Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

BUXUS SUGESTÕES...

Alcides Junior15/10/2008 08:06
BUXUS SUGESTÕES...
Pessoal gostaria de sugestões para este buxinho....criticas também serão bem vindas...

Desde já agradeço, este exemplar deve ter mais de 20 anos, esta sendo cultivado em vaso a 7 anos, tem 65alt e 6cm na base.
fabianoscosta15/10/2008 11:17
Júnior meu chapa, eu tentaria baixar bem ela, usando uns 6 ou 7 galhos mais bem distribuidos e estabelecer um novo ápice.
Retire as folhas ruíns, faça uma semi-desfolha, eu retiro todas as folhas no qual já tem uma gema bem desenvolvida ou que já fizeram novo galhinho, daí acelera o amadurecimento do mesmo e vc tem a planta com a copa mais cheia mais rapidamente.

Para isso seria bom colocá-la num escorredor ou algum pote maior, embora seja bastante idosa, faça isso se vc notar q o pote já está lotado de raízes, daí para colocar em outro pote bem mais na frente, pela sua idade o desenvolvimento já não é o mesmo de uma plantinha jovem.

Grande abraço e boa sorte amigo,
Fabiano
gustavomello15/10/2008 22:00
Junior eu seria um pouco mais radical, embora eu saiba que geralmente os buxus tem problemas com podas radicais. Eu faria um poda drastica como mostrei na foto(pontos amarelos) e abaixaria os galhos que ficassem e esperaria uma brotação.

Este lado sendo a "frente" do trabalho me agrada por demais.
Espero ter de dado uma ajuda ou luz. Abraços
Alcides Junior16/10/2008 10:40
buxus
Fabiano, estou estudando para abaixar ela mesmo...mas tenho medo da recuperação.
Gustavo, você vem reforçar o que o Fabiano já me disse, acho que vou meter a serra mesmo...rsss
Obrigado pessoal, assim que proceder as podas posto novamente.
Alexandre S. Coelho17/10/2008 00:36
Oi Junior

Também concordo com os amigos acima... a planta começa com um belo movimento mas logo em seguida fica muito reta 🙁 A poda vai ser uma boa, mesmo que demore mais um pouco para formar a árvore!
Alcides Junior04/11/2008 17:30
Após a poda, não retirei todos os galhos sugeridos, mas espero opiniões.

Pessoal, peço desculpas, tinha errado a planta....kkkk
Alcides Junior06/11/2008 13:23
Corrigi as fotos....
Franciane09/11/2008 12:10
Oi amigo, veja minha humilde sugestão, espero que goste!!

Tracione o galho da esquerda para ser o ápice, sugiro um moyogi.
E daria uma boa conicidade e movimento ao tronco, né.

nickyfury09/11/2008 21:58
bonsai
Na sequencia, observa-se que sua planta está realmente precisando de um transplante. Então, após adotar e praticar os procedimentos sugeridos pelos demais, estando sua planta recuperada (facilmente observável através das novas brotações), proceda ao reenvase, utilizando no lugar desse vaso atual um vaso de bordas mais baixas e redondo. Prefira cores ocre ou marrom, para harmonizar com a planta. O verde atual subtrai visualmente falando. 😄

A sugestão via projeção feita pela Fran é de primeira, bem como válidas em relação a abaixar o galho da direita. Atente, ainda, para o fato de que os galhos deixados estão muito compridos. Corte-os, para favorecer as brotações bifurcadas, que poderão ser melhor conduzidas, visando a construção de uma melhor estruturação. 😄
Alcides Junior10/11/2008 08:14
Oi Fran, muito bacana a sua sugestão...vou estudar bem.
Nick, vou seguir as suas sugestões de vaso....
Obrigado a todos pelas dicas.... 😉
Franciane10/11/2008 10:18
Disponha amigo!!

Nick, obrigada pelo elogio.
Se puderem me ajudar com o meu buxinho fico grata também, hehhehe.