Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Carica por alporque

dori20/10/2008 12:59
Ficus Carica por alporque
Esta árvore é mais uma de uma série de projetos obtidos por alporque de uma figueira de 25 anos.
Comentários serão sempre bem vindos

de frente

de costas

De lado, reparem no tamanho da cicatriz

Referência de tamanho
Arzivenko20/10/2008 14:00
Bela planta,
as figueiras de modo geral respondem muito bem a estaquia e alporquia, certo?
dori20/10/2008 14:46
Com certeza, esses alporques foram separados com uma média de 40 dias. plantei algumas estacas em estufas pet e elas enraizam em 15 dias.
Estou torcendo para que pespondam bem também na cicatrização dos cortes.
Elio20/10/2008 15:32
Olá Dori!

Infelizmente o Ficus carica não responde bem à cicatrização, principalmente as podas de topo de tronco.
Experiência própria.
Mas, para compensar, já darão frutos na próxima safra, com certeza.

Abraço
dori20/10/2008 17:14
Minha intenção é deixar desenvolver bem os galhos, resultando numa árvore bem amior do que ela é hoje, assim, acredito que as cicatrizes serão menores.
dori03/11/2008 23:12
Analizando este projeto, percebi um problema com o primeiro galho à direita. o ramo principal dele crescia muito pra cima, concorrendo com o futuro ápice.

Resolvi cortar o galho na marca vermelha (vista de costas) valorizando o broto que cresce por baixo do toco

Depois da poda ele ficou assim. a foto é modificada em computador mas retrata bem como ele ficou.
O Fundo azul é pra incentivar os colegas a fazerem sugestões.
fabianoscosta04/11/2008 11:28
Dori, está muito legal e sua intervenção com esta poda valorizou mais o movimento da planta, acho q agora tem que ficar sempre cuidando cpm a folhagem e deixar ele se formar melhor, creio q esta planta se modifica muito ao passar dos tempos, e isso é bom tbm!

Abraço,
Fabiano.