Quebra de dormência de sementes de maçã
Felipe Frango Zappala02/02/2006 03:56
Willian, bom retorno ao ótimo tópico que você postou.
Olha, o que está faltando não sei... mas pela idade delas, você provavelmente está utilizando excesso de adubo. NPK em mudas jovens assim geralmente é letal.
Abração
itamarbl02/02/2006 13:42
ola Willian, qual substrato vc me recomenda.
Willian02/02/2006 14:46
Felipe
Até a que eu tenho a mais de um ano também está ficando assim e é a que está mais feia... 🙁
itamarbl
Nesse período é bom deixar somente na areia, ou um substrato que proporcione uma boa aeração, como por exemplo, 70% de areia de construção e 30% de terra.
derfel04/02/2006 13:38
quanto tempo demorou para atingir esse tamanho?
Tenho que tirar fotos das minhas. 😄
bs_freitas03/04/2006 21:50
William,
Esse método que voçê compartilhou conosco é realmene muito eficiente! Consegui quebrar a dormencia de sementes de maçã,que ja estão brotando em apenas alguns dias,por esse mesmo método estou tentando também com sementes de ameixa,e jabuticaba,espero que elas respndam! 😄 !Por falar nisso,tem um módulo que axei fuçando na internet, muito bom por sinal,ta aqui na parte de Matérias.Quem quiser ver está como "Tudo sobre germinação e dormencia de sementes"Talvez ajude a muitos! 😉
RedOak07/04/2006 21:54
Pelo que tenho tido de experiencia, sementes frescas de maçã nao precisam de nenhum tipo de estratificação. Porém, se estratificadas acredito que tenham uma germinaçao mais sincronizada.
Mace Windu07/04/2006 23:51
nao deu certo comigo, nao sei porque as sementes ficaram 3 semanas e nada... sera q coloquei muita agua e elas apodreceram?
Fernando Rubens09/07/2006 22:40
Fiz a experiência e resolvi tirar fotos pra postar aki no fórum, das 8 sementes só duas q naum deram muito resultado! Coloquei elas divididas em três copinhos, coloquei dois na geladeira e um eu deixei a meia luz só pra ver qual ia brotar primeiro (o q eu deixei fora da geladeira eu coloquei apenas duas sementes).
3 dias depois fui dar uma espiadinha, aí as q estavam fora da geladeira já tinham começado a brotar, enquanto as q estavam na geladeira ainda continuavam na mesma, aí tirei um copinho da geladeira pra ver se ele começava a brotar também.

(ficou meio fora d foco, mas dá pra ver q uma das sementes já estava começando a brotar)
Depois d mais dois dias eu fui dar outra espiadinha, vi q as sementes q eu tinha tirado da geladeira já tinham começado a colocar a raiz pra fora, aí tirei o último copinho da geladeira, pois este tinha permanecido da mesma forma q deixei..... depois d mais 2 dias fui olhar elas d novo, a semente do copo 1 já estava com uma raiz d uns 4 cm, como eu num tinha muita idéia de quando passar as sementes pra um vaso, resolvi colocar todas do jeito q estavam para um... vamos ver no q vai dar...
Como sou bastante inexperiênte nesse assunto, não sei pq as sementes não germinaram quando estavam na geladeira, talvez a espécie q eu estou cultivando goste d uma temperatura um pouco mais elevada... (aki deve estar numa média d uns 20° C) ah, naum me perguntem q espécie, pq eu num faço a menor idéia, peguei daquelas maçãs q vendem aki como "nacional". Todas críticas são bem vindas! Abraço a todos
Rodrigo Bitú11/07/2006 22:38
Olá pessoal...
Illex escreveu:
Tirei uma foto de uma de minhas Macieiras, depois de ver que a danada nao desenvolvia galhos em vaso, taquei ela no chao. O resultado foi que agora esta com tres galhos, estou feliz, todas estao no chao agora(...)
E aí Illex,
Como você foi o que postou fotos das macieiras mais desenvolvidas, gostaria de saber, já se faz um bom tempo desde o dia que você tirou a foto, como vai o desenvolvimento de suas mudas. Elas estão bem???
Se possível posta novas fotos pra gente vê🙂
Abraços,
Rodrigo Bitú
brunodb24/07/2006 17:32
Ola Pessoal!!!
Ai ta a minha macieira!! não sei porque mas ela ta crescendo que nem bambu!!! so pra cima!! 😲.
Ilex a sua também aconteceu isso?? você disse que tem que plantar no chão para criar galho....
e se eu podar ???
Alguem tem uma dica do que posso fazer?!?!
Abraços
Fabio Cristiano24/07/2006 20:03
Pessoal,,,
Depois de estar lendo este tópico tbem me interessei pela macieira, coloquei as sementes retiradas da fruta diretamente em areia grossa somente, de 10 sementes já estou notando resultado em 9, gostaria de saber: Depois que germinarem qual passo devo estar fazendo??? Posso passar para um vaso ou planto diretamente no chão??? Qual o substrato??
Abraços,,
Fábio Cristiano
Anselmo Dutra16/09/2006 19:45
Caros amigos
eu tentei a experiência das sementes. E não é que deu certo! (hahahaha) Mas diferentemente de vcs eu tentei com 8 sementes e apenas 1 germinou no prazo de 3 semanas. A que germinou eu tieri e pus na terra. As demais recoloquei na geladeira. Vamos ver no que vai dar.
Illex02/10/2006 13:20
Olá,
Realmente este topico é muito bom para os amigos que se interessam pelo assunto das Macieiras, estou perto de tirar novas fotos das minhas, ai psotarei aqui, para que possam ver e me dar mais dicas quanto ao desenvolvimento das mesmas. T+ pessoal.
Abraços:
Illex
Luciana Franciscani01/11/2006 22:00
Germinação de sementes de Acer
Será que alguêm pode me informar se esta técnica serviria para germinação de outros tipos de sementes como ACER?
lbmaker01/11/2006 22:21
Bem, a algum tempo comprei sementes de arcer rubrum do leo niteroi no mercado livre (axo que 50 % da galera ja compro com ele), com as sementes veio um folheto explicativo com metodos para quebra de dormencia, escariação e etc.. de varias especies, incluindo o arcer, que no folheto diz para deixar de molho na agua morna de um dia para o outro.
Não sei a procedencia das sementes, mais demorou 1 mes e meio para brotar, e das 38 sementes que comprei brotaram 4....
Espero ter ajudado....
Até mais...........
Luciana Franciscani02/11/2006 12:07
Eu também comprei dele... plantei somente 10 de cada espécie de acer que tinha comprado somente uma broto e acabou de morrer hoje...
Estou tentando novamente hoje com todo o processo informado.
Vamos ver o que ocorre.
Acho que vou tentar com a meta a técnica da semente da maça descrita quem sabe tenho mais sorte.
Obrigada.
Willian11/12/2006 01:50
Olá pessoal, retornei mas não pra ficar... 🙁 Minha máquina está ruim...
Puxa, fico grato em ter ajudado os amigos em germinar suas sementes. Como o pessoal sabe, não sou muito experiente na arte do bonsai e vou ser sincero, quando escrevi essa matéria não dei muita trela, pois pensei que não iria dar quase nenhum post. Hoje fui dar uma olhadinha e me deparei com 5 páginas, nem acreditei. Muito obrigado pela colabaração dos amigos.
Tendo qualquer dúvida podem perguntar. Um abraço a todos e até a próxima
Maeda11/12/2006 22:55
brunodb escreveu:
Ola Pessoal!!!

(...) não sei porque mas ela ta crescendo que nem bambu!!! so pra cima!! 😲.
(...)
Abraços
Olá, Bruno.
Lembro-me de quando era criança e que, por pura curiosidade, plantei algumas sementes de maçã. A planta cresce mesmo dessa maneira. São árvores compridas, altas e estreitas. As minhas atingiram 3,5 metros antes de meu pai cortá-las (estava incomodando a sua altura). Naquela época eu não sabia o que era um bonsai e deixei-as crescendo até onde podiam.
Detalhe: por mais que eu cortasse o ápice, os brotos voltavam pra cima 😂
Abraços
deepmanu16/01/2007 16:46
Pessoal, este tópico me inspirou para criar minhas próprias macieiras e tentar adaptar para bonsai.
Comi então uma maçã e tirei 9 sementes para fora.
Tal como indicado, dei uma mordida muito levezinha na ponta certa de cada semente, e coloquei num copo descartável, encima de um pouco de papel de cozinha humedecido. Depois coloquei um outro copo por cima do rebordo do primeiro, estancando assim o recipiente, de forma a manter a humidade lá dentro.
Ficaram numa casa com pouca luz e cuja temperatura não ultrapassaria os 9º de dia, e não baixaria dos 5º de noite.
6 dias depois, todas as 9 sementes tinham uma linguinha de fora, bem branca. Deixei que crescesse e quando chegou a cerca de meio centímetro, coloquei em vasos com terra não muito compacta, com alguma pedrinhas mínimas misturadas, que eu já sei de experiências anteriores que favorece o crescimento radicular de raízes, a cerca de meio centímetro de profundidade.
Esses vasos estão em sítios relativamente protegidos e sofrem a consequência (positiva eu penso) do clima actual no Alentejo em Portugal. Nevoeiro toda a noite (providencia a humidade para a terra), sem nunca gelar. Não existe vento. Também durante o dia raramente aparece o Sol. A amplitude térmico varia entre o 4º e os 12º.
Infelizmente não tenho fotos desta fase, mas conto daqui para a frente actualizar com fotos das várias fases de crescimento das macieiras.
Até porque vou precisar de ajuda em relação aos procedimentos a tomar para orientar o crescimento para bonsai das plantas. Poda, rega, etc...
😉
igor lins28/01/2007 18:33
dei sorte! pulei umas etapas!
na minha geladeira as sementes nasceram! mas dentro da maça!
Donegá03/06/2007 16:03
Desculpem a INGNORAMSSA, mas as sementes devem permaner na geladeira até germinarem, ou apenas por alguns dias?
kotta03/06/2007 18:25
master.dom
Eu costumo deixar até germinar, só planto kuando a "linguinha" tem cerca de 1,5 cm .
O processo é bem mais rápido, se feito na primavera....pelo menos aki (Portugal)
Donegá03/06/2007 18:37
Olá Amigo Kotta,
Muito Obrigado pela informação.
Eduardo06/06/2007 16:55
Ola a todos
sou novo no forum e preferi começar a ler os tópicos sobre matérias, q eu acho melhor para absolver mais conteúdos e técnicas.
Quando vi esse tópico sobre germinação de maçã logo fui por em pratica. Fiz do jeito descrito pelo Willian, mais não deu certo!!
Mais eu esqueci algumas sementes de molho fora da geladeira, cerca de uns 4 dias, e quando percebi já estavam brotando!!
Será que dei sorte ou elas germinam facilmente assim?!
eu tenho as fotos dela, mais como eu disse, sou novo aki e ainda não aprendi como posso coloca las a diposição de vcs!!
kotta07/06/2007 20:50
master.don escreveu:
Olá Amigo Kotta,
Muito Obrigado pela informação.
De nada master
Só mais uma coisinha .... se cortares o bikinho da semente , vai ser mais rápido
A "
amiga" kotta 😄 😄