Aroeira Moyogi
FrK_leal30/09/2008 19:56
Aroeira Moyogi
Essa aroeira tava abandonada no quintal da minha avó, tinha sido podada no facão e tinha uma grande cicatriz e mta madeira podre...no começo tinha pensado em partir p/hokidashi, mas depois de dar uma olhada com atenção p/ela resolvi partir p/isso que vcs estão vendo aí....
frente
Costas
Ela tem cerca de 25cm
marco_avelar30/09/2008 21:50
FrK bela planta. Agora é só deixar o tempo cuidar dela e você terá um bonsai de primeira.
Abraço.
FrK_leal30/09/2008 23:44
Obrigado Marco...
Ainda tem um bom caminho pela frente...mas acho que dá p/tirar alguma coisa boa dela...
Aroeiras são boas de trabalhar...crescem rápido e ramificam bem...
Os problemas são só o tamanho das folhas (mas dá reduzir bem como da p/ver nas fotos) e as folhas que coçam um pouco (no caso dessa que é aroeira brava)
fabianoscosta01/10/2008 10:18
Bom material cara, insiste em desfolha e menos água com muito sol, que ela cede em tamanhos de folhas!
Boa sorte, abraço,
Fabiano
FrK_leal01/10/2008 10:53
Agora vou dar um tempo p/ela crescer e engrossar mais o galho que forma o ápice...
Depois vou continuar com as desfolhas, já que ajuda muito na ramificação..
Abraços
edson060504/10/2008 17:23
Caramba, belo exemplar, amigo!!
Eu cheguei a confundí-lo com um Ulmus pelo tamanho reduzido e semelhança das folhas...
Também tenho uma Aroeira Pimenteira e essa tua muda me deu uma idéia...
Grande abraço.
Edson.
Alcides Junior06/10/2008 10:13
Bela arroeira, gostei muito da primeira foto, boa conicidade.
Ivanil Pimentel Vieira06/10/2008 11:38
Gostei de tua plantinha, vamos aguardar o seu desenvolvimento.
Me chamou a atenção o tamanho reduzido das folhas.
Abraços - Ivanil
FrK_leal24/03/2009 21:49
Fotos novas.
Me deu a loca, mesmo sabendo que não é epoca, resolvi passar p/vaso.
Não podei raizes nem mexi no torrão, sendo a espécie bem rústica, acho que não vai ter problema...

marco_avelar24/03/2009 21:59
FrK_leal está ficando muito bonita. Eu só cortaria esse ápice em forma de "T" e baixaria um pouco o primeiro galho da direita, mas com ou sem essas sugestões a planta está linda!
FrK_leal25/03/2009 09:36
Marco, esse ápice em T, realmente está meio esquisito, mas assim que a novas brotações surjam isso some...formando um ápice mais arrendondado que é a intenção...
Quanto ao primeiro galho, vou estudar a sua sugestão...
Ivanil Pimentel Vieira25/03/2009 09:46
FrK_Leal,
Parabéns pelo teu trabalho, já está muito bonito.Continue a postar.
Do colega no bonsai
EZEQUIEL JUNIOR25/03/2009 11:39
Frk
Sua planta tem um movimento de tronco muito bonito.
Essa é uma espécie que gosto muito, tenho dois exemplares.
Continue trabalhando bem a sua, logo finalizará o trabalho. Parabéns
Abraços
fabianoscosta25/03/2009 14:39
Cara tua planta tá muito legal, eu retiraria (pitaco...hehe) aquele T todo, deixaria apenas a grande curva e a peq. curva q vem em sequencia, finalizando com o ápice ali mesmo, ficaria mais proporcional, na minha visão.
Abração e parabéns por domar esta fera!
Fabiano.
FrK_leal25/03/2009 14:43
É uma coisa a se pensar...vou ver se rolam brotações novas nesse ápice, vou dar uma conversadinha com ela...mas admito que a mão já está coçando...
cesar_alr25/03/2009 19:45
Frk, ta muito bonita mesmo a sua aroeira, qual o substrato que vc usou para ela??
FrK_leal25/03/2009 20:06
Cara, pelo que eu experimentei com minhas outras mudas e com essa mesmo, o substrato no qual todas elas se deram melhor foi areia grossa com um pouco de terra dessas p/hortaliça...uma delas está em substrato formado de pedrisco, caco de telha e terra granulada mas não tá lá essas coisas não...
Alexandre S. Coelho25/03/2009 22:26
Oi Leal
Muito belo trabalho amigo!!!
Como já foi dito, parece que você já pegou as particularidades do cultivo desta espécie!
Só uma observação... com o crescimento da folhagem, talvez o posicionamento da árvore não fique corretamente no lugar 😉
Veja:

Angela Fernandes25/03/2009 22:46
Olá !!!!!!!!!!
FRK, gostei muito de sua planta e gostaria de no futuro ver o ápice que ela terá.
Infelizmente aki não temos em nossa coleção nenhuma roeira.
Já tive algumas e nunca obtive sucesso.
Parabéns e............
FrK_leal25/03/2009 23:15
É alexandre, o ideal já era ter plantado nessa posição, mas ela possui duas raizes grossas e compridas das quais ainda saem algumas raizes de alimentação. Como a época não é propícia, não quis reduzi-las, ano que vem quem sabe...
Angela, eu estou esperando um pouco a recuperação e a nova brotação p/definir o ápice, mas com a projeção do Alexandre, já estou vendo que vou reduzir o ápice atual...
A aroeira é meio manhosa mas com paciência dá p/trabalhar... ela não ramifica tão bem quanto outras espécies portanto é preciso trabalhar com o que a planta te oferece...nem todas as "regras" de cultivo e estilo são facilmente aplicáveis, portanto, é preciso ter um pouco de "jogo de cintura" e adaptar o projeto à planta e não o contrário..
EZEQUIEL JUNIOR26/03/2009 08:50
Frk
Eu uso o mesmo substrato descrito por vc, areia grossa (70%) e substrato para hortaliça (30%), na mamadeira uso esterco de curral curtido (100%).
Ao contrário que o amigo descreve, por aqui nos Cerrados ela brota com muita facilidade.
Abraços
FrK_leal26/03/2009 08:55
É ezequiel, brotar ela brota, mas na hora de fazer a ramificação e desificação da massa dos galhos ela não é como as espécies que estamos acostumados...não é tão simples trabalhar com ela... até pela própria disoposição das folhas, formar uma massa foliar compacta é trabalho complicado..
LG09/06/2009 23:42
Poxa fantastica! Ela é identica a um ulmus que tive (que vou me arrepender o resto da vida de ter vendido).
Uma vez tentei esta especie mas na epoca eu tinha pouca experiencia(e tambem inteligencia rss) e não conseguia engrossar a planta.
Otima aquisição, parabens!
FrK_leal10/06/2009 17:35
Obrigado pelo elogio LG. Essa é uma planta que realmente gosto mto apesar das características próprias da espécie.
Acabei desistindo de fazer uma estrutura bem certinha e regrada por conta do tipo da brotação.
Eu ia lá desfolhava aramava bonitinho e quando as folhas vinham, cagavam com tudo.
Comecei a podar ela com as folhas p/acertar mesmo o formato dela com folhas sem me preocupar mto com a estrutura dos galhos, mais com a forma final.
É meio complicado p/mim isso pq eu sempre quero acertar um galho que eu acho que está mal posicionado de acordo com as regras, mas depois eu lembro que a brotação não ajuda....
Rafael Spinola13/06/2009 14:32
Leal, muito boa aquisição, parabéns, tenho tido problemas na educação de algumas aroeiras que tenho, elas não aceitam muito muito a aramação, essa sua é a aroeira pimentinha? aquela que dá uns frutinhos vermelhos?
Mais uma vez parabéns!