Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Esterco de Coelho

FrK_leal06/11/2008 14:15
Esterco de Coelho
Na busca de fertilizantes alternativos, e visto a facilidade, resolvi pesquisar um pouco sobre uso do esterco de coelho...
Tenho uns coelhos em casa num viveiro, e como eles produzem mto "adubo" achei um disperdício jogar fora...
Ainda não comecei a usar nas minhas plantas mas dei uma olhada na net sobre o falam do produto

O esterco de coelho é um dos melhores adubos orgânicos que podem ser utilizados na agricultura, se comparado com o de outros animais. Nas análises químicas, esse tipo de esterco se mostrou superior, em comparação ao de outros animais.

Seu valor como fertilizante é muito grande e o seu emprego pode ser feito, com grande sucesso, em qualquer plantação, horta ou jardim.

O esterco de coelho é muito rico, principalmente em nitrogênio, fósforo e potássio, segundo comprovam análises feitas por vários departamentos técnicos de universidades no Brasil e no exterior, e nas quais foram encontrados os seguintes resultados:

*Nitrogênio 2,48%

*Fósforo sob a forma de anidrido fosfórico 2,50%

*Potássio, como óxido de potássio 1,33%

-Além desses elementos, são encontrados no esterco do coelho, embora em menor quantidade, cálcio, sódio, magnésio, enxofre, etc.

Adubo – Esterco de Coelho - Dosagem por m2 – 10 litros

Como disse, tenho os bichinhos em casa, junto com perus, galinhas, gansos e até um avestruz, das aves já recolhi o esterco p/usar, embora seja mais difícil pois elas ficam soltas, agora estou pensando em tentar usar o do coelho pois parece mais prático:

-eles estão confinados, é mais fácil pegar
-o "produto" é seco, mais fácil de trabalhar
-não tem odor forte

Alguém já usou?
Abraços!
doolombo07/11/2008 09:38
Olá frk, Eu já utilizei esterco de coelho como adubo, é um ótimo adubo, como você disse, não tem cheiro, etc...

Acho interessante você compostá-lo antes de colocar direto nas plantas.
Aqui em casa eu uso um minhocário, onde jogo as bolinhas dos coelhos para usar posteriormente o húmus produzido pelas minhocas.

Já utilizei o esterco recém produzido nos meus cactos, onde eu colocava as bolinhas no fundo do vaso, até hoje não tive problema algum.
FrK_leal07/11/2008 10:00
Obrigado pela resposta doolombo.
É isso mesmo que eu vou fazer, fazer a compostagem antes de usar...
Está separado já em um balde todo o "produto" dessa semana...
Ainda vou pegar de um amigo a forração da gaiola dos seus porquinhos da índia, e misturar às fezes dos meus coelhos junto com algumas minhocas....depois de curtido começo a usar...
Abraços!
doolombo07/11/2008 14:00
Frk, você pode fazer o seguinte.

Faz composto nas seguintes proporções: 3 partes de "palha" (fonte de carbono) e 1 parte de esterco (fonte de nitrogênio). Montagem da pilha de composto: 1 camada de palha, 1 de esterco, você vai alternando, daí você molha todos os dias e revire a pilha de compostagem periodicamente para que entre oxigênio. A mistura vai esquentar. Quando perceber que não está mais quente, depois de uns 4 a 6 meses, está pronto para usar o composto.

Não acho uma boa idéia misturar a palha com o esterco e as minhocas, pois você pode perder as minhocas quando iniciar a decomposição, pois a temperatura chega até uns 60°C.

Abraço
FrK_leal07/11/2008 14:46
Cara, mto obrigado pelas dicas...
Assim, que começar a usar eu posto por aqui os resultados...
Abraço!