Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primaveras e Pitanga

Mazzei28/09/2008 10:51
Primaveras e Pitanga
Olá, sou iniciante aqui e gostaria de começar com essa arte maravilhosa que é o bonsai.
Não tenho quase nenhuma noção ainda, mas olhando em meu jardim vi 3 possíveis oportunidades, gostaria de opinão dos colegas mais entendidos, se dá pra fazer algo com duas primaveras (uma rosa e outra laranja) e uma pitanga. A equipe de jardinagem que fez o jardim aqui em casa falou que se serrar bem no toco as primaveras, é possível tentar desenvolver algo, mas deixo para os amigos as sugestões e possibilidade, se elas existirem.
Se sim, gostaria de saber vaso ideal, substrado ideal, época ideal, adubos, complementos, e saber onde devo cortar, etc...
Agradeço desde já!
Segue as fotos:

dori29/09/2008 14:10
Olá

Melhor que cortar as primaveras no toco, seria fazer alporque num dos galhos.
escolha um que já tenha uma boa estrutura e ramificação.

A Pitangueira eu não consegui vizualizar uma possibilidade que não fosse a poda radical.
cortaria no toco, logo abaixo da "trifuracação" do tronco. Deixava um toco curto que rebrotado pode evoluir rapidamente para um hokidashi.
leandro Spagiari29/09/2008 19:10
Olá,

se a pitangueira fosse minha para trabalhar, faria o seguinte, expõe o nebari para achar o melhor lado para a frente, com a frente escolhida, podar o galho que sai reto para cima na bifurcação, deixando o que esta mais pra baixo, mas cortando este tbm logo adiante de onde o outro saia, mas cortando em diagonal meio pra parte que ficará pra tras da planta, para ajudar a esconder a cicatriz, se o nebari esta mais para baixo deixando a planta muito reta em seu começo, não há como fugir muito do formal reto, portanto, um corte no tronco um pouco acima da bifurcação de galhos dexando tbm o corte para tras da planta, o que ja deixaria o começo de uma conicidade a partir dali e aí é esperar, exercitando as leis do bonsai, paciencia ... 😉

apenas minha opinião, esperemos as dos colegas e depois é só seguir seus sentimentos amigo,

abração
Mazzei30/09/2008 17:59
Certo, obrigado pelas respostas!
Agora, pra eu tirar isso do vaso e colocar em um menor ou em um escorredor de macarrão para dar inicio ao trabalho, como devo proceder?
Qual o substrato que devo usar ?
E os adubos, suplementos ?
Obrigado!