Arz021 - Pitanga
Arzivenko07/11/2008 13:08
Arz021 - Pitanga
dori07/11/2008 14:16
Essa realmente é um belo achado.
linda árvore.
deixa ela descansar por um bom periodo, depois pensa no que fazer.
Marcos Castilho07/11/2008 22:35
Longe do sol e muita água diariamente.
darkaso09/11/2008 09:21
Faça uma redução no tamanho dos galhos para obter uma melhor ramificação e densificação. Além disto ela vai recuperar melhor.
T+
nickyfury09/11/2008 10:04
bonsai
Observando a penultima foto, há um galho que cresce reto, em discordância com os demais, inclusive por nascer entre dois ótimos galhos. Aconselho eliminar, via corte rente, de forma a harmonizar melhor o conjunto. 😄
Considerei a segunda foto como a melhor frente. Isso posto, se aceitar minha modesta sugestão acima, arame o galho da direita, abaixando-o um pouco mais para equilibrar a estrutura aerea. Com rega, boa adubação e cuidados, em pouco tempo terá um lindo bonsai dessa variedade de mirtacea. 😄
Lembre-se apenas de proceder a uma desfolha parcial (eliminando as folhas maiores e mantendo apenas as brotações mais recentes), de forma a poder visualizar melhor a estrutura de galhos e, assim, poder cortar fora o que não irá servir para a composição. O estilo, aqui, é o tronco duplo. Galhos compridos e brotações longas tambem devem ser eliminadas, visando a densificação da massa verde. 😉
Alcides Junior10/11/2008 08:06
Belo exemplar.....só fazer algumas podas e um vaso bom vai ser um lindo bonsai.
Arzivenko10/11/2008 12:29
Obrigado pelas sugestões, muito úteis.
De fato, a segunda foto é a frente que escolhi, o galho maior (na esquerda, primeira foto) eu ja dei uma reduzida, de maneira a adensar a copa, agora quero agir com cautela, pois ja considero este o meu melhor bonsai.
Aliás, fiz 700km com ele dentro de uma caixa termica, e chegou são e salvo em casa, nem se ressentiu, acho que os anos crescendo sobre as pedras deram uma boa resistência a ele.
abraços.
Arzivenko15/11/2008 08:54
Pessoal, esta é minha planta mais avançada, e espero que possam me dar idéias sobre ela, como sou novato, tenho receio de fazer algo errado.

Rogério15/11/2008 16:56
Muito linda sua Pitangueira.
|Parabéns pelo achado...
Acho que ela já está bem formada com galhos principais. Precisará de uma boa ramificação secundária e terciária, com isso a folhagem ficará bem uniforme e densa.
Abraços
Rogério.
Arzivenko30/11/2008 11:06
to achando ela com as folhas meio murchas, mas tenho feito regas frequentes, e ela só pega sol pela manhã.
o que posso estar fazendo de errado?
Filipe Henrique30/11/2008 13:07
Arzivenko,
Parebens pelo achado, como os amigos já disseram, sua pitanga promete um belo bonsai.
tem quanto tempo que vc coletou sua planta?
acho q é cedo pra ela tomar sol, tendo em vista a desidratação das folhas,
acho tb que vc deve regala só quando a terra estiver ligeira mente seca ao toque. assim, como as raizes não estão absorvendo agua dificulta que estas apodreçam.
borrife as folhas sempre que possivel.
e não se precipite, msm se ela perder toodas as folhas(o q é normal apos a coleta, dependendo da quantidade de raiz que ficou na planta) ha ainda uma boa chance que ela se recupere.
boa sorte com sua planta
abraços aos amigos do forum
e
t+
Arzivenko30/11/2008 13:43
ja faz quase 1 mês q coletei, vou continuar prestando atençao nela, eh uma das minhas preferidas e n quero perdê-la, por isso da minha preocupaçao, obrigado !
Arzivenko29/12/2008 08:51
Tentei colocar a pitanga no sol, mas logo se ressentiu, continua a plena sombra, e está demorando bastante pra emitir brotação. Pelo menos está bem saudável e não perdeu as folhas. Agora é esperar.

Alcides Junior29/12/2008 13:50
Deixa ela quietinha na sombra...não tenha pressa, lembre-se das regras do bonsaísta....paciência.
Ela só não vai sentir o sol quando tiver muitas raízes.
nickyfury03/01/2009 19:51
bonsai
Arzivenko, a pitangueira é uma planta nativa. Isso significa que ela responde a um melhor cultivo quando mantida dentro de condições o mais próximas possível das mesmas que teria se estivesse crescendo livremente no campo: sol pleno, chuva, vento, granizo, frio, calor. 😄
Se teimamos em alterar essa caracteristica da planta, é natural que ela responda com brotações fragilizadas, emitindo folhas maiores e retardando seu crescimento, que deixa de ser vigoroso e passa a ser desregrado, lento até. 🙁
Geralmente, quando retiramos uma planta qualquer da sombra e a expomos ao sol, é natural que perca folhas, e que uma nova brotação venha a compor os galhos, substituindo a anterior. Aliás, esse processo voce mesmo poderá estar fazendo, ao aplicar uma desfolha parcial (mantenha apenas as folhinhas mais novas e menores, retirando todas as outras). Lembrando que por ser uma nativa, deverá receber pouca agua na rega, de maneira a evitar um encharcamento do solo. 😄
Arzivenko08/02/2009 13:48
Nada de folhas novas.. nem brotos..
Pelo menos ela tem se mantido saudavel, e ja troquei de pote também.
Agora é só aguardar...

Bruno NF08/02/2009 14:08
Olá Arzivenko. Vou falar o que eu fiz há umas 2 semanas com a minha pitanga, talvez funcione com a sua, já que pelo visto vc está querendo novas folhas e galhos. Cortei todas as folhas. Quase todas, deixei so algumas. ficou com uma aparencia de arvore no inverno..agora esto com brotos em todas as direcoes. falou
Marcos Castilho08/02/2009 21:40
Fiz um yamadori de uma Pitangueira parecida com a sua. Ela veio com raízes capilares mais no transplante o torrão se desfez e ficou todo sem terra. Coloquei tiamina como enraizador e deixei ela na sombra com substrato bem drenante. Fiz desfolha total nela e depois de um mês novas brotações. Faz uns 11 meses que a tenho e ela está linda. Só recebeu sol depois das brotações novas.
Arzivenko09/02/2009 12:48
será que não é falta de adubação? estou me ensaiando pra comprar adubo liquido ja faz algum tempo, mas ainda não o fiz...
Arzivenko23/02/2009 18:26
Atualizando.. ainda sem brotaçoes

GuilaTeipel27/02/2009 12:11
eu colocaria ela num vaso maior até ela estar em melhores condiçoes... ela esta com as pontas das folhas secas...
coloca num vaso grande, bacia, ou mesmo 'mamadeira'.....
Alcides Junior28/02/2009 08:00
Arzivenko escreveu:
será que não é falta de adubação? estou me ensaiando pra comprar adubo liquido ja faz algum tempo, mas ainda não o fiz...
Não se deve adubar plantas recém transplantadas ou que não estejam bem saldáveis. Sugiro usar tiamina para ajudar a emissão de raízes.
Arzivenko07/03/2009 10:39
Ainda nada de brotos, que pitanga preguiçosa..

GuilaTeipel09/03/2009 09:03
dê uma chance pra ela, coloca ela num pote maior... numa bacia, balde... qualquer coisa com mais espaço....
Alcides Junior09/03/2009 13:34
Concordo com o Guilherme...vaso grande, bacia, etc....deixa ela crescer um pouco.