Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Canela-de-V e a d o (Helietta Apiculata), poda e desfolha

alexmikol27/10/2008 20:53
Canela-de-V e a d o (Helietta Apiculata), poda e desfolha
Esta planta, que por aqui, conhecemos por Canela-de-Veado, foi presente de uma amigo e está comigo a quase um ano. Como não sabia do estado das raízes e do substrato, resolvi dar uma trabalhada nela, podar as raízes, trocar o substrato e fazer uma desfolha, pois as folhas estavam bastante grandes e estava necessitando de novas ramificações. A seqüência esta aí:

1.Ainda no vaso original:

2.Retirada do vaso:

3.Estado das raízes e substrato:

4.Raízes limpas:

5.Raízes já podadas:

6.De outro ângulo:

7.De volta a um novo vaso, um pouco maior para desenvolvimento das raízes:

8.Desfolhada e terminada:

Agora, duas semanas depois do serviço, na meia sombra, regada uma vez por semana com Superthrive, a brotação nova já está vindo com toda força, desta etapa não tenho fotos, mas quando estiver mais consistente eu posto novamente. Abraços!!!
alexmikol27/10/2008 21:02
Palavra
Antes que perguntem, esclareço que o nome da planta não é CANELA-DE-proibido o têrmo, pois o site não aceita a palavra "V E A D O", então o nome pelo qual conheço esta planta é "CANELA-DE-V E A D O", contando com a compreensão dos amigos do Atelier, peço antecipadamente desculpas.
dori28/10/2008 00:41
Alexander

Muito boa a sua árvore, não conheço a espécie. vc saberia o nome botânico dela?

Excelente movimento de tronco. o substrato em que ela estava plantada possibilitou um excelente desenvolvimento das raizes.
O que falta agora é uma estruturação e "engorda" dos galhos principais.

você poderia ter aproveitado e já plantado em um vaso mais raso, mesmo que não fosse o definitivo.

Sugestões.
Deixar crescer os galhos pra que possam engrossar. principalmente primeiro e o segundo
Depois da segunda curva do tronco parece ter 3 galhos que nascem à mesma altura, eu eliminaria 2 e deixaria 1 galho de fundo
Aquele último galho aramado parece se dividir em 2, cortaria aquela ramificação que cresce vertical, ele está competindo com o ápice da planta.

alexmikol28/10/2008 11:02
Nome Botânico
Segundo nosso amigo Mário o nome botânico é Helietta Apiculat, agora acho que eu não esqueço mais, obrigado pelas dicas, vou dar mais uma boa olhada, abraço...

dori escreveu:
Alexander

Muito boa a sua árvore, não conheço a espécie. vc saberia o nome botânico dela?

Excelente movimento de tronco. o substrato em que ela estava plantada possibilitou um excelente desenvolvimento das raizes.
O que falta agora é uma estruturação e "engorda" dos galhos principais.

você poderia ter aproveitado e já plantado em um vaso mais raso, mesmo que não fosse o definitivo.

Sugestões.
Deixar crescer os galhos pra que possam engrossar. principalmente primeiro e o segundo
Depois da segunda curva do tronco parece ter 3 galhos que nascem à mesma altura, eu eliminaria 2 e deixaria 1 galho de fundo
Aquele último galho aramado parece se dividir em 2, cortaria aquela ramificação que cresce vertical, ele está competindo com o ápice da planta.

Vinicius30/10/2008 16:26
Grande alex!!
kra... me parece ter um otimo futuro essa planta... fez exatamente o q eu faria... e acho que ela vai ficar linda quando começar a nova brotação!!
abraço!!
joellagunasc30/10/2008 23:46
Alex , muito bonita sua planta , com certeza vai ter um bonsai de exposição em pouco tempo.
Só uma dica: Porque voce não coloca ela num escorredor e dopois na mamadeira , para acelerar estas ramificações?

(Em tempo: Eu tambem sou de Santa Maria , mas moro a 17 anos em Laguna SC , morava na Presidente proximo a Algelo Bolsom)

Grande Abraço

Joel