Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

SUGESTÕES PARA UM ARAÇÁ PIROCA

Glauco Bastos24/09/2008 14:38
SUGESTÕES PARA UM ARAÇÁ PIROCA
Caros amigos,

Ainda dando ênfase em nossa nativas segue uma planta que está comigo a apenas 06 mêses (tb adquirida com o Pedro Torquato), agora que ela já se recuperou do stresse da viagem e recomeçou a brotar, eu gostaria de sugestões de como trabalhar com ela, alguns galhos irão virar jin, não sei se ela aguenta bem shari e uro mas irei tentar, será que alguém tem alguma sugestão que possa clarear minhas idéias ? 😄 😮 .
1º Foto, seria tvz a frente.

Mesmo lado, estava procurando um Ângulo melhor, mas acho que ficou a mesma coisa, rsrs.

Fundos.

Uma das laterais.

Outro lado. (ficou escura).

Bom, espero que tenha dado pra ver, na realidade não tirei fotos melhores e em local mais adequado (fundo neutro) em função do pêso, ela é meio pesadinha, rsrsrs.
Abraços fraternos.
Alexandre S. Coelho25/09/2008 11:18
Grande Glauco

amigo, realmente as fotos não deixam apreciar direito esta belezura... mas levando em conta a 3ª, que parece ter um melhor nebari, eu pensaria o seguinte:

1º - Acredito que um dos dois troncos deva sair... e pelo pouco movimento, eu cortaria o da direita(pela 3ª foto);

2º - O tronco da esquerda tem um belo movimento, porém poucos galhos, assim a primeira vista nos sugere um literati... se assim fosse, acho que seria necessário reduzir a largura da base 😉

3º - Pô, mais cortar esta base seria sacanagem 😈 😂 😂 😂 ... então pensaria em formar a estrutura dos galhos com uma futura brotação. O galho da esquerda seria jin e a árvore ficaria mais "forte":

Lembro que esta espécie tem madeira dura e os galhos precisam ser trabalhados ainda jovens 😉
pauloventura25/09/2008 11:37
Fala Aí Irmão ( É hora de trabalhar Hém)

Belissimo material meu amigo ,e merece uma minuciosa
análise de como e o que fazer ,mas tenho sertesa de que
o amigo com calma achara a melhor solução.
Como sugestão confesso ao amigo que ainda não vislumbrei
nenhuma ,pois são muitas as possibilidades.
Me baseando pela 2ª foto da pra se pensar em um literati com
o galho da esquerda e o corte e jin no da direita mas ai depende
da situação das raizes para escolha da frente certo /?
Me baseando pela 1ª foto eu pensaria em uma copa baixa e os
jins acima dela.
Estás com uma encrenca que todos nós queríamos ter........
G abraço.
Pv
pauloventura25/09/2008 11:51
Glauco !
Acho que eu o Alexandre estamos fazendo uso da telepatia
pois escrevi exatamente o que ele falou e muitissimo bem ilustrou
Mas foi uma feliz coincidência na linha de raciocinio o que a meu ver
é sinal que estamos no caminho certo .
G ab .
Pv
_newbe25/09/2008 18:16
Grande Glauco!

Que material excelente tens aí!!!! 😲 😲
E quanta responsabilidade tem em mãos!!!

Gostei muito das projeções do Alexandre (pra variar rsrs), mas creio que seja prudente caprichar na adubação e aguardar possíveis novas brotações, a fim de se verificar a real viabilidade da aplicação dos estilos propostos (eu particularmente gostei mais do segundo).

Não esquece de atualizar o tópico com as fotos dessa belezura hein

Grande abraço e sucesso!
Glauco Bastos26/09/2008 00:25
Amigo Alexandre,

Muuuuito show de bola esta sua projeção, e embora as duas tenham ficado excelentes, cada uma em seu estilo, eu simpatizei mais com a 2º projeção, do vaso passando pelo jin e finalizando com uma copa bem triangular e compacta, tudo muito bom, vc tem uma visão prvilegiada irmão, meus sinceros parabéns e agradecimentos pela ajuda, mas aproveitando a deixa me informe se esta espécie aceita bem alporquia, afinal eu gostaria de aproveitar o galho que será retirado para fazer uma nova planta 😄 , tem alguma sugestão de como reproduzir, vc já fez isso ?
Abraços fraternos.
Glauco Bastos26/09/2008 00:29
Paulo,

Até parece que vc e o Alexandre combinaram nas postagens, incrível a coincidência, rsrsrs, ou seja, como vc mesmo disse anteriormente este realmente deve ser o caminho a ser seguido, deve demorar um pouquinho mais fara formar esta 2º copa mas em compensação ficará show de bola, e se eu conseguir fazer uma muda com o galho que irei retirar melhor ainda.
Abraços fraternos.
Ps. Esta espécie é muito bonita, e principalmente, é nativa.
Glauco Bastos26/09/2008 00:33
_newbe escreveu:
Grande Glauco!

Que material excelente tens aí!!!! 😲 😲
E quanta responsabilidade tem em mãos!!!

Gostei muito das projeções do Alexandre (pra variar rsrs), mas creio que seja prudente caprichar na adubação e aguardar possíveis novas brotações, a fim de se verificar a real viabilidade da aplicação dos estilos propostos (eu particularmente gostei mais do segundo).

Não esquece de atualizar o tópico com as fotos dessa belezura hein

Grande abraço e sucesso!

Newbe,

Realmente o Alexandre caprichou nas projeções, mas creio que dá para tentar pra já a 2º opção(tb gostei mais dela), afinal tem algumas brotações na parte de baixo na base do tronco, portanto eu poderia retirar os outros e ficar tranquilo pq já existem brotações por lá e com a retirada dos outros galhos e com a ajuda de uma boa adubação orgânica provavelmente novas surgiriam.
Abraços fraternos.
Ps. Com estas projeções realmente a responsabilidade aumentou e muito, rsrsrs, e não se preocupe que assim que começar a fazer os procedimentos eu irei atualizar o tópico alimentando com fotos.
Glauco Bastos26/09/2008 00:38
Alexandre S. Coelho escreveu:
Grande Glauco

amigo, realmente as fotos não deixam apreciar direito esta belezura... mas levando em conta a 3ª, que parece ter um melhor nebari, eu pensaria o seguinte:

1º - Acredito que um dos dois troncos deva sair... e pelo pouco movimento, eu cortaria o da direita(pela 3ª foto);

2º - O tronco da esquerda tem um belo movimento, porém poucos galhos, assim a primeira vista nos sugere um literati... se assim fosse, acho que seria necessário reduzir a largura da base 😉

3º - Pô, mais cortar esta base seria sacanagem 😈 😂 😂 😂 ... então pensaria em formar a estrutura dos galhos com uma futura brotação. O galho da esquerda seria jin e a árvore ficaria mais "forte":

Lembro que esta espécie tem madeira dura e os galhos precisam ser trabalhados ainda jovens 😉
pauloventura26/09/2008 13:55
Glauco esta espécie é realmente belissima, espero que vc esteja
inspirado ao conduzi la vai ficar espetacular.
Tenho uma muda que ganhei do bergson e a estou tratando como
jóia rara .pra ficar como a sua deve levar uns 10 anos.
G Abraço.
Pv
Glauco Bastos26/09/2008 23:49
Paulo,

Com certeza vou fazer o melhor possível nesta condução, quero então aproveitar para perguntar ao Bergson e ao Sergivaldo se esta espécie reproduz por alporquia ou estaquia, quero tentar ao máximo reproduzir ersta espécie pois sei muito bem que não é muito fácil encontrar.
Abraços.
Ps. Quando puder poste fotos da sua planta.
fabianoscosta27/09/2008 00:26
Glauco meu amigo, sua planta é material de primeiríssima, assim como a maioria dos mostrados por vc, suas aquisições são de babar...

A projeção do Alexandre (a 2a), ficou muito boa e acho que não tem como escapar de algo assim, mesmo tendo que fazer desde o princípio ainda é o mais sensato e constatado por todos, e tbm o mais óbvio para a espécie.

Boa sorte e boa viagem amigo, apenas nos mostre o caminho que vcs dois tomarem com atualizações...

Abração,
Fabiano.
Glauco Bastos27/09/2008 23:46
fabianoscosta escreveu:
Glauco meu amigo, sua planta é material de primeiríssima, assim como a maioria dos mostrados por vc, suas aquisições são de babar...

A projeção do Alexandre (a 2a), ficou muito boa e acho que não tem como escapar de algo assim, mesmo tendo que fazer desde o princípio ainda é o mais sensato e constatado por todos, e tbm o mais óbvio para a espécie.

Boa sorte e boa viagem amigo, apenas nos mostre o caminho que vcs dois tomarem com atualizações...

Abração,
Fabiano.

Amigo Fabiano,

Tenho dado muita sorte no material que tenho adquirido, e esta é uma pérola principalmente pela dificuldade em conseguir, com certeza se conseguir seguir a projeção do Alexandre (2º) ficará muito bom.
Com certeza postarei os erros e acertos com ela(tomara que mais acertos que erros 😄 ).
Abraços fraternos.
eu28/09/2008 04:18
Glauco, com vi a planta ao vivo posso te dizer que as duas opções de topo são boas, a mais grossa ficaria melhor sendo mais curta, o problema é que alpor quia em araça piroca é o oh, mas como ja te respondi via email talvez de para se fazer, neste caso eu tiraria a mais reta e deixaria a mais sinuosa oque realçara a conicidade, abraços
Pedro Torquato
Glauco Bastos28/09/2008 21:58
Amigo Pedro,

Recebi o e-mail sim e ficarei no aguardo do hormônio, com certeza segurei a 2º projeção retirando o galho mais grosso e reto(este é o do alporque) e fazendo um gtrnade jin com o galho mais fino, sendo que vc é a 2º pessoa que me orienta a deixar mais compacta a planta, seguirei os conselhos de vcs.
Abraços fraternos e obrigado pelas dicas.