Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como me livro das formigas?

marco_avelar30/09/2008 17:41
Como me livro das formigas?
Acabei de achar um "ninho" de formigas no vaso da minha cotoneaster. Como eu posso me livrar delas sem afetar a planta?
Ivanil Pimentel Vieira30/09/2008 20:20
Marco,

existe um produto orgânico que é usado para combater formigas, mas acho que não é vendido em pequenas doses ficando caro o controle das mesmas em tua planta.
Não sei se dará certo, mas descobri minhocas num vaso e como não era temporada de transplante coloquei o vaso com todo o substrato coberto com água por 24 horas e resolvi o problema.
Vamos aguardar opiniões de quem já passou por isso!

Abraço - Ivanil
marco_avelar30/09/2008 21:33
Ivanil obrigado pela dica. Com certeza esse é o método mais barato para acabar com a festa que elas estão fazendo no meu vaso.

Abraço.
Ivanil Pimentel Vieira01/10/2008 08:41
Marco,

registre o resultado obtido... e que vc também tenha sorte...!

Abraço - Ivanil
Luis Soares02/10/2008 03:26
Ola Marco.

Um dica que é usar uma mistura de agua com detergente neutro ou de coco (lavar louça). Mistura fraca.
Rogério05/10/2008 21:59
Amigo marco_avelar
Sem querer influenciar o uso 1 ou outro produto citado ou a ser citado, eu uso um produto chamado Formilix.
Esse produto é liquido e pode ser apicado direto nas dormigas ou em lugares onde elas passem.
Ele não mata na hora...esse é o detalhe... a formiga volta para toca e lá morre matando também todas as outras.
Como falei, não quero influenciar... até por que alguns amigos do Fórum são totalmente contra venenos.
Grande abraço.
Rogério.
Ivanil Pimentel Vieira06/10/2008 18:46
Coléga Rogério,

eu não tenho nada contra quem usa produtos tóxicos com finalidade de controle de pragas ou prevenção delas, mas que fique claro; eu não uso.
No meu entender, todas as opiniões, sugestões e usos são bem vindas, dando oportunidade para quem precise tenha várias opções e utilize a que melhor se adapte na sua situação.

Abraço - Ivanil
marco_avelar10/10/2008 19:46
Ivanil a técnica do afogamento, aparentemente, deu certo. Eu não precisei nem mergulhar o vaso na água, uma chuva forte de 4 dias aqui em SP fez todo o trabalho, não encontrei mais nenhuma passeando pelo vaso.

Abraço.
Ivanil Pimentel Vieira10/10/2008 20:20
Marco,

que bom vc ter resolvido o problema das formigas.

Possuo um lote bem grande onde aparecem formigas pequenas mordedeiras que fazem um montinho de térra, as controlo usando sòmente água entre dois a cinco dias. Morrem por falta de reprodução,
galerias encharcadas e falta de alimento.

Um abraço - Ivanil
marco_avelar10/10/2008 22:35
Ivanil agradeço novamente pela dica, com certeza vou leva-la por toda a minha vida como bonsaista. As "minhas" formigas não faziam aqueles montinhos, eu as descobri quando arranquei uma graminha que apareceu no vaso, elas estavam logo abaixo da superfície.

Obrigado e um abraço!