Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

poda de raizes

victor.opini23/09/2008 17:14
poda de raizes
Olá pessoal!
mais uma vez, peço a ajuda de vcs! 😉

agora que chegou a primavera, é a epoca certa para se fazer uma poda de raizes? tenho algumas plantas que estão com o substrato muito compactado... eu devo trocar o substrato na primavera? creio que é a melhor época..

abraço

victor 😄
Alcides Junior24/09/2008 07:27
Sim Victor, agora é a época de meter a mão na massa...rss ou nas raízes. Eu apesar de estar no sul do paraná, onde é mais frio, já efetuei o trabalho de poda de raízes e transplante em vários exemplares. Você deve trocar o substrato que seja ruim ou esteja compacto.
Mãos a obra...
victor.opini24/09/2008 11:32
hehehe pois é Junior..
esse fim de semana ja vou preparar um bom substrato e por a mao na massa =D

será tambem a época para podas drasticas? fiz algumas mas somente estrutural

valeu

abraço
Vitor Martin30/09/2008 15:59
caro xará...

Lembre na hora de podar as raízes, que a massa de raízes deve ser equivalente a massa verde (foliar), para nao ter problemas, principalmente de raízes finas, de almentação, as grossas, de sustentação podem ser retiradas sem problemas, lembrando que se o corte for muito grande passar selante pra evitar fungos etc.

ABS

Vitor Martin
victor.opini30/09/2008 17:27
Olá Vitor!

pois bem... neste fim de semana ja dei um jeitinho na minha jabuticabeira.. fiz a poda de raizes, troca de substrato, aramação (que não ficou muito legal 😕 e tambem uma troca de substrato.. agora é só esperar a primavera fazer sua parte!

abraço

victor