Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duranta (yamadori na vovó)

fabianoscosta26/09/2008 18:37
Duranta (yamadori na vovó)
Este foi um yamadori na casa da vovó, estava atrapalhando...o resto vcs sabem.

Coletada em 13/07/08:

No mesmo dia foi para o escorredor:

dia 16/09/08 já foi para o sol pleno, até então estava em meia sombra:

Como as raízes estavam saindo, decidi trabalhá-la e mais tarde já irá para um escorredor com intenção de incorpar seus galhos e encher copa, aí vai uma foto da traseira proposta:

Detalhe do jin superior:

Vista frontal proposta:

Comentários, sugestões...por favor opinem.
Abraço e obrigado,
Fabiano.
nickyfury26/09/2008 20:05
bonsai
Fabiano, conquanto a duranta seja uma planta no mais das vezes posta de lado pela maioria dos bonsaistas, principalmente os mais famosos, que torcem o nariz preferindo trabalhar com material mais complexo, eu particularmente aprecio muito e tenho alguns exemplares em meu viveiro, em diversos estilos. 😄

Assim, parabenizo o nobre colega pela excelente aquisição e pelo trabalho até agora realizado. Ressalto apenas que, a meu ver, vc deverá mais cedo ou mais tarde eliminar as duas raizes que partem do tronco principal e se estendem, uma por detrás e outra pela frente, sobre as raízes do tronco, cruzando o tronco-shari, inclusive. Isso enfeia o conjunto, subtraindo a atenção de maneira negativa. 😲

Ainda é um pouco prematuro para se dizer algo sobre a futura formação estrutural da massa foliar, mas saliento que, em relação aos galhos, creio que vc deveria reposicioná-los, pois estão muito para baixo, ao passo que deveriam estar um pouco baixo sim, mas perpendiculares ao caule. Enquanto isso ocorre, o ápice segue retilineo, em desarmonia visual. 😲

Na forquilha mostrada na foto (jin superior: detalhe), creio que vc poderia estar cortando esses dois galhos, encurtando seu comprimento, mais ou menos na altura da brotação do galho que quer passar por detras do jin superior. Isso resultará num engrossamento dessa parte, que irá se subdividir, propiciando material com que formar, futuramente, o que ora pretende. 🙄

Após a recuperação de sua planta, talvez fosse o caso de estar completando o shari, unindo o superior com o inferior, na foto da frente proposta. Ao mesmo tempo, deverá tambem trabalhar no sentido de desbastar a madeira morta, eliminando a estrutura pontiaguda, que se mantida, ficará antinatural. 😲
fabianoscosta26/09/2008 20:19
Beleza Nicky, obrigado pelas sugestões! 😉

Abraço,
Fabiano.
fabianoscosta27/09/2008 19:21
Consegui mandar a foto de meu celular para poder postar pelo menos esta:

Foi diminuido e trabalhado os dois jin, para proteção e envelhecimento foi usado calda sulfocáustica e tinta branca (um toque pq no pincel).

Comparando:

Abraço,
Fabiano.
Danilo Retucci27/09/2008 21:35
Fabiano meus parabens pela planta!!!!!!!
fabianoscosta03/02/2009 17:51
Atualizando, ainda sem a desfolha parcial que terá por estes dias:

Abraço,
Fabiano.
Daniel Pita04/02/2009 00:27
ta ficando sucesso! parabéns!

😉
Filipe Henrique04/02/2009 01:22
sucesso msm!
parabens!
lindo bonsai!
abraços
fabianoscosta07/02/2009 14:22
Daniel e Felipe, ela tem muito a melhorar, mas a estrutura acho que é mais ou menos por aí.

Após desfolha parcial e algumas podas:

Abraço,
Fabiano.
Anderson Vinturini08/02/2009 12:57
Nick você tem toda a razão o Duranta é uma planta magnifica, além de ganhar uma estrutura muito bonita ela é encontrada aos montes em jardins.

O melhor de tudo é que tem um desenvolvimento muito acelerado, assim ganhamos tempo e é bom lembrar que o condensamento da copa é muito rápido diferente de outras espécies.

parabéns Fabiano tem um material e tanto na mão, só uma opinião pessoal que não precisar levar em considerão se quiser, sobre a cor do Jin na minha opinião está ficando muito branco e isso é caracteristica dos Juniperos, creio que irá ficar mais bonito deixando uma cor mais natural no Jin, porém a escolha é toda sua.

abração e parabéns!!!
Alexandre S. Coelho09/02/2009 22:02
Fabiano meu velho...

UAU 😲 ❗ ❗ ❗
Tá ficando muito lindo este trabalho...
Ainda encontro algo parecido pra fazer um yamadori... vou visitar mais os parentes 😂 💡 😂 😂
Thiago Giaconi09/02/2009 22:07
Olá Fabiano,

Esta ficando muito bonito seu bonsai, parabéns!!!!

Abraço

Thiago Giaconi
fabianoscosta10/02/2009 10:21
THEPUNISHER vc tem razão qto a brancura da madeira morta, mas como ainda é um pré, eu faço assim pq a tinta junto à calda sulfo. dá uma aumentada significativa em sua vida útil, mas tbm gasta com o tempo, logo depois que envasar eu paro com isso! 😕 Obrigado pelo toque amigo.

Alexandre, os parentes mais idosos ou que moram em locais antigos, esses são os parentes nos quais devemos visitar mais... 😈 😂

Thiago, obrigado amigo.

Grande abraço amigos,
Fabiano.
fabianoscosta29/05/2009 14:21
Olá amigos, coloquei no blog toda a sequência deste trabalho feito até agora, caso queiram conferir estamos aí:

http://fabiano.projetobonsai.com/?p=252&preview=true

Abração,
Fabiano.
ricardoangelo29/05/2009 14:31
belo projeto amigo!

aproveitando, o que voce passou no tronco dela para ficar branco?
EZEQUIEL JUNIOR29/05/2009 15:04
Belo trabalho, inspirador, parabéns!!!
Diego Santana29/05/2009 15:06
Esta ficando show............
fabianoscosta29/05/2009 17:52
Valeu o incentivo amigos! 😉

Para ficar mais claro eu uso a calda sulfocáustica, daí para ficar mais branco adiciono tinta branca, acrílica, mas isso tem que ser muito moderado, nesta planta em particular não fica natural madeira morta branca, é mais interessante em coníferas, só para constar.

Para dar uma escurecida depois eu usei a calda com nanquim, claro q só um pinguinho, e olhe lá, mas como já tinha fundo claro resultou nesta cor, que para mim ainda não é a ideal.

Grande abraço,
Fabiano.
Alexandre S. Coelho30/05/2009 00:18
Meu amigo fabiano

Transcrevo o comentário do blog:
Parabéns pelo trabalho... Aos poucos a verdadeira árvore vai aparecendo!!!
O vaso do Ribas é um show a parte!
Felipe30/05/2009 19:38
Fala Pequeno Gafanhoto...plantionha Show de bole hein....e esse vaso então....nada como ver pessoalmente!!! hehehehe
Luigi30/05/2009 20:01
E ai fabiano, muito bom trabalho belissimo mesmo, aproveitando me tira uma duvida minha vizinha vai arranca uma que ta na calçada sera que ela sobrevive nessa epoca, se sim vo pedi pra ela moro no nordeste de Minas um abraço e até mais...
fabianoscosta01/06/2009 11:22
Alexandre e Felipe, obrigado meus amigos, acho que ela vai aprecendo mesmo devagar, assim q é bão né sô?

Luigi, se vc acha que vale a pena retire sim, é só cuidar que você a fará ficar bem, retire o máximo de raízes possível e coloque com um substrato do tipo areia grossa, reduza a folhagem relativamente e reze bastante, nem precisa ser muito não, pelo menos para este fim! 😉 🙂 😂

Abração,
Fabiano
Luigi01/06/2009 15:42
Caro Fabiano valeu pela atenção, vo correno fala com ela se der certo posto as imagens um abraço e até
Diêgo Vasconcelos01/06/2009 19:38
Fabiano

Parabéns pelo excelente trabalho.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber como foi para retirar esta planta da terra. Imagino que tenha dado um bom trabalho. As raízes são muito profundas ? Estou perguntando porque quero retirar uma duranta que já está com um porte parecido com a sua, mas foi plantada em um canteiro bem próximo a lateral que é de cimento. Então não sei como fazer para retirá-la sem quebrar o cimento em volta. De qualquer forma pretendo esperar a primavera.
Obrigado,
flavio bonsai01/06/2009 20:40
cara parabens ta ficando muito fera .
bela projeção esta .
realmente um grande achado .
que vovozinha bacana .