Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mame Ulmus

Capasciuti25/10/2008 19:40
Mame Ulmus
Olá pessoal!

Abaixo uma foto do meu mame de Ulmus. Ele está com 10cm e 8 anos.

Levei hoje o dia todo praticamente para coloca-lo neste vaso. É que estava num maior e para desenvolver e ficou um pouco difícil colocar as raízes dentro do potinho. A ideia agora, e esperar ele se recuperar deste massacre (espero que se recupere, pois machucou muito as ráizes...) até arame nelas tive que colocar... e sangrou MUITO... é que ele estava com uma unica raiz grossa longa que se ramificava depois de uns 12cm... Bom, voltando a idéia... espero formar novas raízes ao longo desses 12 cm de raiz para poder cortar-la coloca-lo melhor posicionado no vaso e tb reduzir o tamanho do vaso

Bom, esta aí o resultado, espero que gostem e tb aguardo comentários.

Abraços!!

dori25/10/2008 20:10
A volksWagen tá pagando o merchandising?

Por que você não podou as raizes?
Me parece um contrasenso, trocar de vaso para fazer a poda de raizes depois?
Capasciuti25/10/2008 20:27
dori escreveu:
A volksWagen tá pagando o merchandising?

Por que você não podou as raizes?
Me parece um contrasenso, trocar de vaso para fazer a poda de raizes depois?

Me "desculpe" pela Volkswagem, não sabia que não podia... e que era a unica coisa que tinha para comparar o tamanho... mas já tá resolvido 😉

Seguinte, como expliquei lá em cima, não cortei a raiz grossa. Porque? Dela saiam todas as outras e havia apenas um pequeno enraizamento perto da base do tronco. Por isso fiquei com medo de cortar a raiz grossa e esperar que a arvore reagisse somente com o pequeno enraizamento. Fiz sim poda de raizes, porém essas que podei eram as "pontas" desta unica raiz grossa que citou, entende?...

Abraço!
dori25/10/2008 20:40
Não é que não possa, é desnecessário.
mas a logo VW tava aparecendo mais que a árvore.
como referência de tamanho ficou bem melhor assim.
Em todo caso, eu penso que seria melhor ter podado a raiz. uma redução pela metade dessa raiz grossa já iria estimular o crescimento de novas raizes secundárias.
No caso do Ulmus então, acredito que uma poda radical da raiz grossa poderia ser feita.

a árvore tá linda. Parabéns, um dia ainda faço um mame!
marco_avelar26/10/2008 00:36
Capasciuti eu gostei do seu ulmus, tá bem legal 😄 .
edson060526/10/2008 17:05
Capasciuti,
acho que você deveria ter feito uma redução da massa foliar (poda ou desfolha) quando fez o transplante.
Mesmo que não tenha havido redução de raízes, o fato da intervenção haver demorado contribui muito para o stress da planta...
Abraço.
Edson.
Ivanil Pimentel Vieira26/10/2008 17:50
Capasciuti,

gostei do teu "Mame Ulmus". Parabéns!

Vc não tem nada com que se preocupar: Postou em "Minha Árvore e Sua Opinião".

Um abraço - Ivanil
nickyfury26/10/2008 18:54
bonsai
Capasciuti, o estilo HOKIDASHI, ou escova (erroneamente chamado vassoura), é um dos mais dificeis e intricados para ser desenvolvido, mas, em contrapartida, é um dos mais bonitos, depois de pronto. 😄

Sua planta tem um bom encaminhamento nesse sentido. Inicialmente, voce tem duas opções:

1) formar primeiro a copa

2) formar primeiro o nebari.

Escolhendo qualquer dessas duas para reiniciar sua planta, vc deverá ter em mente que, ao final, terá um bonsai shohin, e não mame. Isso por que MAME, em japonês, significa "semente". Logo, é um termo pouco usado naquele país (eles preferem usar mini bonsai), para designar as plantas com tamanhos reduzidos. O seu, então, poderia estar inclusive inscrito no concurso promovido pelo atelier. 😄

Mas vamos aos fatos, digo, às dicas. Para forma a copa, deverá desfolhar toda a planta, selecionar tres galhos que estejam brotando no topo do tronco, e com eles, formar uma nova estrutura de galhos. Veja a imagem sugerida:

Observe que a distribuição da copa acontece na parte superior dos tres principais galhos escolhidos. O vaso para a planta deverá ter bordas mais baixas, e a arvore deverá ser plantada mais ao centro tambem. 😄

O link abaixo traz uma mostra de uma sequencia possível de ser trabalhada, partindo do material que vc tem em mãos, para finalizar conforme descrevi acima:

http://www.bonsaiprimer.com/styles/broom/broom.html

Aliás, esse site é um dos melhores, em minha opinião, pois traz uma série de outras ótimas dicas de formação de bonsa, em outros estilos tambem, com desenhos bem detalhados. 😉

Na aba flutuante existente no site, clique em "general index", podendo então clicar em qualquer dos elementos sugeridos na pagina que irá abrir, para aprender sobre qualquer tipo de desenvolvimento e trabalho a ser executado, não só em sua planta, mas em qualquer outro material que vc tenha disponível. 😄

Na página abaixo, a continuação dos seu trabalho, desta vez visando a formação do nebari:

http://www.bonsaiprimer.com/roots/roots.html

Observando que o melhor nebari é o radial, isto é, aquele em que as raízes estarão distribuidas em volta de todo o tronco da planta, ficando com sua parte superior à vista, sobre o solo do vaso. 😄

Em uma revista de bonsai espanhola, Bonsai Pasion, há dicas de como formar um ótimo nebari a partir de um recurso simples: alporquia. Ao proceder a um anelamento na parte mais baixa do caule de sua planta, fazendo no local um alporque, isso irá propiciar o surgimento de diversas novas raízes, dentre as quais vc irá poder selecionar as melhores, mais vigorosas e firmes, e que estejam dentro da distribuição correta, eliminando as que não se enquadrarem nesse perfil. 😄

Claro que após isso feito, deverá cortar o restante do caule que ficar abaixo do novo nebari, firmando este sobre um cepo (uma tabua cortada redonda/circular), enterrando todo o conjunto, até que as raízes adquiram firmeza de sustentação e possa ser retirado o cepo, se até lá não tiver apodrecido, é claro. 🙄

Obviamente, para que esse trabalho surta melhor efeito (tanto o de formação de copa quanto o de nebari), é aconselhável replantar a arvore em uma bacia de tamanho grande, perfurada na lateral e no fundo, contendo substrato drenante. Tal bacia deverá ficar em local arejado, suspensa (não enconstando no chão, solo ou bancada), de maneira a permitir uma boa ventilação nas raízes. 😄

A bacia é bem melhor para trabalhar do que o escorredor, pois este é limitador de desenvolvimento, no caso da formação do nebari. 🙄

Bem, espero que minhas dicas e sugestões possam, de alguma forma, ajudá-lo. 😄
Capasciuti26/10/2008 19:27
obigado a todos pelos comentários!

nickyfury, isso é uma aula, heheh quanto de devo?! 😲

E eu que achava que meu ulmus estava no caminho (quase pronto, heheh)...

Uma duvida... para formação do nebari, vou precisar desfolhar tb, certo? Pois no momento isso é o que mais me incomoda. O sistema radicular desta planta esta horrivel! preciso melhorar isso. Vou fazer o anel e plantar na bacia, antes de mecher na copa.

O site que vc me passou é muito bom mesmo! Obrigado!! Me deu até uma idéia do que fazer com um acer que tenho aqui... vou fazer o corte em "V" igualzinho o de lá... vou fazer isso e posto o desenvolvimento em outro tópico e espero contar com sua ajuda, blz?

Já estou indo agora cortar as plantas, hehehe

Abraços a todos!!!
Ivanil Pimentel Vieira26/10/2008 20:00
Capasciuti,

gostei da aula informativa e orientadora do nicky, merecendo meu reconhecimento de sua capacidade de transmitir e fácil de ser assimilada.
O importante é vc continuar a postar para que possamos acompanhar todos os procedimentos por vc praticados.

Um abraço - Ivanil
-Admiramos os preceitos por causa dos mestres.(Oliver W. Holmes)
Capasciuti26/10/2008 21:00
Fala Ivanil!!!

Com certeza irei postar sim. Somente em outro tópico pois irei começar num acer.

Nick, uma dúvida: A planta suporta os dois processos de uma só vez (estou falando de um Acer Palmatum Deshojo)?

O alporque para a formação do Nebari será enterrado ou será feito como alporque "normal"?

Vou fazer como esta no site que vc me informou, ou seja o "V", vou utilizar como cicatrizate clara de ovo... será que ela funciona para este fim?

Abraços!
nickyfury27/10/2008 01:30
bonsai
Aconselho vc escolher o que fazer primeiro, para não estressar sua planta. Geralmente, quando temos o tronco pronto, inicia-se a construção do nebari, vez que a copa poderá sempre ser formada a qualquer tempo, ok? 😄

Mas nada impede que vc faça antes a estruturação aerea inicial, vez que a finalização dela só poderá vir a ser concluída após a construção do nebari. Mas faça um de cada vez, com calma e paciência, para não perder nada pelo caminho. 😉

Quanto ao cicatrizante, eu prefiro usar a pasta japonesa tradicional. Alguns sites comerciais, nacionais, disponibilizam uma pasta similar, a preços mais em conta que o material importado. Em minha opinião, é prefirivel sempre usar a nacional do que fazer uso de produtos alternativos, que por melhores que a "opinião pública" receite, nunca serão tão bons como o remédio verdadeiro. 🙄 🙄

Além disso, compensa gastar um pouquinho a mais para ter uma resposta melhor e mais rápida em termos de recuperação, principalmente quando se aplica cortes radicais ou de diametro razoavelmente grande numa planta. 🙄
Capasciuti27/10/2008 12:15
Nicky, mais uma vez obrigado!

Comprei um cicatrizante da Biofert... selou legal.

Vou postar o resultado da "arte" 🙄 em outro tópico assim que tiver uma folga do trabalho.

Abraços!!