Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

bonsai jabuticabeira

rafaelzank19/10/2008 15:29
bonsai jabuticabeira
boa tarde galera, beleza?
bom, sou novato aqui no forum e tbm na arte de fazer bonsais (admiro, porem, faz tempo)
to querendo fazer um bonsai de jabuticabeira
gostaria entao de saber de voces qual eh o melhor modo de fazer
minhas duvidas sao as seguintes
qual o melhor substrato para um pé de jabuticabeira?
como faze-lo ? terra, argila, humus, laterita, pedras? qual a montagem para isso ?
devo começar com sementes ou comprar um pé em algum viveiro ? se for esta segunda a melhor opçao, qual o tamanho ideal?

galera, agradeço desde ja a ajuda de voces!!!
Alcides Junior20/10/2008 07:51
Em primeiro lugar seja bem vindo ao fórum, neste espaço você poderá tirar muitas dúvidas a respeito do universo do bonsai.
Eu lhe sugiro comprar a muda em algum viveiro, desta forma acelera o processo em ter um bonsai pronto, por semente é muito bom também, mas porém muito demorado, algo que pode desanimar o principiante.
As jabus gostam de bastante água, mas sem solos encharcados.
Uma boa mistura de terra, terra vegetal e areia é o ideal, mas seria bom saber a sua localização e o tipo de clima da sua região para dar uma boa mistura em %.
Lhe sugiro uma boa leitura em todo site do Atelier que ja vai tirar muitas dúvidas suas...qualquer coisa estamos ai...
rafaelzank20/10/2008 12:10
obrigado junior
entao, sou do inteiror de sao paulo, birigui
aki o clima é quente, pra vc ter uma ideia, semana passada estava 35 grau, porem final de semana choveu e o clima ficou fresco.
aqui é dificil encontrar viveiros com mudas de jabuticaba, porem vou tentar encontrar
tem algum atamanho ideal ?
obrigado por enquanto
NAMASTE
Alcides Junior20/10/2008 13:19
O tamanho varia muito, você deve escolher alguma muda que lhe agrade, tudo depende se você quer bonsai grande ou pequeno.
rafaelzank20/10/2008 15:11
junior tenho mais uma duvida
com essa mistura de terra, terra vegetal e areia que vc disse
eh possivel as sementes germinarem ?
obrigado de novo