Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pequeno trabalho em Manacá da Serra

Rogério10/10/2008 18:03
Pequeno trabalho em Manacá da Serra
Amigos,
Esse Manacá da Serra está comigo a 3 anos e resolvi trabalhar um Shari que ficava bem no centro da planta e que não me agradava.

Como essa parte estava muito seca e velha resolvi tirar...

Uma pequena tração em alguns galhos para direcioná-la para uma forma de guarda-chuva.... Acho que fica melhor esse estilo...

Pretendo ainda, + prá frente, colocar uma pedra em baixo daquela raíz que está erguida...

Como não tenho as ferramentas certas para esse trabalho, as imperfeições estão presentes e visíveis 😮ops: + para o 1º trabalho desse tipo acho até que ficou bom 🙄 .
Amigos por favor critiquem e opinem
Abraços,
Rogério.
Arzivenko10/10/2008 18:11
Na minha humilde visão, ficou bem legal, agora só ir trabalhando aos poucos. Quero fazer algo parecido com minha azaléias q tem galhos mortos, mas antes vou esperar que se recupere das mudanças.

bem legal.
Rogério12/10/2008 00:14
Obrigado Amigo Arzivenko
Como ela está bem forte e com muitas brotações logo estarei formando sua copa deixando ela + compacta.
Abraços
Rogério.
Salo12/10/2008 00:23
Caro Rogério, achei muito bom o seu trabalho e acredito que dará um belo bonsai, pois essa espécie é uma da mais lindas que eu conheço, principalmente quando estão com flores de cores diferentes. Continue postando a evolução para nós podermos apreciar.
Rogério12/10/2008 10:23
Amigo Salo
Obrigado pelas palavras.
Eu também acho o Manacá uma árvore muito bonita e assim que tiver uma boa evolução postarei novas fotos.
Abraço
Rogério
Marcelo Trindade12/10/2008 11:17
Rogério,
Parabéns pelo trabalho.
Uma dica é proteger a madeira morta que está exposta. Eu uso uma pasta cicatrizante (sulfato de cobre + vaselina sólida + cera de sapato), mas a calda sulfocáustica é melhor, se a madeira vai ficar exposta. Não sei o que você pretende, mas é bom providenciar alguma proteção. Eu já tive probleas com isso...
Abraços,
Marcelo.
PS: Não deixe de postar quando ele estiver florido!
Marcos Castilho12/10/2008 14:03
Você pretende então um um Hokidashi né??? Acho também que o estilo raíz na pedra valoriza o conjunto. Pretende almentar a raíz, tipo deixá-la mais alta e depois colocar a pedra. Certo???
Rogério12/10/2008 20:50
Amigo Marcelo Trindade
Obrigado pela dica. Realmente sobrou, só no meio< um pouco de madeira morta. Vou providenciar a tal da calda e passar.
É bom prevenir para não tem problemas no futuro.
Obrigado e abraços,
Rogério.
Rogério12/10/2008 21:16
Amigo Marcos Castilho
Sim, a ideia é um Hokidashi.
Agora quanto a pedra, vou fazer como li aqui no Fórum. Uma pedra de cimento e cimento de rejunte que o Amigo Renato Hoenig explica em detalhes.
Por ser uma raiz grossa fica perigoso torcer ela e seria muito difícil encontrar uma pedra natural que preenchesse o espaço perfeitamente.
Essa pedra feita de cimento será moldada no dia que eu trocar o substrato.
Grande abraço.
Rogério.