Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tocos de Hibiscos

Willian04/11/2008 22:51
Tocos de Hibiscos
Oi pessoal.

Esses hibiscos foram tirados de um mesmo galho, a base morreru e a ponteira, só deu um galho bem na base do tronco, depois vou ver o que faço com eles. Mas seguem as fotos.

1ªplanta
Esse, acho estar mais adiantado.

O que fazer com essa ponta reta? Cortar e passar a retifica até aonde?

2ªplanta
Outro, bem retão também. Mas ñ me agrada aos olhos esses galhos saindo do mesmo ponto e muito reto! Devo zerar e começar novamente?

O que fazer com a madeira que morreu?

Uma observação, as plantas estavam em um único recipiente, mas em ambas haviam apenas 1 folha e nenhuma raiz. Retirei do vaso e coloquei em recipientes separados. Fazem +/- três meses que estão ai e já realizei 2 podas e uma semi-desfolha. O hibisco brota bastante quando retiramos as folhas velhas.

Um abraço a todos.

Dicas e criticas serão bem vindas! Se alguém tiver alguma projeção para a primeira foto. Depois posto ela desfolhada. Perdão pelas fotos, retirei a luz da camera pois as pilhas estavam acabando!
pauloventura05/11/2008 03:56
Caro Willian !
Parabens pelos Hibiscos ,com este acompanhamento deste
a etapa inicial certamente conseguirá bons resultados.
Sobre o topo dos tocos creio que vc deve fazer logo o aca
bamento , pois o Hibisco tem madeira mole e tende a ir apodrecendo
vc deve retirar toda a parte seca e passar a pasta cicatrizante.
Se for fazer com a retífica cuidado para não atingir os brotos novos
e é claro os dedos pois estes toquinhos pequenos é um perigo ok.
G abraço.
Pv
Willian05/11/2008 13:45
Valeu pelas dicas Paulo,

Acho que vou deixar as raizes fixarem melhor as plantas, as raizes já estão começando a sair pelo fundo. Acho que vou deixar ela crescer "livremente" até o fim da primavera, pois fui dar uma encostada nos toquinhos e eles estão balançando. 🙁 Mas a(as) sugestão (ões) serão anotadas.
darkaso09/11/2008 08:38
Willian,

outra opção é na hora de fazer o transplante para uma bacia maior(recomendável para poder obter um crescimento mais rápido) segurar a planta e fazer o que for necessário, mas sempre rápido e megulhando de minutos a minutos na água.

T+