim se não for pedir demais....... Estacas só fininhas ou pode ser estacas de 2 centímetros de espessura ou mais???

Qualquer uma serve.