Willian02/11/2008 16:49
Serissa
Oi pessoal
Tenho essa serissa, há bastante tempo, fiz uma poda radical e estou querendo sugestões.
Sugestões e críticas são bem vindas.
Alcides Junior03/11/2008 08:43
Minha sugestão seria uma bacia ou um escorredor, muito adubo e uns 5 anos de crescimento acelerado......
Felipe03/11/2008 15:29
Wilian,
o Junior te disse tudo...siga o que ele escreveu. Não consigo ver direito o que quis fazer com a planta, mas me parece ser um Han-Kengai. Deixe um galho de sacrificio, deixe esta galho crescer livremente, assim o tronco principal crescerá/engrossará muito mais rápido. Trabalhe normalmente os outros galhos, dando movimento a eles.
fabianoscosta03/11/2008 19:50
Pois é, tem q definir o q quer com ela, um mamê, um bonsai maior... depois definir estilo, mas isso, bem depois... agora ela tem q desenvolver, a não ser q se faça um mini-bonsai, daí vc já pode dar forma do jeito q vc começou e como os amigos falaram, encorpar a planta, muito adubo,...muito espaço...
muita paciência...
Abraço,
Fabiano
Willian04/11/2008 16:43
Muito obrigado pelas respostas dos amigos.
A minha intenção era fazer um mamê no estilo livre. Retiraria os galhos que saem pelo tronco e deixaria apenas uma copa pequena na ponta do tronco. Será que deu pra entender?
ai vai uma foto melhor
Mais sugestões serão boas.
Rogério06/11/2008 21:50
Amigo Willian
Em Mame geralmente não se costuma usar escorredor e mamadeira, pois isso faz com que a planta se desenvolva + rápido causando um espaçamento das ramificações. No caso da Serissa acho que vc deveria sim usar a tecnica escorredor+mamadeira por que nessa espécie não terá o problema das ramificações.
A sugestão do Amigo junior/pr é válida pois acredito que ele tenha pensado no nebari + robusto, que é indispensável para qualquer bonsai, mesmo se tratando de mame.
Sua idéia está muito legal, porém a planta terá que ser trabalhada como um todo.
Abraços
Rogério.