CASSIO CORTEZE07/11/2008 12:00
SOL DO MEIO DIA
CAROS AMIGOS,
CONFORME JÁ MENCIONADO EM OUTROS TÓPICOS, COMEÇEI NA ARTE FAZ 1 MES E POUCO (GANHEI UM PRÉ BONSAI DE PRESENTE E EM SEGUIDA COMPREI OUTRO).
ESTOU COM MINHAS DUAS PLANTAS (UMA ROMAZEIRA E UM JUNIPERUS) EM LOCAR ONDE TEM INCIDÊNCIA DE TODO O SOL DA PARTE DO MEIO DIA, GOSTARIA DE SABER SE É ADEQUADO ESTE LOCAL.
OBS.: POSSUO FOTOS DO LOCAL ONDE ELA ESTÁ, SE ALGUÉM SE PROPOR A DAR UMA OLHADA.
UM ABRAÇO A TODOS!
CÁSSIO
doolombo07/11/2008 14:29
Cássio, se o sol pegar direto nas suas plantas, acho interessante você colocar uma tela que segure um pouco do sol (sombrite que deixe passar 60% da radiação). Faça o seguinte teste, na hora que o sol estiver mais forte, vê se você consegue ficar lá junto das suas plantas. Sinta se o local é muito seco. Se for um local todo cimentado ou com piso, é bom colocar um sombrite de 60%.
Abraço
CASSIO CORTEZE07/11/2008 14:46
Caro amigo,
O local onde mantenho elas possui um gramado, algumas outras plantas ao redor, porém, o sol do meio dia cai intenso ali. Favor, me passe um e mail em cassiocorteze@gmail.com que te envio as fotos do local onde mantenho elas.
Grato
Cássio
doolombo07/11/2008 14:50
Cássio,
Pode enviar as fotos para doolombo@gmail.com.
Abraço
alexmikol05/01/2009 17:10
Cássio, eu moro em Santa Maria, aqui o calor tbm é grande, mas quanto ao sol do meio dia, tenho minhas plantas em locais semelhantes ao que vc relatou e não tenho percebido nenhum problema com elas, lógico, tenho o cuidado duplicado, ou melhor, triplicado, no que se refere a rega. Pelo menos duas vezes por dia, nos dias mais quentes até 3. Plantas novas, recem trasnplantadas ou doentes não devem pegar de maneira nenhuma sol direto. A idéia do sombrite é ótima, mas de momento, se vc não puder adquirir, fique tranquilo e somente observe bem os substratos para que não sequem demais. Abraço!
darkaso07/01/2009 22:14
Cassio,
as duas espécies que possui precisam de sol forte. O junípero principalmente. A romazeira é muito resistente. O sol aí no sul ainda é menos intenso que no sudeste e deixo minhas plantas todas sem abrigo, já que sofrem insolação forte apenas ao meio-dia e ainda ssim tenho que ficar de olho em algumas espécies para não dar fungos.
t+
ADAC29/01/2009 13:47
alexmikol escreveu:
Cássio, eu moro em Santa Maria, aqui o calor tbm é grande, mas quanto ao sol do meio dia, tenho minhas plantas em locais semelhantes ao que vc relatou e não tenho percebido nenhum problema com elas, lógico, tenho o cuidado duplicado, ou melhor, triplicado, no que se refere a rega. Pelo menos duas vezes por dia, nos dias mais quentes até 3. Plantas novas, recem trasnplantadas ou doentes não devem pegar de maneira nenhuma sol direto. A idéia do sombrite é ótima, mas de momento, se vc não puder adquirir, fique tranquilo e somente observe bem os substratos para que não sequem demais. Abraço!
Faço minhas as palavras do colega, as minhas também ficam no sol direto, e aqui em Sampa é mais quente com certeza. Só nunca descuide da rega, aqui eu até pus um puco de vermiculita no substrato para previnir, mas aí no Sul nem precisa.