Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alguem pode me ajudar com esta???

bad_clusters05/11/2008 09:13
Alguem pode me ajudar com esta???
Comprei esta belezinha por R$ 5,00 em um viveiro... vejo que ela tem potêncial, pois cada parte deste tronco alto esta virando uma alporquia.

Mas de 4 meses p. cá surgiu uma dúvida, o vendedor me disse se tratar de paú-ferro, mas acho que não é. Alguém pode me ajudar?

Segue as fotos:

Obs: Esta foto tem 4 meses.
ADAC05/11/2008 14:57
Me parece um Jacarandá Mimoso, é igualzinho ao que eu tenho. Pau-ferro não vejo há um bom tempo, mas ao que me lembro é diferente.
Marcos Castilho05/11/2008 23:32
Parecido também com Flamboyant.
bad_clusters06/11/2008 08:22
ahahhahah estava convencido que se tratava de um jacaranda.

😲
Julian Quadros_cwb06/11/2008 16:03
Tb voto no Jacaranda !! 😎
marcio celestino06/11/2008 17:46
tambem acho que é um jacarandá mimoso pau ferro não é porque eu tenho e é diferente as folhas e a madeira, mas esta muito bonita sua planta, Abraços.
darkaso09/11/2008 08:41
não é pau-feo, com certeza. Parece com jacarandá, mas não dá para ter certeza.

T+
Marcos Castilho09/11/2008 10:07
E Sibipiruna?????
nickyfury09/11/2008 10:25
bonsai
Enquanto não se define de que espécie se trata, aconselho cortar o tronco lateral esquerdo (visualizando a ultima foto), favorecendo uma maior conicidade. Ao mesmo tempo, reduza a altura do tronco restante, visando formar um shohin, que será bem mais interessante em termos de estruturação. 😄

Para um bom desenvolvimento, no final da primavera efetue um transplante, fazendo uso da bacia que aparece ao fundo. Faça furos na lateral e no fundo, replante usando substrato drenante: caco de telha/tijolo, pedrisco e terra granulada. Isso irá favorecer novas brotações, permitindo, inclusive, que vc elimine essa raiz que sobressai de maneira equivocada e subtrai o nebari da planta. 😄

Se aceitar minha modesta sugestão quanto a eliminar o tronco mais grosso, aproveite para aramar o tronco fino, agregando a ele um ligeiro movimento sinuoso, ao mesmo tempo que o conduz a uma posição mais favorável. Com as novas brotações, vá reduzindo a altura total da planta, até atingir algo em torno de 10 a 25 cm, tamanho ideal para o shohin. 😄
Franciane09/11/2008 11:19
Olá, gostei da sugestão do Nick, daria uma boa conicidade e um bom movimento.

Esta é minha humilde projeção, não sei se seria viável por causa do tamanho das folhas dela, mas mesmo assim aí vai.
Podaria o galho mais grosso e tracionaria o galho da esquerda deixando-o como ápice.

nickyfury09/11/2008 21:26
bonsai
Fran, sua projeção ficou ótima. Visualmente, no entanto, é necessário corrigir apenas dois pontos, que são justamente a eliminação dos dois galhos iniciais. A razão é bem simples: eles saem justamente dentro da curva, e isso contraria um pouco a idéia perfeita do bonsai, ok? 😄

O melhor, então, seria que os galhos brotassem justamente sobre o dorso da curva, e não em seu interior. Alguns, mais afeitos, poderiam dizer que nem sempre podemos intervir ou a natureza nem sempre trabalha de tal e qual maneira, mas em se tratando de outro tipo de planta que não seja conífera, tudo é possível sim. Nas coníferas (pinus e junipero, principalmente), não há que se falar em formar primeiro o tronco para depois escolher os galhos. Nem sempre temos essa sorte, vez que, ao cortar um galho, certamente teremos perdido uma ótima oportunidade. 🙄

Como não é esse o caso, vez que a espécie (ainda que não definida) é favorável a brotação em toda a longitude do tronco/caule, poderá sim escolher os galhos que estiverem melhor posicionados (no caso, no dorso da curva então), para com eles formar a estrutura mais adequada ao estilo proposto por sua projeção. 😉

Aliás, parabens pela projeção. Vc a cada dia vem aumentando seu cabedal de conhecimento na arte bonsaistica, e, com esse tipo de trabalho auxiliar, presta um grande serviço a todos nós,(principalmente a mim, que mal sei desenhar primariamente). Continue sempre a nos brindar com essas projeções, viu? abraços.
doolombo09/11/2008 23:49
Franciane10/11/2008 10:29
Nick, obrigada pelas correções !!
bad_clusters10/11/2008 12:05
E a minha apostila sobre esta arvore continua crescendo, bem pessoal vou tirar novas fotos hj e mando para vocês.

Nick como disse, o tronco da esquerda eu estou tentando fazer uma alporquia.

mas gostei muito das suas ideias e da projeção da Franciane.

PEssoal muito obrigado pelas aulas on-line.

Amanha tenho outras fotos.
abraço a todos!
Arzivenko10/11/2008 12:36
é Jacarandá, certamente.
RIDDHA - JOSE JORGE13/11/2008 10:29
Será que é esta?
Enterolobium contortisiliquum
Nomes Populares
Timburi, timbauúva, tamboril, orelha-de-macaco, orelha-de-negro, tambori, pau-de-sabão, timbíba, timbaúba, timboúva, timbó, tambaré, timbaúva, ximbó (PA), orelha-de-preto (PA), tamburé, pacará, vinhática-flor-de-algodão.

Características Morfológicas
Altura de 20-35m, com tronco de 80-160cm de diâmetro.
Folhas compostas bifinadas com 2-7 jugas.

Ocorrência
Pará, Maranhão e Piauí até o Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, nas florestas pluvial e semidecidua. É particularmente frequente na floresta latifoliada da bacia do Paraná.

Boa Sorte! Riddha
Rogério13/11/2008 23:49
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Enquanto não se define de que espécie se trata, aconselho cortar o tronco lateral esquerdo (visualizando a ultima foto), favorecendo uma maior conicidade. Ao mesmo tempo, reduza a altura do tronco restante, visando formar um shohin, que será bem mais interessante em termos de estruturação. 😄

Para um bom desenvolvimento, no final da primavera efetue um transplante, fazendo uso da bacia que aparece ao fundo. Faça furos na lateral e no fundo, replante usando substrato drenante: caco de telha/tijolo, pedrisco e terra granulada. Isso irá favorecer novas brotações, permitindo, inclusive, que vc elimine essa raiz que sobressai de maneira equivocada e subtrai o nebari da planta. 😄

Se aceitar minha modesta sugestão quanto a eliminar o tronco mais grosso, aproveite para aramar o tronco fino, agregando a ele um ligeiro movimento sinuoso, ao mesmo tempo que o conduz a uma posição mais favorável. Com as novas brotações, vá reduzindo a altura total da planta, até atingir algo em torno de 10 a 25 cm, tamanho ideal para o shohin. 😄

Amigo nickyfury
Quando vc se refere a um shohin, o que devo entender? Não sei bem como definir um shohin.
Será que um mame seria algo parecido com shohin ou a mesma coisa?
Gostaria de aproveitar seu conhecimento para aprender + um pouco.
Grande abraço e obrigado
Rogério.
bad_clusters23/11/2008 15:13
Opa.. pessoal desculpe a demora, mas estava muito ocupado estes dias.

aqui vão as novas fotos:

Espero que elas ajudem um pouco.

A raiz que aparece na foto espero eliminar ela no proximo final de semana.

abraço
Marcos Paulo Duarte25/11/2008 18:31
Com certeza é um jacarandá,
muito bem encorpado o tronco, siga as dicas dos amigos e vai ter uma bela árvore

um Abraço a todos
bad_clusters28/11/2008 11:16
Bom marcos as ideias são boas messsmo...... vou seguir o conselho do nick de transplantar.

=)
guifercon02/03/2009 16:17
Desculpa a curiosidade, mas essa alporquia deu certo?

Manda fotos atuais de suas intervenções!

Abraços
Guilherme
bad_clusters26/03/2009 08:29
Sim... semana passa descobri umas raíze de 3 Cm, vou espera até a primavera.... e acho que vai estar no ponto de tirar.

tem quase 1 ano esta alporquia
bad_clusters26/03/2009 08:30
Sim... semana passa descobri um raíz de 3 Cm, vou espera até a primavera.... e acho que vai estar no ponto de tirar.

tem quase 1 ano esta alporquia
guifercon26/03/2009 09:07
Parabens!!!!!!!!!!

Eu tentei usar a tecnica de estaquia de jabu que o Geraldo ensinou num jacarandá, so que a minha paciencia não durou UM ANO, hehehe

Mas que bom saber que da certo, pra usar futuramente!!!

Assim que transplantar não esquece das fotos hein!

Boa sorte!

Guilherme.
bad_clusters29/03/2009 08:53
Esta planto eu vou tentar mais 3 alporque... os galhos são muitos grossos. vai dar um bom trabalho.. hsauusauhusau

Hj este jacarandá perdeu todas as folhas, esta com 3 rebentoes.