Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Projeto feito por Alexandre

Mirian Valadão27/10/2008 13:49
Projeto feito por Alexandre
Caros Amigos,
Alexandre,


Este é um projeto que vc fez pra mim.
Estou tentando realiza-lo mas tá dificil, estou enviando fotos para que me corrijam, aceito todas as critica e se necessário faço tudo outra vez.
Preferi usar tração porque ainda tenho dificuldade para aramar.

Este é o projeto.


Esta era a planta hoje


A planta depois do meu serviço.






Abraços
Mirian
Willian27/10/2008 21:13
Miriam,

ficou muito legal e ela brotou vigorosamente! Minha sugestão, ñ sei se seria viável! Mas acho que seria mais interessante se tivesse aramado os galhos, pois poderia dar mais movimentos aos mesmos! Vai ficar um lindo bonsai e em pouco tempo!. Depois que definir os galhos, acho que com desfolhas ela vai encorpar rapidinho.

Um abraço.
edson060528/10/2008 01:30
Miriam,
também concordo que o movimento nos galhos deveria ter sido dado via aramação...
Abraço.
Edson.
Mirian Valadão28/10/2008 08:08
Edson e Willian

Primeiro obrigada por terem respondido meu tópico.

Como disse, tenho certa dificuldade para aramar uma planta, mas vou tentar, talvez do jeito que está toda tracionada fique mais facil.

Abraços
Mirian
Willian28/10/2008 11:54
Mirian,

Também tenho dificuldades em aramar! Sempre quebro um galho. Deixe um dia sem regar para os galhos ficarem moles. Só aprenderemos se tentarmos! Você tem que aproveitar enquanto eles estão novos e finos.
SEKI - Elio Luis Secchi28/10/2008 19:10
Mirian,
para mim o precesso de aramação é uma das coisas mais prazerosas do bonsai: colocar os arames, ir dando forma e posicionamento aos galhos. Então se você não está usando esta técnica está perdendo algo de muito bom desta arte.
Para saber, só fazendo. E para aprender temos que treinar.
Se tens medo de machucar ou quebrar os galhos de sua planta, pegue um galho qualquer de árvore, galhos podados de suas plantas, enfim, qualquer ramo, finque num vaso com areia para fixar, pegue arames e treine. Quando aramou tudo, vá modelando, fazendo de conta que está fazendo bonsai. Quando terminou, retire os arames para não jogar fora com o galho. Se os arames forem finos e tens como endereitar, já que é só para treino, pode voltar a utilizá-los (para bonsai é desaconselhável reutilizar os arames).
Assim em pouco tempo você perderá o medo de quebrar galhos, vai começar a ter sensibilidade de até onde os galhos aceitam dobrar, vai ter a sensibilidade de quanto os arames ficam firmes ou soltos, vai começar a ver qual a grossura ideal de arame para cada galho, enfim vai se tornar uma aramadora profissional!!!!!

Espero ter ajudado

abraços
Alexandre S. Coelho28/10/2008 22:18
Oi Mirian

Legal ver esta planta novamente!!!

Bom, os amigos acima já descreveram o que realmente pode estar faltando para seguir nos trabalhos: Aramagem.
Os galhos também estão muito compridos e devem ser reduzidos, aquela velha dica do deixar crescer e cortar, deixar crescer e cortar... assim vão se formando os galhos secundários e terciários sem perder a folhagem próxima ao tronco 😉
Outro dia ví umas boas matérias sobre técnicas avançadas no site na Nipon Bonsai, que serão proveitosas 😉
Mirian Valadão29/10/2008 09:20
Alexandre e Elio Luis,

Obrigada pelas orientações e pela atenção.

Vou procura me aperfeiçoar, um dia eu viro um bonsaista.

Abraços
Mirian