Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Evolução de um ficus. Foto nova- 22/09/11

12
marco_avelar18/10/2008 23:36
Evolução de um ficus. Foto nova- 22/09/11
Já postei esse fícus antes e recebi boas sugestões, se alguém tiver mais alguma será bem vinda. Vejam como ele está agora:

Quando eu comprei:

O primeiro trabalho:

E como está atualmente:
Frente:

Parte de traz:
dori19/10/2008 16:09
Deixa crescer.
Dê uma pinçada nos brotos pra estimular a ramificação dos galhos.
Aquele galho superior aramado em forma de S não tá legal.
marco_avelar19/10/2008 20:28
Dori eu vou pinça-lo e deixar crescer. Na primeira foto aquela continuação do tronco que eu podei tinha uns 50cm de altura, mas a grossura do tronco ainda não seria a adequada para a planta. Acho que vou ter que deixar o ápice chegar a mais de um metro para que o tronco fique harmônico.

Como você acha que ficaria melhor esse galho que está em forma de "S"?

Obrigado e um abraço!
gustavomello19/10/2008 20:46
Marco eu vejo sua planta desta forma:
Os galhos marcados em amarelo num futuro devem ser retirados.
O cinza representa o arame, e eu faria o movimento sugerido na foto para formar o apice da planta, representado pela linha preta.
espero que a sugestão te ajude.

abraços
marco_avelar19/10/2008 21:16
Gustavo quando eu o comprei estava com uma boa base para fazer um chokkan como você sugeriu, mas acho que agora com a poda radical que fiz ele vai ficar no moyogi mesmo. Aquele galho que você indicou para ser tracionado para o centro já está em uma espessura que impossibilita esse movimento.

Obrigado pela sugestão!!!
Rogério19/10/2008 21:40
Amigo marco_avelar
Gostei bastante de seu Ficus e na minha opinião, pinçaria como sugeriu o Amigo dori e diminuiria as curvas do galho principal dando uma leve serpenteada (não sei se me fiz entender).
Aquelas raízes que estão enroladas (2ª foto, raiz da direita) não me agradam muito. Parece uma coisa feita (artificial). Se for possível desenrolar elas e separar quando for transplantar, ficaria, ao meu ver, mais natural e bonito.
No resto, tudo ótimo.
Abraços
Rogério.
dori19/10/2008 23:42
Uma leve sinuosidade no galho, visto que ele será uma continuação do tronco.
quanto ao detalhe das raizes, estão mesmo com aspecto muito artificial. eliminar essas raizes farão muita diferença.
e elas não vão fazer falta alguma à planta.
marco_avelar20/10/2008 00:36
Rogério e Dori vou amenizar as curvas do tronco, acho que eu tentei dar volume à copa cedo de mais, é melhor esperar ela ramificar em vez de tanta curva 🙄 😄 . Já está nos planos retirar ou modificar aquela raiz, mas vou deixar essa etapa do trabalho por último quando for para o vaso definitivo.

Obrigado e abraços!!!
Elio20/10/2008 15:48
Olá Marco!

Em primeiro luigar deixa eu dizer que vc tem um belo Ficus retusa com grande potencial.
Indo com a maioria das sugestões, eu deixaria crescer livremente. Não podaria nenhum galho. Deixa enfolhar bem. Pince as pontas dos galhos para novas brotações. Ah, tire aquela raiz aérea. A planta não vai nem sentir. Fiz coisa parecida.
Acho que aí pode sair um mame legal.
Abraço
marco_avelar20/10/2008 17:49
Elio obrigado pelas sugestões, vou pinçar e retirar a raiz aérea.

Abraço.
edson060521/10/2008 04:19
Marco,
material muito promissor você tem aí e os amigos já deram ótimas dicas, mas também vou dar a minha sugestão para que você tenha uma opção a mais:

Os galhos assinalados em azul estão no mesmo nível; acho que o primeiro à direita está muito baixo, por isso vou sugerir uma poda nas marcas em vermelho...
Abraço.
Edson.
Rogério21/10/2008 13:27
Amigo marco_avelar
A visão do Amigo edson0605 sobre os galhos está muito boa.
Abraços,
Rogério.
marco_avelar21/10/2008 16:47
Edson agradeço a sugestão. O galho da direita só está lá por falta de outro. Eu estava esperando que houvesse mais uma brotação naquela área, só que mais para cima, e isso não aconteceu ainda. Eu vou pinçar para ver se os galhos surgem em locais melhores, quando eu fiz a primeira poda drástica praticamente todas as brotações surgiram nas axilas dos galhos que já estão ai. Concordo com você de que a distribuição de galhos não está boa.

Abraço.
fabianoscosta21/10/2008 18:01
Amigo, mamê e shohin é diferente de bonsai maior, vc tem q fazer a copa com poucos galhos que tem, eu sinceramente acho q vc n deve tirar nenhum, seja ele dentro ou fora da curva, em nível igual ou não, até pq eu faria uma copa fechada mostrando apenas a suave curva do tronco principal.

Como vc já mexeu na parte aérea, eu acho q o passo mais importante e que deveria ter sido o 1o é o nebari, corrija de forma q fique harmônico como os amigos lhe indicaram, depois se preocupe com a copa.

Vou lhe dar dois exemplos, as plantas do Zezão que foram 1o e 2o lugar no shohin 2007:

1° LUGAR
José Eduardo Bettega Canet
Curitiba-PR
Botanical name (Nome botânico) - Liquidambar formosana
Style (Estilo) - Moyogi
Height (Altura) - 15 cm

2° LUGAR
José Eduardo Bettega Canet
Curitiba-PR
Botanical name (Nome botânico) - Ficus nerifolia
Style (Estilo) - Moyogi
Height (Altura) - 13 cm

Vc tbm tem a opção de inclinar a planta ao ponto de que a raíz que hoje está aérea, não fique mais, tendo uma maior base e aumentando a curva até o ápice. 😉

Acho que se seguir esta linha de pensamento vc participará ameaçadoramente em 2010 no mesmo concurso! 😄 😉

É só minha opinião...

Abração,
Fabiano.
marco_avelar21/10/2008 20:14
Fabiano obrigado pelas palavras, sem dúvida você me deixou ainda mais animado com esse fícus! Gostei da idéia de fechar a copa.

Será que eu posso retirar essa raiz nessa época do ano? Junto com um transplante?

Só para facilitar as avaliações:

Altura do tronco da base até a parte da direita da poda drástica: 8cm.

Diâmetro do tronco na base contando com o nebari: 8cm.

Diâmetro da base do tronco logo acima do nebari: 5cm.

Abraço!!!
fabianoscosta22/10/2008 10:03
Marcos, tente ao máximo ficar com ela, se não der, a retirre e transplante sem problemas, acho até q ela está quase, senão morta... 😲

Abraço,
Fabiano
Elio22/10/2008 16:15
Marcos, quando eu disse para não retirar nenhum galhos e deixá-la crescer livremente, foi pensando num mamê, como bem postou o Fabiano na mensagem anterior, exemplicifando com os shohin do Zezão.
O Tachiagari dela 8 x 8 cm é fantástico para um mamê.
Abraço
marco_avelar23/10/2008 14:09
Elio agora eu comecei a entender a idéia 😂 ...

Fabiano então eu vou deixa-la por em quanto, na verdade ela não está morta, ela se "ramifica" bastante... mas isso não dá para ver direito pela foto...

Abraço.
marco_avelar01/05/2010 19:29
Depois de quase 2 anos vou atualizar essa planta que foi uma das primeiras que eu comprei. A coitada poderia ter se desenvolvido mais rápido não fosse a minha falta de experiência na época. Eu segui um projeto do amigo Alexandre S. Coelho. Ainda não decidi se vou podar o galho de sacrifício nesse inverno ou se espero mais uma temporada de "engrossamento". Os galhos precisam ser "refeitos" e aquela raiz aérea ainda está lá, ajudando a engrossar a continuação do tronco, mas vai sair quando for para o vaso de treinamento.

Rogério02/05/2010 21:11
Amigo marco_avelar
Seu Ficus evoluiu muito bem.
Se me permite opinar, se fosse meu, no inicio da primavera eu cotaria neste local, pois com as futuras brotações vc terá muitas opções para galhos e copa.

Obs: Aproveitaria para trocar de vaso, na primavera, por outro + largo para que as raízes possam espalhar horizontalmente.
Abraço,
Rogério.
marco_avelar03/05/2010 19:22
Rogério a idéia é essa mesmo, cortar nessa altura.

Eu só não decidi se eu deixo ele engordar mais um pouco.

Obrigado, Abraço!!!
Leonardo A.04/05/2010 12:08
Cara vc tem um otimo material em mãos !!

Como o Élio falou, eu acredito que seria uma boa idéia a de fazer um shohin seguindo o estilo do Zézão.

Como sugestão podaria um pouco mias baixo do que foi sugerido na foto acima, e bombava na adubação com bastante torta de mamona e muito sol, pra sair bastante brotos bem distribuidos. Poderia usar em conjunto com osmocote 15-9-12 ou algum com micro nutrientes. Meus ficus gostam bastante !!!

Boa sorte !!
marco_avelar05/05/2010 03:33
Leonardo muito obrigado pelas dicas!

Chegar à qualidade dos trabalhos do Zezão eu não sei se chego, mas vou me inspirar neles!!!

Abraço!
Leonardo A.18/06/2011 01:37
Dai amigo como esta este carinha hoje?
marco_avelar18/06/2011 18:32
O galho de sacrifício já foi podado e um novo já deu conicidade à planta. Agora só falta desenvolver a copa, mas será necessário trocar o substrato, pois, esse em que ela está é muito compacto e não está favorecendo o crescimento.

Abraço!
12