Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jasmim

Franciane03/10/2008 11:20
Jasmim
Gostei muito deste nebari, será que escolhi bem??
E as flores são muito cheirosas...
Vejam:

Paulo César Morais03/10/2008 15:18
Oi Francine, a sua arvore é um jasmim-laranjeira ou também conhecido como murta ou falsa-murta (Murraya paniculata).

vejo que tem muias possibilidades de trabalho. vai estudando com calma e com ajuda do pessoal daqui, até encontrar caminhos legais pra ela.
Rogério03/10/2008 18:40
Amiga Franciane
Gostei muito de sua Murta.
Tenho 2 delas com + ou - 5 anos.
Sua planta tem um lindo nebari e muitas possibilidades de ser trabalhada, como disse o Amigo Paulo César Morais.
Vamos ver as dicas dos experts 😂 😂 😂
Parabéns pela aquisição.
Abraço
Rogério.
pauloventura03/10/2008 19:03
Cara amiga Franciane !
Mais uma bela planta ,parabens mas esta é de difício condução
no mundo do bonsai como vc sabe todo dia um novo desafio.
Tenho uma pergunta ,e uma so planta ou duas juntas,?
Aguardo a resposta para uma sugestão ok.
G abraço.
Pv.
Marcos Castilho03/10/2008 19:39
Essa Murta é trabalhosa mesmo. Tento formar a copa dela mais..... Forma até que bem mais o tronco não ajuda muito. Mais não podemos desistir.
Franciane03/10/2008 20:37
Amigos, este jasmim foi paixão a primeira vista, hehehehe.
Ele vai ser um desafio pra mim, com certeza, mas vou seguir em frente.
Ele tem um tronco só, mas me parece que foi uma fusão.
Ele esta repleto de flores, perfumando o Hall do meu Apto !!
Aguardo sugestões de poda para o futuro amigos...
Obrigada pelos elogios!!
Franciane07/10/2008 11:17
Oi quanto a altura dos galhos 10cm a 15 cm é uma faixa boa de altura, concordam!
Vou podá-los na forma triangular ou oval, certo!!

Pessoal acho que a minha tarefa na escolha da frente e dos galhos será mais difícil do que eu imaginava, preciso de ajuda.
São tantos galhos cruzados!!

Franciane13/10/2008 10:06
Resolvi reduzir um pouco a sua altura, pois estava atrapalhando a passagem no hall do meu apto, heheehehe.
Quanto a escolha da frente, pelo nebari, acho melhor a última foto.
Alguma sugestão!!!??

Franciane14/10/2008 10:48
Me inspirei numa projeção feita pelo Alexandre Coelho, para a malpighia da Mirian Valadão.

Espero não ter exagerado!!

Alexandre S. Coelho17/10/2008 01:24
Oi Fran

desculpa a demora em responder (e-mail 🙂 ) mas fiquei um tempinho em off.

Acredito que você fez um bom trabalho pro início de formação da árvore... esta tem uma bela base ❗
A planta final deve ser grande por conta das folhas desta espécie serem bem maiores que as da malpighia, mesmo com a redução das desfolhas 😉
Uma foto da espécie pra inspiração:
Franciane18/10/2008 16:19
Oi Alexandre, que bom saber que você gostou!!
Obrigada pela sugestão, gostei muito dela.

Vou postar fotos de outros ângulos pra ajudar na visualização!!

Franciane18/10/2008 18:47
Fotos atuais do Jasmim Laranjeira.

Aqui uma idéia em mente ...

Paulo Ramos04/11/2008 12:43
Ei Fran!!!
Sua planta tem um bom porte, mas sinceramente, não gostei dessa projeção que você fez na última foto. A poda seria radical demais, o tronco ficaria muito baixo e acho que iria te dar muito mais trabalho para formar uma copa.
Fran, me fale uma coisa, o que você usou para plantar essa Murta? (eu não sabia que também se chama Jasmim. rsrss) Vejo que tem areia grossa. O que mais tem nesse substrato?? Esse substrato é recomendavel para esse tipo de planta??
Abraço!
Franciane05/11/2008 20:59
Na verdade, eu não sei lhe informar qual o substrato, mas dá pra perceber que tem uma mistura de areia, terra preta, bagana.
Eu comprei esta muda na floricultura!!
Diego Santana06/11/2008 08:24
Gostei da ultima projeção, nas ultimas fotos a 1ª tem um broto bem em baixo, se fazer o corte naquela regiao vai ter um belo exemplar no mais profundo estilo "Hidaka"
Franciane06/11/2008 12:58
Oi Diego, atualizando as fotos pra você ver como ficou!!

Fui muito criticada por algumas pessoas, mas eu tenho esperança de conseguir um Bonsai...

Alexandre S. Coelho13/11/2008 11:03
Oi Fran

Você fez o que achou necessário para conseguir o melhor resultado no seu futuro bonsai! As críticas e sugestões sempre serão válidas, aprendemos com elas, não se preocupe 😉 😂

A base deste jasmim é muito boa e o tronco retirado era muito reto, restringindo o estilo para se trabalhar. Com a poda radical, acredito que você queira um tronco com mais movimento, certo!!!??? Da mesma forma poderá formar toda estrutura de galhos com as brotações 😉

Uma dica que acho ser legal, deves trabalhar para um bonsai médio ou grande pelas características da espécie (principalmente tamanho da folhagem) 😉

No mais só posso lhe dar os parabéns, pois uma principiante temeria muito em fazer uma poda radical dessas, portanto sua evolução na arte já é notada há muito ❗
Franciane13/11/2008 11:11
Alexandre, obrigada, você como sempre muito cuidadoso com as palavras.

Recebi uma sugestão do Sergivaldo para trabalhar o jasmim, acho que tem uma luz no fim do túnel para o meu Bonsai, espero poder responder à altura do esperado ...

Alexandre S. Coelho13/11/2008 11:23
Fran

Esta sugestão do amigo Sergivaldo só está ao meu ver muito baixa, como comentei antes...
Mas a idéia de movimento do tronco e estrutura dos galhos é por aí mesmo 😉 💡 ❗

Dá condições pra ela cresçer e vai aramando e podando... pode demorar alguns anos, mas isso que é gostoso na arte bonsai 😂
Franciane13/11/2008 11:28
Muita paciência agora e cuidados com ela, né!!
Obrigadão amigo!!
doolombo13/11/2008 11:38
Uau, que poda drástica que você fez! Parabéns pela coragem...

Muito interessante o nebari da sua murta.

Hoje fiz uma poda parecida num pitecolobium, deu uma dorzinha no coração mas...

Como que você consegue cultivar plantas dentro do ap? Elas pegam sol direto?

abraço
Franciane13/11/2008 16:41
Até que dá uma dorzinha sim, mas foi necessário.

Eu cultivo algumas mudas na beirada da janela e outras no hall.
Pegam sol algumas horas por dia, as da janela pegam o sol da manhã e as do hall pegam o sol da tarde.
Franciane23/11/2008 14:40
Acho que vai dar pra seguir a sugestão do Sergivaldo, deixando um pouco mais alto como sugerido pelo Alexandre, vejam...

Franciane05/01/2009 11:59
Amigos a murtinha esta enorme, precisei improvisar uma haste para deixá-la ereta !!
Vejam !! 😄
Filipe Henrique05/01/2009 14:56
ei Fran,
aceita sugestões?
😄
acho q a base tem um movimento muito bacana, não seria interessante seguir com o movimento no apce?
alem disso acho q vc poderia desbastar a parte do meio da folhagem deixando entrar mais luz onde vc precisa de mais galhos(parte proxima ao tronco mais grosso) pra ter opções de trabalho na hora de fazer as intervenções necessarias no seu futuro bonsai.
reparei q vc mantem um galho aramado mas ele esta reto, assim como a base o apce os galhos tem q seguir em armonia com a planta, acho q ficaria melhor portanto dar movimento aos galhos e ao futuro apce tb.
vc tem um material muito bom ai e sua planta esta muito viçosa.
parabens
abraços