Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Raiz aerea do Ficus

daelin11/07/2005 15:37
Raiz aerea do Ficus
Oi pessoal,

tenho um ficus retusa de três anos, que ainda não foi podado como bonsai.

Eu notei que no galho dele esta crescendo um galhinho. Parece um galhinho, na verdade, mas acho que nao é.

Os galhos principais estão bem mais acima, e esse "galhinho" esta nascendo no meio do tronco.

É possivel que seja uma das famosas raizes aereas do ficus?
Ta na epoca disso acontecer?
Fábio12/07/2005 13:01
raiz
Não sabia que tinha época definida pra nascerem raízes aéreas em ficus. Achava que poderiam nascer durante o ano todo, principalmente na época de maior atividade (calor).
Espero que alguém possa te ajudar.
Abraços!

Fábio
daelin12/07/2005 15:49
Sei la, achei que ele fosse novo demais pra ter raizes aereas. Vou continuar de olho nele 🙂

Obrigada!!
Raijin12/07/2005 20:15
tem época sim
E ai td belezinha, olha meu amigo se vc quer ter bastante raizes aereas no seu ficus é moleza, só presciza de plastico transparente-elastico ou fitilho.
Pegue o plastico e fixe com o elastico ao redor do tronco na altura desejada, depois estenda o mesmo plastico sobre o restante da parte inferior do tronco deixando bem esticado como se fosse a lona de um circo, o objetivo é criar um efeito estufa somente na parte desejada do tronco aumentando a temperatura e umidade com esse método simples, os tailandeses tem essa mania pois os ficus são destaque nos bonsai daquele pais como os pinus são no japão 💡
daelin13/07/2005 08:29
Legal! Vou tentar. Mal nao vai fazer, ne? 😄

Brigadao!!!
Marco Nascimento15/07/2005 22:48
Daelin, as raízes aéreas do fúcus não nascem como galhos, nascem brancas e bem finas, só vão escurecendo com o tempo, na medida que vão ficando mais velhas acabam por engrossar e muitas vezes se fundem com o tronco.
Espero ter ajudado, um abraço.
daelin17/07/2005 12:38
Pois e, eu to meio confusa com isso. Nao parece um galho, pq é bem fina e mole, so que ta crescendo muito rapido.

O jeito vai ser esperar pra ver no que vai dar 🙂