Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Gancho para Raízes

Illex04/07/2005 18:44
Gancho para Raízes
Olá pessoal,

Estou postando aqui uma forma rápida e barata de se conseguir um gancho para desmanche da bola de raizes de arvores, sejam Bonsai ainda ou simples mudas, ele é muito resistente. Nao tenho fotos do processo todo, pois nao teve como tirar fotos antes, entao so tenho fotos do trabalho finalizado de vários angulos, mas tentarei explicar como fazer. Sabe aqueles rakes de jardinagem bem grandinhos na cor alaranjada de cabo de maderia, vendidos em lojas do mesmo genero? Entao comprem eles, nao deve custar muito caro, aqui está em torno de uns 6 a 7 reais. Voces nao vao utilizar os dentes da direita nem o da esquerda, somente o do meio. Entao arranquem esses dois e deixem o do meio. Se sobrar a solda nele e fiar um calombo onde estavam os outros dois dentes, serre com uma segueta e lixe com uma lima de aço, ou o que preferir, sem seguida com uma faca que nao use, va tirando a cor que está nele (a cor laranja). Em seguida pegue a lima e va lixando o cabo todo tirando imperfeições e lixando somente, apra mudar sua coloração. O problema é que quando cair agura nele deve-se limpa-la com um pano bem rapido, para que nao enferruge. bem é isso, agora seguem-se as fotos para verem ot rabalho final, elas nao estao muito boas, mas espero que dê para entender. T+ galera.

Abraços:

Illex

P.S.: Se depois quiserem cortar um pouco o cabo e lixar, tambem fica muito bom.
Átila05/07/2005 22:37
Gancho
😄 😄 Exelente idéia ILLEX!!! Quem disse que é preciso gastar uma fortuna para ter todas as ferramentas à mão? Muita coisa dá pra improvisar sem prejuizo as plantas e ao bolso. 😉
Illex06/07/2005 00:49
Re: Gancho
E ai Átila,

Isso amigo, sempre que puder improvisar, o faça, mas sempre buscando algo de qualidade. Em breve postarei mais coisas praticas. Do resto fica ai meu obrigado por ter gostado do modo de se fazer o gancho. T+.

Abraços:

Illex
Fábio08/07/2005 13:45
Gancho
Interessante Illex. 😉
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA28/09/2005 12:27
GANCHO
Olá para todos.

Illex fiz o gancho e deu certinho,valeu pela sua iniciativa.

Rogério.
'' o bonsai é como uma vida,precisa de cuidados diários.''
PINO03/10/2005 12:41
😄 fiz o meu tb, deu certo
Werlei Purgatto04/10/2005 17:17
Illex sem desmerecer a sua idéia, não ficaria mais barato comprar uma chave de fenda destas vagabundas de aço maleavel em lojas de 1,99, e esmerilhar a ponta até se tornar ponteaguda e entortar a haste dela em forma de L???
É só uma sugestão, o meu foi mais barato ainda, porque o meu eu fiz de vergalhão de ferro, quaquer dia eu posto uma foto dele aqui.
Illex04/10/2005 17:49
Olá Pessoal,

Fico muito grato que minha ideia possa ter ajudado a voces amigos. T+.

Olá Werlei Purgatto,

Nao se preocupe amigo, toda ideia é valida. Inumeros amigos meus tambem fizeram de chave de fenda, o problema é que sou daqueles que utiliza o que esta em maos, e como ganhei este rastelo de graça, nao saio a custo nenhum. Mas sua ideia é muito boa tambem, o unico incomodo seria de que nem todos tem um esmeril, mas pra tudo se da um jeito. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Maicon Spaniol11/11/2005 18:53
solução para a ferrugem
Acho que a maniera que o Illex falou se torna mais viável, contudo tem o problema de ferrugem certo?
Bem uma maneira simples de corrigir essa imperfeição é utilizar uma tinta automotiva ou qq outra que possa ipermeabilizar o material.

Mas é apenas uma idéia!
hehe
Abraços
Illex11/11/2005 18:59
Re: solução para a ferrugem
Olá Maicon,

É uma otima ideia amigo, apesar de nao usar no meu, pois so deixo dentro de um estojo e quando molha seco rpaidamente, a ferrugem realmente sem tomar cuidado é um problema, a tinta automotiva tambem é uma otima opção, acho muito viavel. Valeu amigo pela ideia. T+.

Abraços:

Illex
Átila12/11/2005 01:15
😕 Bom, se o problema então é a ferrugem, melhor usar a chave de fenda que é feita de material resistente a corrosão ❗ E assim como o rastelo do Illex já vem com um cabinho pástico bacana 😎
leonardo_al15/11/2005 21:04
Olá amigos.

Certa vez comprei um conjunto de ferramentas e nele veio uma chave pontiaguda diferente que não sei pra que serve. Utilizei para fazer meu gancho para raízes. É pequeno mas serve perfeitamente. Aí vai as fotos:

Werlei Purgatto18/08/2006 11:00
O meu é simplezinho mas funciona muito bem, foi feito com um pedaço de ferro 5 mm de construção, dobrado e apontado.

Fabio Cristiano19/08/2006 22:08
Werlei,,

O meu gancho é igualzinho o seu, somente coloquei um pedaço de mangueira de jardim no cabo para não machucar a mão!!! 😄 😄

Abraços,,

Fábio Cristiano
Marquitus21/08/2006 08:27
Grandes idéias, parabéns a todos, agora é só escolher a opção melhor para cada um!

Um abraço a todos!!!
Werlei Purgatto22/08/2006 07:46
💡 boa idéia Fabio, não tinha pensado nisto.

Esse gancho me acompanha desde o começo.
Ivanil Pimentel Vieira18/09/2006 22:03
Pessoal,

Só hoje adentrei ao Tópico, perdi muito tempo, mas valeu mesmo.
Num jogo de chaves veio uma igual as do Leonardo, só que retas,bem com um geitinho vou dar um "gancho" na chave! 😂 😂

Um abraço,

Ivanil
Illex27/09/2006 16:34
Olá Pessoal,

Que bom ver o topico andando. Werlei gostei muito do seu exemplo tambem. Muito pratico. O meu gancho ta aqui na atividade ate hoje. So fiz alguns consertos, pois o cabo de madeira partiu uma vez. Mas é isso ai pessoal, vamos postando mais ideias. T+ amigos.

Abraços:

Illex