Willian19/10/2008 18:11
Pré de serissa sobre rocha
Olá pessoal.
Certo tempo atrás, me deu a louca e cortei um monte de serissas que possuia em uma bacia. Hoje com o tédio da chuva, resolvi relaxar mexendo em algum toquinho.
Vamos lá então.
Eis a planta

a pedra

a planta e a pedra

na garrafa pra engorda
Sugestões e críticas são bem vindas.
Quanto tempo precisa ficar amarrada a pedra pra que fique presa?
marco_avelar19/10/2008 20:51
Willian não sei quanto tempo demora, mas vou esperar a resposta porque vou fazer o mesmo com alguma das minhas serissas 😄 .
Você usou borracha para prender as raízes?
Willian19/10/2008 21:28
Marco,
acho que demora de 3 a 6 meses, mas não tenho certeza. Usei câmara de ar de bicicleta. Mas também pode usar "papel filme" aqueles que usamos para embalar alimentos. A única desvantagem é que não dá para ser reaproveitado.
marco_avelar20/10/2008 00:40
Valeu Willian!! Vou procurar umas pedras para por nas minhas serissas 😄 .
edson060520/10/2008 08:27
Willian,
tenho duas mudas de serissa variegata para tentar também um SEKIJOJU (raiz sobre rocha).
Usei a técnica do Luciano Benyakob de plantar as mudas numa garrafa PET de 2 litros para desenvolvimento/crescimento das raízes. Na garrafa PET, elas encontram bastante espaço pra crescer. Uma desvantagem é que o material da garrafa impede a "respiração" do substrato, formando um limo verde nas paredes. É preciso ficar atento em relação à umidade...
No mais, bom trabalho e sucesso com a tua serissa.
Abraço.
Edson.
dori20/10/2008 11:11
Garrafas Pet são ótimas para esse tipo de trabalho.
Sugestão de aplicação:
Providencie um vaso ou bacia plástica de diametro pelo menos 50% maior que a garrafa.
Corte a Garrafa na altura desejada.
Faça grandes furos no fundo cortando os pesinhos da garrafa.
Faça muitos furos pequenos nas laterias da garrafa para garantir a oxigenação pode usar um prego quente para isso..
encha a bacia com substrato bem adubado e ponha a garrafa no meio afundando cerca de 3 cm nesse substrato.
Coloque a muda amarrada à pedra dentro da garrafa e cubra com substrato bem drenante, minha sugestão é 50% de areia grossa e 50% de telha triturada.
As raizes crescerão na vertical até atingir o substrato mais orgânico da bacia, que funcionará como uma mamadeira.
O crescimento vertical fará engrossar as raizes em torno da pedra.
Arzivenko20/10/2008 11:57
Bem legal, também vou tentar algo parecido.
obrigado pelas dicas Dori.
Willian21/10/2008 12:03
Edson,
Muito obrigado pelas dicas, ela já está na garrafa pet, pena ter acabado minha areia grossa! Foi na fina mesmo 😮ops: (impaciência de principiante). Realmente, já havia constatado que cria limo dentro da garrafa.
Dori,
Muito obrigado pelas dicas, tenho outras mudinhas que utilizarei a sua sugestão, pra não estressar mais essa ai.
Alguém tem uma susgestão pra que estilo seguir?
Rogério21/10/2008 13:10
Amigo Dori
Valeu a dica da PET.
Vamos lá galera....
Já vou usar 😎 😂 😎 😂
Abraços a todos...
Rogério
dori22/10/2008 16:27
Usei essa técnica na planta abaixo.
na hora do transplante eu retirei a pedra.

Rogério22/10/2008 22:50
Amigo dori
Que beleza ficou seu Fícus
Abraço
Rogério.