Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Juniperus / cascata? informal?

Markus Von Kossel31/10/2008 21:47
Juniperus / cascata? informal?
O que fazer com esse junipero?
Comprado em floricultura a duas semanas, transplantado para vaso menor e com substrato poroso a uma semana.

Mantenho o ramo a direita? diminuo? Cascata? informal?
Muda comprada a uma semana, podei os galhos que saiam junto com o primeiro ramo, havia muita ramificação, não tenho experiencia com junipero, portanto, help me.
O arame foi usado pra dar forma ao apice da planta.
Posso podar o junipero e deixar apenas um toco? ele brota a partir do ramo sem agulhas (agulhas?)?
ou sempre preservo alguma massa verde?

Que tal alguma coisa assim no futuro! É a melhor idéia????

Tenho mais fotos caso necessário!
Obrigado
Markus Von Kossel31/10/2008 21:53
!!!!!!
luisgarske10/11/2008 15:52
Olá Markus,
Nada ainda?
Quem sabe não é porque você postou as fotos pequenas...
Mas continue aguardando que daqui a pouco surge sugestões.

Abraço,
bad_clusters10/11/2008 17:30
Markus, passa ele para uma vasilha maior....
Bom acho que a planta pede este estilo, mantem ele... se inspira naquela foto
Markus Von Kossel10/11/2008 21:41
Ela tava tava num pote grande mas com terra muito ruim... uma barro!
axo q vou fazer varios furos no fundo desse vaso (é de melanine - um plastico duro) e colocar no chão.... um tipo de mamadeira no mesmo vaso! A planta tava meio mal de raizes! Vou dar uma bombada nela com uns adubos e mamadeira!
bad_clusters11/11/2008 08:46
Só toma cuidado, pq plantas recém transplatadas não aguentam adubação espere uns 45 dias para começar adubar.
nickyfury11/11/2008 12:53
bonsai
Sugiro ao nobre colega que, ao espelhar algum modelo para tentar adequar sua planta, tente seguir um que seja ao menos da mesma espécie. A planta mostrada trata-se de uma azalea satsuki, e embora vc possa estar adequando o estilo, ela possui caracteristicas diferentes da planta que vc possui. 😄

Nesse sentido, observe a sequencia abaixo: (repare que, ao montar o estilo proposto, arama-se não apenas a parte superior, mas toda a planta)

De qualquer maneira, o galho apical superior está um pouco fora do contexto. Talvez ficasse mais interessante escolher galhos mais finos para compor essa estruturação, e proceder a um shari com o tronco mais grosso (superior). Na parte que desce, além de aramar e dar um movimento levemente sinuoso, deverá ainda aramar os galhos mais finos com vistas a formar patamares. Lembrando que esses galhinhos deverão ser postados na horizontal, e que deverão ser pinçados no dorso e na parte inferior, para favorecer novas brotações, alem de permitir a entrada de luz e calor. 😄
Markus Von Kossel11/11/2008 13:06
A ideia era apenas dar um formato inicial, dando forma aos galhos mais grossos, agora pretendo usar as dicas aqui postadas para dar forma a planta!
Obrigado pela contribuição nickyfury
nickyfury11/11/2008 15:26
bonsai
Não há o que agradecer. O importante, no forum, é podermos nos auxiliar mutuamente, de forma a contribuir com o pouco que sabemos, na finalidade única de estarmos sempre aprendendo uns com os outros, e dessa forma, aprimorarmos ainda mais nossa arte bonsaistica. 😄