Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaléas

Arzivenko03/10/2008 23:28
Azaléas
Olá a todos, a cerca de uma semana vinha lendo o forum, e agora resolvi participar do mesmo.

Sou Biologo formado, e trabalho como tal.
Mas no que diz respeito a Bonsai sou novato.

Sobre minhas primeiras experiências, peço algumas opiniões e sugestões sobre oq posso fazer.
Elas tem cerca de 7 anos, estavam plantadas no pátio de casa, porém foram bastante podadas ano passado, quando me lembrei delas achei que estavam em ótimo estado para serem usadas como bonsai.

ai estão:

01: Esta não sei oq fazer, espero q me ajudem

02: Esta pretendo manter uma "chaminé" em cima.. acho q fica legal.

03: A melhor na minha opinião:
Marcos Castilho04/10/2008 11:55
Tem ótimo potencial sim. Procure aramá-la e dar uns movimentos nos troncos.
Rogério04/10/2008 14:50
Amigo Arzivenko
Elas tem um grave problema... Não são minhas 😄
Parabéns pelas belas azaleas. Tem muito futuro sim ❗
De principio, siga a dica do Amigo Marcos Castilho que sabe muuuuito e aguarde as proximas dicas que com certeza virão.
Seja bem vindo ao Fórum e grande abraço
Rogério.
edson060504/10/2008 15:40
Olá Arzivenko,
em primeiro lugar seja muito bem-vindo ao fórum!!!
Você tem ótimas plantas nas mãos...
Seria interessante se pudesse tirar fotos de outros ângulos e abrir um tópico para cada uma delas; assim fica mais fácil dar sugestões, dicas e palpites.
Pelo que pude entender, a poda a que se refere foi feita no passadoa ainda com a planta no chão do jardim/pátio. A esta altura elas ja estariam recuperadas do stress sofrido. MAS ao envasá-la você as submeteu a novo stress, talvez fosse o caso de reduzir um pouco mais a massa foliar. Ajudaria também saber qual substrato está usando...
Um abraço.
Edson.
Arzivenko04/10/2008 18:14
É verdade, hoje notei que a terceira sofreu stress hídrico um pouco mais que as outras, então reduzi mais a massa foliar. Estamos tendo uma primavera bastante chuvosa aqui no sul, então acho que conseguirão se aadaptar com facilidade.

Sim, a poda foi realizada a mais ou menos 1 ano, quando ainda estavam no solo, desta forma tiveram tempo para se recuperar e emitir novas florações, o bom é que se criaram troncos e raízes bem lignificadas neste tempo.

Quanto ao substrato, foi 80% solo orgânico, 20% areia.