Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Germinação Sibipiruna

12
Arzivenko13/10/2008 18:12
Germinação Sibipiruna
Bom, talvéz n esteja diretamente relacionado com bonsai, mas tem a ver, criei esse tópico pra acompanhar o desenvolvimento das sibipirunas, a partir de sementes.

02/10 - Germinação:

13/10 - Primeiras folhas:
Rogério13/10/2008 23:13
Amigo Arzivenko
Tenho uma Sibipiruna que estou conduzindo para um bonsai.
A condução da Sibipiruna é difícil + com esforço, podas, muita linha, arame e ganchos, acho que estou conseguindo.

Esta foto foi tirada em 26/07/2008

Tem um link que mostra a condução de um Flamboyant
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=744
Vale a pena ler.
Amanhã ponho uma foto atual para vc ver a evolução, ok?
Abraços.
Arzivenko14/10/2008 06:27
De fato, nestas árvores de forte crescimento apical eu acho que o ideal é cultivar a partir da semente, até porque o crescimento é bastante rápido, certo?
Rogério14/10/2008 09:50
Amigo Arzivenko
A minha, peguei ainda pequena (20 cm.) no Horto perto de casa.
Ela tem 3 anos.
Acho que se pegasse ela maior e + velha, a condução seria inicialmente uma poda radical.
Seus galhos se partem facilmente e eu já perdi uns 2 por tentar forçar + que deveria.
Aprendi que as torções devem ser aos poucos.
Quando queremos torcer um galho, devemos puxar um pouco em um mês, + um pouco no próximo mês e assim por diante até que chegue ao ponto que queremos.
Abraços,
Rogério

Foto atual
Arzivenko14/10/2008 09:53
Realmente, trabalho com arborização urbana e sei que siubipiruna, uma vez podada, seca até a base do galho, simplesmente não aceita esse tipo de intervenção.
Arzivenko19/10/2008 13:48
Atualizando:
19/10/08

Arzivenko22/10/2008 12:04
21/10/08

Já separei as mudas, uma para cada pote, mas esta continuarei postando o desenvolvimento. Meu objetivo é que fique um registro do desenvolvimento a partir da semente, que no caso das leguminosas é bastante rápido.

Passamos por uma semana inteira de chuva aqui no Sul, então dois dias de Sol abrasador, mas enquanto outras plantas sofrem, as Leguminosas parecem adorar. Então, hoje amanheceu chovendo novamente, perda de tempo pra mim, que reguei todas plantas ontem à noite.

cerca de 20 dias após a germinação, um ótimo desenvolvimento, não?
Arzivenko27/10/2008 14:59
27/10/08

Atualizando, uma foto um pouco melhor da plântula.

Markus Von Kossel06/11/2008 21:54
Cara..... uma dica.... aqui na minha cidade tem mudas de sibipiruna por 1 real no horto florestal. nem vale a pena plantar a semente.
Liga pro Horto da tua cidade e pergunta..... Eu arrumei algumas mudas de 50-60cm, fiz uma poda drastica e em 2-3 semanas na tem brotos bem fortes!
Abraço!
Alcides Junior07/11/2008 08:59
Arzivenco...não é muito aconselhável molhar as plantas a noite....as raízes encharcadas podem apodrecer ou criar fungos.
Marcos Konder07/11/2008 10:34
plantando sementes
😄 Bom dia, também plantei algumas sementes que peguei numa praça onde tinham arvores de grande porte e sempre fiquei curioso de saber se eram sibipiruna ou nao. Depois que eu vi suas fotos, acho que com certeza devem ser sibipiruna sim. Posso mandar umas fotos para o Sr me confirmar?
Arzivenko07/11/2008 13:01
Markus, a idéia é justamente cultivar desde a semente, só por isso n comprei mudas.

Junior, obrigado pela dica.

Marcos, pode colocar as fotos ai, logo tiramos a duvida.

abraços.
Marcos Konder07/11/2008 18:06
que arvore é?
Arzivenko07/11/2008 18:38
Bastante poluida a foto, n tem uma com detalhes da folha? se tiver fica bem facil identificar. Pela flor ou fruto tb fica facil.

Mas é uma leguminosa, poderia ser canafístula, tipuana ou jacarandá. Espero por novas fotos, dai identificamos pra vc.
Marcos Konder08/11/2008 11:15
que arvore é? detalhes de folhas, flor e semente.
Caro Arzivenko, as arvores realmente estao em pessimo estado, algumas muito doentes, com galhos caindo. Um perigo. Estão cobertas por um tipo de trepadeiras, (ou parasita, que gostaria também de saber que tipo é?).
Entao, mando umas fotos detalhando as folhas, flores e semente:

e também, uma plantulazinha

Dá pra identificar essa árvore?
Marcos Konder08/11/2008 13:54
Tipuana?
Bom Arzivenko, dei uma pesquisada nas possibilidades que voce aventou e tudo indica que é uma Tipuana. Estou mandando uma foto do tronco, para saber que tipo de parasita está grudada nela.

Será que dá pra fazer bonsai com essa arvore?
Arzivenko15/11/2008 08:45
Marcos, estas plantas não são parasitas, mas sim epífitas, pois não sugam seiva nem prejudicam a planta hospedeira, neste caso são pteridofitas (samambaias) Micrograma vaccinifolia, provavelmente.

Quanto a árvore, é Tipuana tipu, sem dúvida alguma. Pelo que vi elas não estam em estado tão ruim, acontece que são bastante antigas e apresentam os sinais do tempo, mas isto não significa que estejam comprometidas, a tipuana é uma leguminosa de grande porte, crescimento rápido e madeira relativamente resistente. É muito boa para espaços públicos como praças e canteiros centrais, mas não indicada para residências ou passeios públicos estreitos.

Particularmente achei muito bonitas estas árvores, como trabalho com isso, posso dizer que ja indeferi alguns pedidos de corte de árvores como estas, heheheh. E as epífitas, acho uma atraçao a parte.

espero ter ajudado.

Aproveitando o tópico, uma atualização das sibipirunas..

Marcos Konder16/11/2008 09:05
Obrigado Arzivenko, pela consultoria e informações. Se sao apenas epifitas e nao prejudicam as arvores, otimo. Fiz um monte de mudinhas dessa arvore e vou acompanhar seu desemvolvimento, talvez tentar fazer um bonsai dela.
No mais, estarei acompanhando sua Sibipiruna, que também é uma das minhas preferidas.
Arzivenko16/11/2008 09:49
Agora o desenvolvimento da sibipiruna se torna mais lento, pois acabaram os recursos iniciais providos pelos cotilédones, agora ela está por conta.. hehehe

abraços..
Arzivenko30/11/2008 11:01
atualizando

Arzivenko29/12/2008 09:01
As sibipirunas estão desenvolvendo tri bem, estão pegando Sol do meio dia em diante, e parecem bastante vigorosas.

Arzivenko13/01/2009 10:37
deletado
Arzivenko16/05/2009 23:18
Aqui está a sementinha, já em seu próprio escorredor..

Thiago Giaconi17/05/2009 14:54
e também semeei esta espécie...estou com 14 mudas do mesmo tamanho que a sua....
nunca ví bonsai desta espécie....

abraço
Kappenberg10/02/2011 11:13
Olá, Arzivenko

Percebi que os estágios iniciais da sibipiruna se parecem com os do guapuruvu.

Eu havia começado um trabalho com este, visando a um bonsai, mas vários colegas foristas disseram que era difícil conduzí-lo, ainda mais para um iniciante, devido, especialmente, ao fato de os galhos surgirem somente no alto da planta. Como esta é uma característica presente também nas sibipirunas (pelo menos as que eu vejo e conheço aqui de Porto Alegre), gostaria de ver como a sua muda está desenvolvendo-se.

Seria pedir demais que postasses algumas fotos?

Abraço
12