Bonsai (Jo Soares)
Convidado24/09/2004 16:01
Bonsai (Jo Soares)
Ola caro Mario, Sergivaldo
Se der para manter o topico em cima hoje pelo menos, sou muito grato.
Pessoal o professor Márcio Azevedo da Bonsai Kai estará hoje no programa do Jô Soares da Globo (sexta feira , 24 set ).
[]'s
Mariotti
Sergivaldo25/09/2004 01:07
Ok Mariotti,
Estou aqui, de plantão, aguardando o programa do Jô. Aliás, já começou...
Abração,
Sergivaldo
eudes25/09/2004 01:43
Sergivaldo escreveu:
Ok Mariotti,
Estou aqui, de plantão, aguardando o programa do Jô. Aliás, já começou...
Abração,
Sergivaldo
Terminei de assistir, 01:37h, achei que JÔ devia ter se preparado para entrevistar um bonsaista, pois ficou muito na base da brincadeira, as plantas mostradas estavam belas, valeu, parabens a Márcio Azevedo 😄 😄
Sergivaldo25/09/2004 01:50
Olá Pessoal,
Olha eu aqui também!
Beleza de plantas! Viram o Acer (raízes sobre rocha)?
E os preços? U$ 800.000,00 por duas plantas num leilão!!!
Um abração a todos,
Sergivaldo
Alexandre S. Coelho25/09/2004 01:50
Também fiquei ligadão...
Realmente Eudes, tenho a mesma crítica em relação ao Jö
Quanto ao Márcio e as plantas...
..............................................MARAVILHA!!!
Convidado27/09/2004 07:26
Eu tbem gostei e achei que o Jô poderia ter se preparado para esta entrevista, mas o charme do programa dele e a propria irreverencia e o jeito brincalhão de levar as coisas.
O Prof. Marcio Azevedo realmente esta de parabens e as plantas estavam lindas, mas eu particularmente não gostei quando o Jô perguntou se no brasil havia algum nome importantena arte bonsai e ele disse que não. Temos alguns mestres aqui que e de dar inverja a qualquer pais, como Hidaka por exemplo.
Um abraço.
Charles04/10/2004 08:50
Oi Sergivaldo, tudo bem?
Estava navegando aqui e reparei só agora nesta sua mensagem.
Foi uma coincidência.
O acer sobre rocha que foi mostrado no Jô está agora enfolhando. Assim que estiver definida sua massa verde,característica da primavera,eu te mando uma foto.
Abraço,
Charles
Antonio Castro04/10/2004 11:12
Olá Pessoal,
Já passou cá o programa e gostei 🙂 😄
Citação:
" mas o charme do programa dele e a propria irreverencia e o jeito brincalhão de levar as coisas. "
E ainda por cima o Jô, apanhou em "flagra" do desgaçado do Alex e foi no que deu 😄 , mas de certa penso que deu para falar de uma forma mais descontraida acerca do Tema.
Por ex: acontece por vezes em conversas com os meus colegas de trabalho falar acerca de Bonsai & Tai Chi e se a conversa for feita desta forma, o pessoal até intervem e tentam saber coisas que normalmente, tem curiosidade e não perguntam, por receio de mostrar a sua ignorância acerca delas, isto não é desconheçido para ninguém, quem não viu o "Karate Kid", até foi o pontapé de saida para muitos praticantes nesta arte.
Agora como quase em todas as artes Asiaticas, requer muita paciência e preserverança, são projectos a longo prazo e está quase sempre omnipresente o quanto somos ignorantes, se "esvaziarmos a Chavena" todos os dias aprendemos um pouco... 🙂.
Um abraço 🙂 ,
Castro
Sergivaldo05/10/2004 00:19
Charles escreveu:
Oi Sergivaldo, tudo bem?
Estava navegando aqui e reparei só agora nesta sua mensagem.
Foi uma coincidência.
O acer sobre rocha que foi mostrado no Jô está agora enfolhando. Assim que estiver definida sua massa verde,característica da primavera,eu te mando uma foto.
Abraço,
Charles
Olá Charles, tudo bem!
Esse Acer é, simplesmente, maravilhoso!!! É uma daquelas plantas que todo mundo sonha possuir.
A única coisa que lamento é não poder cultivar essa espécie aqui onde moro.
Vou ficar aguardando a postagem de novas fotos.
Um abração,
Sergivaldo
Charles05/10/2004 10:39
Sergivaldo,
Voce tem ou teve algum acer tridente aí?
É certo que o acer palmatum é muito sensível a climas quentes, fungos e mesmo aqui em sampa é muito delicado seu cultivo. Os acer palmatum deshojo e outras variaçoes vermelhas, nem pensar. Não consegui manter nenhum com saúde em vasos (tenho um deshojo plantado no meu jardim).
Acontece que o acer tridente é bem mais robusto e aqui vai bem.
O acer campestre é ainda mais resistente que o tridente.
Tenta de novo !!!... Vale a pena... voce consegue mudas aí?
Abraço,
Charles
Antonio Castro05/10/2004 11:11
Sergivaldo 🙂 ,
Concordo com o "Charles" o Tridente é um pouco mais resistente, e penso que mais ainda o "Ginnala", que a julgar pelas suas cores não são menos interessantes, entretanto existe uma especie de "tridente" de origem "Koreana", que tambem me pareceu ser mais resistente que estes dois.
http://www.bonsainl.nl/BPG/BS_A0151.HTM
Entretanto aproveito para deixar o "link" para a "Galeria", onde tenho algumas das minhas arvores, infelizmente poucos porque só tenho uma varanda e ainda por cima pequena 🙁
http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=2430&CatLevel=2&Cat1_ID=5&Cat2_ID=&Cat3_ID=&Cat4_ID=&FromSearch=True&SearchPage=%2Fdefault%2Easp%3FCatLevel%3D2%26Cat1%5FID%3D5
Um abraço,
Castro
Sergivaldo05/10/2004 11:48
Charles, Antonio Carlos...
Valeu pelo incentivo!! Fiquei empolgado e já penso em fazer mais uma tentativa.
Na verdade, há uns oito anos, comprei a Tango Bonsai cinco mudas de Ácer palmatum, que me foram enviandas por transportadoras. As folhas ficavam bem vermelhas, lindas, só que queimavam aos poucos e as mudas não resistiram por muito tempo.
Charles, não sei como conseguir mudas das espécies que você sugere. Você tem sementes disponíveis? Ficaria muito feliz em recebê-las.
Antonio Carlos, suas plantas são belíssimas, parabéns!!
Um abração a todos,
Sergivaldo
Charles05/10/2004 14:06
Olá Antonio Carlos, como vai?
Eu sou um apaixonado por acer mas, aqui no Brasil, como disse antes, os que melhor se adaptaram (ao menos comigo) foram o tridente (buergerianum) e o campestre.
Não conheço a variedade "ginnala" mas, se é mais resistente que o tridente, gostaria muito de saber mais a respeito deles.
Voce tem fotos para que eu possa ver?
Abraço,
Charles
Antonio Castro05/10/2004 14:50
Olá Charles 😄 ,
Por lapso o "Sergivaldo", colocou o nome de "Carlos" mas o correcto é Castro 🙂
Agora quanto ao Ginnala, ser mais resistente que o "Tridente" foi a impressão com que fiquei, mas temos que ter em atenção, que mais uma vez depende do local onde este se encontra, e a informação disponivel na maioria das vezes é retirada da "NET" 😕...
Entretanto aqui vão uns link para quem gosta de ACER, já devem ser do vosso conheçimento, mas pode ser que ainda possam ser uteis para alguém.
Um dos links com uma linda foto, é precisamente o primeiro da "msg" anterior p/ o Sergivaldo, imaginem só aquela cor junto de um Deshojo, com aquela tonalidade, só me ocorre a presença de um "Ginkgo".
Ora aqui vão, e tal como a foto do "Claudio Ratto", alguns são mesmo uma miragem 😄 :
ACER Ginnala
http://www.ces.ncsu.edu/depts/hort/consumer/factsheets/trees-new/acer_ginnala.html
http://www.hort.net/gallery/view/ace/acegi/
http://www.cnr.vt.edu/dendro/dendrology/syllabus/aginnala.htm
http://www.bonsai-bci.com/species/acergin.html
http://www.urbanext.uiuc.edu/treeselector/index_tree.cfm?id=3
Plamatum
http://www.all-life.com/b/2532.htm#Acer%20palmatum
http://www.mountainmaples.com/WS4D_Cookie=4.13.04_14,55,02_17/photo_gallerysearch.html
Curiosidades:
http://www.dugzbonsai.com/tridenttrunk.htm
Um abraço 😄 ,
Castro
Sergivaldo06/10/2004 00:30
Olá Antonio Castro,
Realmente, cometi um equívoco com teu nome e peço-te mil desculpas pelo ocorrido.
De fato, a foto do primeiro link que me enviaste é de uma beleza indescritível. A impressão é que as folhas são feitas de ouro!
Os últimos links enviados, além de belas fotos, contém informações muito valiosas a respeito de variedades dessa espécie. Vale a pena adicionar às nossas páginas favoritas.
Um grande abraço,
Sergivaldo
Charles06/10/2004 08:10
Olá Castro,
Ótimos links os que voce enviou. Apenas confirmam minha admiração por acer de todas as variedades.
Isto nos estimula a buscarmos maneiras de conseguir mudas ou sementes, assim como, descobrir quais as espécies que melhor se adaptam a bonsai e ao nosso clima.
Abraço,
Charles
Alexandre S. Coelho06/10/2004 08:52
Bom dia a todos!!!
Belas fotos... o acer é mesmo uma linda espécie, mas, parece que aqui no nordeste o tridente é o único que se adaptou.
Sergivaldo, a Rejane tem mudas de acer tridente... no I encontro NE vocë pode fazer os contatos
Abraços a todos!!!
Felipe Frango Zappala08/10/2004 21:28
Estou estranhando a ausência do André aqui...
Ele é outro apaixonado por Acer... hehehe
Sergivaldo09/10/2004 05:15
Alexandre de Souza Coelho escreveu:
Bom dia a todos!!!
Belas fotos... o acer é mesmo uma linda espécie, mas, parece que aqui no nordeste o tridente é o único que se adaptou.
Sergivaldo, a Rejane tem mudas de acer tridente... no I encontro NE vocë pode fazer os contatos
Abraços a todos!!!
Valeu pela dica, Alexandre!
No I Encontro Regional nos veremos lá!!
Abração,
Sergivaldo
Sergivaldo09/10/2004 05:18
Felipe Frango Zappala escreveu:
Estou estranhando a ausência do André aqui...
Ele é outro apaixonado por Acer... hehehe
Isto mesmo, Felipe,
Onde estará o André??!!
Abração,
Sergivaldo
Antonio Castro09/10/2004 07:13
Olá Companheiros, 😄
"Onde estará o André??!! "
Saiu mundo a fora á procura de :
citação:
"me arrumasse sementes de bétula e pistache eu ficaria muito agradecido pois estou precisando dessas sementes "
Ele ainda não deve ter visto os sites, já agora viram aquele das "curiosidades" em que eles fazem um entrançado com vários ramos de "Tridente" 😲 ? dá um aspecto cónico á arvore, é bastante interessante
André desculpa se era segredo 🙂.
Um abraço,
Castro
julianocamara12/07/2005 23:23
Acer Tridente em Apartamento. Fortaleza-CE
Caro Colegas,
Bom Dia!
A 1 semana comprei um acer tridente de 11 anos de um bonsaista de São Paulo. Sou iniciante, porém li muito a respeito desta espécie. Sabendo que dos Acers este seria o mais resistente, resolvi comprar esta planta em caráter de teste, pois dos bonsais ela foi a que mais me impresionou.
Gostaria se possível obter sugestões dos colegas esperientes com relação ao local que devo colocar a minha planta nas condições que disponho atualmente.
O ambiente que disponho aqui em Fortaleza-CE é 1 Ap de 1º andar, na qual tenho uma varanda relativamente grande na posição poente, pegando sol diretamente das 12:30 as 16:45 em uma metade da varanda e a outra metade na sombra que é protegida pelas árvores da rua, contudo não é de se admirar que á um mormaço (Quitura) nesse período durante estas horas. O vento da varanda por ela ser na posição poente é inferior das duas janelas.
Os outros dois ambientes são: 1) a janela do meu quarto que é relativamente fresca e bem iluminada com um vento não muito forte, mas também não é muito fraco e com sol diretamente das 9:45 as 11:00. 2) uma outra janela que o vento ja é um pouco mais forte, porém tem sol diretamente das 9:00: as 12:45 e apartir daí só numa metade da janela.
Gostaria de ter essa planta comigo dentro do meu AP.
Em qual desses lugares eu teria que colocar meu bonsai?
Como faz uma semana que ele chegou de São Paulo, ainda está no estado de dormência.
Caso os colegas achem que não haverá possibilidade da planta viver nesses locais. tenho uma outra opcão, acho que sem dúvida seria melhor para ela: Colocar a planta no jardim descoberto do mau apartamento lá em baixo que é parcialmente coberto de arvores maiores e pega poucos raios solares durante todo o dia.
Por favor comentem, pois gostaria muito de que essa planta se adaptasse aqui em Fortaleza-CE.
Alguém possuí Acer Tridente nas proximidades do Estado do Ceará? Em Fortaleza a média anual de temperatura é: 27ºC.
Charles14/07/2005 10:07
Re: Acer Tridente em Apartamento. Fortaleza-CE
Oi Juliano, tudo bem?
Seja muito bem vindo ao forum!
Voce escolheu uma planta da qual também sou fã incondicional... o acer tridente!
Para cultivá-lo com saúde em Fortaleza, voce terá um desafio interessante, mas acho que vale a pena tentar.
Embora o tridente seja o acer mais resistente com o qual já trabalhei, você tem aí 2 ou 3 fatôres que são agressivos para ele:
1- temperaturas bem altas,
2- ventos constantes médios ou fortes,
3- sol direto da tarde (varanda)
Acho que a varanda poderia ser um lugar a ser tentado, mas voce teria que improvisar algum tipo de proteção contra o vento e para atenuar o sol direto da tarde. Para o sol existe uma tela chamada Sombrite 50%, que reduz pela metade o efeito do sol.
O unico fator mais dificil de atenuar é a tenperatura. Aí fica a seu critério escolher um local onde a temperatura também seja mais amena.
O jardim do seu prédio para um lugar interessante, desde que a planta também esteja protegida do futebol da garotada! 😲
Vale a tentativa, mas é um desafio interessante!
De qualquer forma, existem espécies nativas do nordeste muito boas para bonsai e, claro, que adoram as condições climáticas daí!
Boa sorte,
Charles
julianocamara14/07/2005 12:52
Quanto ao Inverno?
Charles,
Muito obrigado pela atenção!
O que devo fazer com a planta no Inverno? de onde vc é? Qual seria a época de inverno aqui em Fortaleza?
Um abraço.
E mais uma vez obrigado!
julianocamara14/07/2005 13:03
Acer tridente
Charles,
Tem um lugar na varanda que nao pega sol diretamente, pois é protegida pelas folhas das arvores da rua, mas há muita claridade... seria uma opção?
Um abraço