CARLOVICH escreveu:
eu entendi a proposta dele...
agente estava curtindo o resultado obtido como uma vitória pessoal da paciência e determinação... era o resultado da dedicação, a qual todos nós nos ientificamos...
ela estava bonita sim... mas ele no projeto que idealizou conseguiu ver algo que ainda não tinhamos visto... ela estava formada sim.. com copa cheia... uma mesa de famintos... que ele teria que alimentar...
com a intervenção de novas raizes... deveria fechar o "restaurante" de cima...!!! acho corajoso... e depois do que ele já conseguiu fazer é um projeto que já deu resultados surpreendentes... vamos dar um pouco de apoio... quem sabe não fica melhor do que ja estava... ascicatrizes para um bonsai considerável sumirão...
o que acham?
Com certeza, nada que o tempo e trabalho não resolvam,a copa ele faz de novo, talvez até melhor e mais bonita, ele já mostrou que sabe conduzir...
Agora é ter paciência e dar tempo ao tempo só isso, mas não deixa de ser corajoso pela decisão de poda radical, daria para ir fazendo podas de manutenção, e desfolhas para aumentar ainda mais a ramificação, dos galhos, formar nebari, e corrigir conicidade, com algumas podas, trocando o ápice etc, mas a acerola é muito rápida na resposta, logo, logo ela esta com a copa formada de novo.
Para vcs terem uma idéia da rapidez da acerola, vou colocar fotos aqui , de uma que coletei no sítio, só o toco, mudinha, rapidinho se transformou em pré bonsai, como as brotações saíam uniformes de um lado e de outro, fiz uma loucura e estilizei no estilo chokkan, nunca vi uma acerola assim, geralmente só coníferas, mas está ficando linda, tenho vários bonsais de 18, 25, 30 anos mas todo mundo que chega aqui em casa acha ela a coisa mais linda.
Será que fica bem, acerola chokkan? vcs já viram?
Abraços.