Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tuia Jacaré

Deoaraujo30/09/2008 18:14
Tuia Jacaré
Olá gente!
Procurando sarna pra se coçar, achei de comprar um bonsai. rs...
E pesquisando sobre eles, vi que é um assunto complexo!
*Tô Frita*

Bom, meu bonsai é um Juniperus Procubens (Tuia Jacaré) e tem três anos
ai está a foto dele:

Ai surgem as duvidas!

Básicas:
1. Com 3 anos o bonsai é muito novo ainda?
2. Este Vaso está adequado?
3. Essas folhinhas amareladas são normais? posso tirá-las ?
4. Posso deixá-lo o dia todo do lado de fora em exposição ao Sol principalmente ao da tarde?
5. Qual o melhor periodo para regá-lo ?

Adubação:

6. Farinha de Osso, Torta de Mamona, Esterco e N.P.K : Qual o melhor? qual a frequencia de uso em cada estação ?

Outras:
10. A cobertura do solo com pedriscos tem apenas fins decorativos? pode prejudicar?
11. posso conservá-lo no estilo Chokkan ? ou ele tende a ficar no estilo kengai ?

Bom gente, por enquanto são essas minha duvidas! espero que me ajudem ! 😉

Estou com muito medo pois dois amigos meus não souberam cuidar direito e o Bichinho morreu 😢 !!

Abraço!
Alcides Junior01/10/2008 10:04
Parabéns pela aquisição, sempre existe um meio de começar na arte bonsai, e estas mudinha adquiridas em supermercados e floriculturas muitas vezes são este meio.
Muito bem, esta planta que adquiriu, não se trata de um bonsai e sim de uma mudinha em um vaso. Futuramente você vai entender isso.
Vamos as respostas.
1- Um bonsai com 3 anos ja pode ser considerado um ótimo bonsai, agora uma mudinha como esta ainda não é um bonsai, portanto é bem novinha sim.
2- Em se tratando do vaso, me parece ser de plastico, também não esta adequado ao bonsai em si, ideal é de cerâmica e no tamanho condizente com o estilo e com a planta.
3- São normais, pode retirar sim.
4- O bonsai é uma árvore, portanto sua exposição ao sol é recomendada, em se tratando de um junipero, ele adora sol.
5- O período de rega existem muitas divergencias, mas vou citar aqui a minha opnião própria ok, eu rego perto do meio dia, minhas plantas estão todas saudáveis e com ótimo vigor, me baseio na seguinte tese, quando você toma água? Quando está com sede não é. Por isso rego na hora em que eles precisam de água e por considerar que até a noite eles não estarão encharcados, o que pode ocasionar apodrecimento de raízes.
6- Uso a associação de farinha de osso com torta de mamona na proporção de 50% de cada um. Esterco nunca usei. NPK é a formulação dos nutrientes que existe no adubo.
seguindo a sua orden:
10- Esse pedrisco é só decorativo, eu não gosto e acredito que no mundo bonsai ninguém aprecie.
11- Com uma plantinha pequena como essa, pode escolher qualquer estilo.

Agora uma dica, retire ele deste vasinho e coloca em um recipiente maior com um bom substrato para ele desenvolver e engrossar mais o tronco, enquanto isso você escolhe o estilo e vai adquirindo mais conhecimento sobre esta viciante arte.
Lhe desejo sucesso.
Alberto Alves01/10/2008 18:29
Deo eu começei com um desse e nunca mais parei 😎
Uma vez infectado pélo vírus do bonsai já era...hehehe

Sucesso!