Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

NÃO SEI A ESPÉCIE, MAS GOSTO DELA...

Alcides Junior04/11/2008 17:33
NÃO SEI A ESPÉCIE, MAS GOSTO DELA...
Não sei de que espécie se trata, mas gosto dela, é fruto de yamadori.
Sugestões são bem vindas.

Eu fiz uma poda e ela está rebrotando toda....
bad_clusters05/11/2008 09:23
Bom dia amigo, bem eu usaria a foto número 2 como a frente do exemplar e usaria o estilo Fukinagashi.
Renato Cesar05/11/2008 10:20
Parece que de forma natural, a planta pede esse estilo. Muito linda.
bad_clusters05/11/2008 15:15
eu disse este estilo pelo fato da raízes estarem demonstrando uma força contraria do ciclo da planta
😄
Alcides Junior06/11/2008 07:51
Vou esperar ela se recuperar da poda de raízes e provávelmente conduzi-la a um varrido pelo vento mesmo...
Obrigado pessoal...
Alcides Junior11/11/2008 15:16
Peguei uma câmera melhor....vamos as folhas

Agora dá pra se ter uma melhor idéia das folhas....vamos ver se descobrimos de que espécie se trata...
nickyfury11/11/2008 15:45
bonsai
Junior, enquanto não se define qual a espécie, creio ser um desperdício estilizar essa lindeza em um FUKINAGASHI. Antes, seria preferível, creio eu, formar uma massa foliar compacta, eliminando-se o excesso de galhos no interior e selecionando apenas os mais interessantes, que, claro, deverão ser devidamente aramados e conduzidos de forma um pouco mais sinuosa, em harmonia com a disposição do tronco. 😄

O conjunto iria formar algo como um Hokidashi (ao menos a copa), o que agregaria certamente mais elegancia para sua planta. Um estilo varrido pelo vento (fukinagashi), ainda que seja interessante, não seria a melhor forma de aproveitar um ótimo material como esse, lamento dizer. 🙄

Ou, quando não, talvez possa estar tentando um Han Kengai, que seria um estilo ainda mais elegante para a estrutura de sua planta. 😉

No exemplo acima, descarte a rocha, claro. O que mostro é apenas a estruturação da copa. 🙄

O mesmo vale para o exemplar abaixo:

Sua planta, aliás, apresenta uma particularidade impar, que é o neagari acima do solo. Nesse estilo, então, a copa pode sim ser formada em sua totalidade com a massa verde estilo hokidashi, sem nenhum problema. Veja a seguinte construção:

Alcides Junior12/11/2008 09:03
Muito interessante sua colocação Nick, muito obrigado.
Eu estava buscando uma luz 💡 como esta, não me agradava muito a idéia de Fukinagashi, vou tentar visualizar a sua dica nela.
Valeu.