Jabuticabeira cheia de charme, c/ dicas aqui d forum(morreu)
Marli Nogueira21/09/2008 22:51
Jabuticabeira cheia de charme, c/ dicas aqui d forum(morreu)
Amigos devia ter pedido ajuda antes, mas agora ja fiz o que mais sei, cortei tudo, mais ainda da tempo para vc opinarem o que eu faço com esta jabuticabeirinha, corto mais , deixo assim....
Ela antes da poda...

Podei e replatei...

Outro angulo

vista de cima

o charme da plaquinha

_newbe21/09/2008 23:02
A primeira foto depois da poda parece ter potencial para "candidata à nova frente".
Pode postar uma foto maior nesta posição para vermos os detalhes?
Nas demais fotos, tive a impressão de que o tronco dela é na verdade uma fusão de vários outros. Estou certo?
No aguardo.
um abraço
Marli Nogueira21/09/2008 23:10
Newbe, realmente são duas
Marli Nogueira21/09/2008 23:15
Newbe atendendo seu pedido

Marli Nogueira21/09/2008 23:17
Newbe fiz esta poda 04-09, ela já está cheinha de brotos, mas como vcs do forum tem uma visão bem melhor do lado artistico então opinem por favor. Abraços
Samir22/09/2008 10:23
acho que o que falta agora seria apenas uma aramação primária dos galhos para definir um belo Moyogi!
que arvore espetacular!
na minha opinião só deveria abaixar os galhos!
parabéns
😄 😄 😄
pauloventura22/09/2008 15:10
Cara amiga Marli !
Tenho uma sugestão embora meio radical vou expo la p/sua
avaliação certo.
Seria basicamente o corte desta muda mais grossa na altura
da forquilha ,pois da forquilha p/cima esta cruzando as galhas isto
fica bem visível pela foto 3 ,feito isto vc pode recomeçar um
patamar com a nova brotaçao que com serteza virá.
G abraço.
Pv.
Marli Nogueira22/09/2008 17:29
Pauloventura eu queria de inicio cortar um galho que cruza, mas é um galhinho pequeno, sera que vc está falando dele vou postar pra tirar a dúvida

outro angulo

E ai amigo seria só este ou toda a forquilha.Abraço
Marli Nogueira22/09/2008 17:42
Samir muito obrigado, adorei que gostou da minha arvorezinha, e com a ajuda de vcs, tenho certeza que vou melhorar muito o estilo dela. Abraço
nickyfury22/09/2008 18:01
bonsai
A sugestão do bonsaista Paulo Ventura é interessante. Ao proceder ao corte do caule mais grosso, na junção da forquilha, vc agrega conicidade a sua planta, além de permitir que faça uma aramação bem estruturada com os galhos finos, distribuindo-os melhor dentro do estilo moyogi. 😄
O corte deverá ser realizado abaixo desse galhinho que cruza, eliminando o tronco mais grosso. Faça esse corte o mais diagonal possível, de maneira a adequá-lo ao tronco que permanecerá, evitando deixar resto que interfira na sequencia a ser desenvolvida. 😄 Lembre-se de usar pasta cicatrizante para impermeabilizar o corte e evitar apodrecimento. 😉
Marli Nogueira22/09/2008 23:16
Nicky e Pauloventura eu ñ poderia cortar so estes dois que cruzam

Alexandre S. Coelho23/09/2008 09:54
Oi Marli
Também gostei bastante da sua pequena árvore ❗
Parece que a amiga está com um pouco de receio em cortar mais 😄 , e acredito que também pode trabalhá-la deixando como está...
As nossas jabuticabeiras tem um estilo particular bem parecido com a junção do moyogi e o hokidachi. Árvore arbustiva que é, geralmente a temos na natureza com vários troncos e galhos principais voltados para cima 😉
Tua planta tem uma característica própria que pensaria em fazer assim:

Marli Nogueira23/09/2008 11:01
😂 😂 Nossa amei, minha arvorezinha sendo projetada por vcs, ficou lindo 😮ops: Eu ñ tenho receio de cortar mais é que é a unica coisa que eu faço elas brotam e eu corto tudo e vão ficando sem estilo, mas agora com acessoria dos amigos aqui presente 😄 😄 😄 Ela vai ficar mais lindinha ainda. Brigado Alexsandre ammmmmmmmmmmmmeeeeeeeeiiiiiiii
pauloventura24/09/2008 10:51
Cara amiga Marli !
Me desculpe ter postado a mensagen e não ter dado continuidade
ao diálogo é que estou tendo alguns proplemas no computador.
Mas ainda bem que sempre hà um amigo pra nos socorrer a
minha sugesão é exatamente como foi descrita pelo amigo Nick.
Sempre as ordens.
Pv.
Marli Nogueira24/09/2008 18:33
Pessoal fiz um apanhado de tudo que foi dito, ñ podia
esperar mais pois ela ja estava começando a brotar....
😂 😂
Samir
queria muito ter seguido sua opinião,
só aramado, mas ñ resisti...
😛 😛 😛
AlexandreSC
comecei reduzindo
um pedaço do tronco mais grosso, como na sua projeção.
Mas perdeu a sinuosidade ficando estranho....
😄 😄 😄
Nicky e Pauloventura
cortei o galho
todo abaixo da forquilha, ñ foi nada fácil pois
as duas mudas se fundiram, também ñ sei se consegui chegar ao resultado
mencionado por vcs, agora só espero que ela resista
a tantas mudanças.
Ela ñ ficou muito bonita ñ,
eu achava aquele galho tão charmoso
mas enfim.... agora é só esperarrrrr 🙄
Gente muito obrigado tá adorei a opinião de todos 😉
Marli Nogueira06/02/2010 20:16
gente com a ajuda de vcs olha como ela ficou bonitinha
Gente olha que gracinha minha jabu, talvez ñ tenha ficado como os amigos projetaram, mesmo assim eu adorei.
kkkkkk Eu estou ai também só para que tenham uma noção do tamanho dela, e claro também sou uma gracinhakkkkkk
Frente
traz

frente bem de pertinho
vou tirar novas fotos pra mostrar em todos os anguloskkkk 😂 😮ops: Sou metida, desculpem mas tenho que mostra-la pra vcs que apreciam, quem ñ entende acha que sou malucakkkk bjs e brigadão pela companhia
Tiago R07/02/2010 08:11
Bonita ❗
RicardoGV07/02/2010 10:45
Realmente Marli, aqui neste fórum além de amigos e compannheiros, encontramos mestres de diferentes níveis de experiência... sua jabuticaba esta muito linda, continue assim... O passo a passo desta transformação é mais uma aula disponível aqui no fórum, parabéns a voce e a todos que te ajudaram!!!
RicardoGV
cesar_alr07/02/2010 14:43
Marli , sua Jabu está ficando show 😄
Faço duas pequenas sugestões, embasado na segunda foto:
1º Tracionar o primeiro galho da esquerda ou mesmo arramar só um pouquinho para baixo.
2º Retirarestá plaquinha de identificação e coloca-lá em outro local, ela atrapalha um pouco a visualização.
Vhalveruth07/02/2010 20:36
Boa npoite!
gostei da sua jabuticaba. mt potencial, e opiniões acho q nem preciso falar mais nada pq so vou repetir
abraços
Marli Nogueira10/02/2010 23:33
Toda aramada novamente
Novas fotinhas em todos os angulos, agora aramada novamente por mais alguns dias.
Frente

lateral esquerda

traz

lateral direita

Vhalveruth, Ricardo, Tiago brigadão pelo apoio.
Cesar atendendo seu pedido ai está sem a plaquinha, abraços a todos
Rodrigo Tavares28/04/2010 11:58
Olá Marli, ela está ótima!!!
Agora é só curtir!!!
Marli Nogueira16/05/2010 20:53
E verdade Rodrigo, olha ela aqui pra todos vcs curtirem comigo. Abraços a todos.

Marli Nogueira11/06/2010 14:26
Fotinhas novas, agora toda desfolhada, ai que frio tadinha 😕
FRENTE

TRAZ

Sei que a maioria aqui do forum ñ aprovam este fio encapado, mas acho ele fácil de usar, perdoem.
😄 😮ops:
Elio11/06/2010 16:27
'Tá pegando o jeito da coisa, Marli. Parabéns!
abraço