Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira - SOS

Nivorley07/11/2008 17:13
Jabuticabeira - SOS
Ola,
tenho mais esta jabuticabeira que comprei na segunda feira, tive que cortar os galhos pra poder trazer no carro.. rsrs
Acho que seria bom trabalhar ela logo, por ja ter cortado ela... mas preciso de orientações... sugestoes..

FrK_leal07/11/2008 17:30
Cara, sugiro antes de qq coisa vc separar as duas mudas que vc tem aí, ou pelo menos fazer a troca de terra e ver se são duas mesmo....
Podar mais baixo tb seria uma boa...
Fica mais fácil depois que vc ve oq tem debaixo da terra..
Poderia te dizer "faz um tronco duplo" mas se debaixo da terra tiver mais mto tronco até o nebari? a idéia vai por água abaixo...
Marcos Castilho07/11/2008 22:26
Tirar logo desse vaso ou melhor substrato.
darkaso09/11/2008 09:16
Nivorley,

além das sugestões acertadas dos colegas pode fazer a retirada desse galho que está cruzando para fora, ele não está bom para o conjunto.

T+
nickyfury09/11/2008 10:36
bonsai
A melhor opção, agora, é aguardar que sua planta se recupere do estresse da mudanção de local e da poda inicial que vc realizou. Mantenha ela em local ventilado e sombreado, com rega diária, principalmente na parte aerea, visando sua desidratação e perda. Não adube, ao menos antes de 45 dias, e evite deixar o solo encharcado. 🙄

Após ela se recuperar (reiniciar forte brotação), vc poderá proceder ao corte dos troncos acessórios, buscando manter apenas o tronco que melhor possibilite, visualmente, a construção dentro de um estilo pré-definido. A meu ver, creio que deveria manter apenas o caule da direita, eliminando os demais. Lembre-se de aplicar pasta cicatrizante em todo e qualquer corte, pois isso redunda em recuperação da parte seccionada, além de proteção para o tronco de uma maneira geral. 😄

Num primeiro momento, cubra com areia e substrato drenante as raizes capilares que aparecem nas fotos, deixando para elimina-las apenas após verificar a quantidade de capilares existentes na parte submersa, abaixo da linha da base do tronco. Lembre-se que futuramente terá que eliminar as raizes grossas (pivotante), e que, ao fazê-lo, parte das capilares serão tambem eliminadas. Então, mantenha essas a salvo, por garantia. 😄
Franciane09/11/2008 11:34
Oi Nivorlei, bela jabuti!!

Eu começaria retirando a terra com cuidado para visualizarmos o nebari e ver se são dois troncos ou um só, ok !!

E só podar quando ela estiver adaptada ao novo ambiente e com novas brotações.

Reforço a sugestão do Nick, deixe num local sombreado e mantenha o substrato úmido, não encharque.
Nivorley10/11/2008 08:55
bom dia a todos.
muito obrigado pelas dicas e sugestoes.
Ontem eu resolvi fazer alguma coisa com ela... vamos esperar que se recupere bem!
Deixei um pouco alta ainda, com a intenção de ver as sugestoes dos amigos e poder modificala na proxima vez que for mexer com ela.

esta é quase a frente certinha das raizes. (esta um pouquinho virada pra esquerda.)

essa é a frente escolhida.. ate agora! rsrhersr
Podem ser sinceros......rssrs
Abraços.
Franciane10/11/2008 09:48
Sugestão: corte a borda do vaso numa altura que possamos visualizar o conjunto (nebari, tronco e galhos), ok!!
Aí tire fotos da frente e do fundo da planta inteira !!
Gostei da poda viu!!

Só uma perguntinha... você tinha duas mudas então né.??
Marcos Castilho10/11/2008 12:25
Como disse a Franciane e a outra planta??????
Nivorley12/11/2008 10:17
Atendendo a pedidos...
Fotos um pouco melhores.. rsrsr

frente

lado direito

costas

lado esquerdo

nebari pela frente.

fiz uns dois projetinhos, que estão no meu orkut, se alguem quiser ver...
nao vou postar aqui, pois nao sou nada bom em projetos.. rsrshihi
vou deixar alguem para os mais experiente fazerem isso aqui...

Obrigado Franciane.
e Marcos
A outra planta ficou muito machucada nas raizes, porque estava muito emaranhada com esta. entao nao sei se vai sobreviver. coloquei ela num bom susbtrato tb,, vamos esperar e ver o que da... tem foto dela nomeu orkut tb.

Abraços.
Nivorley29/03/2010 12:07
Olá pessoal,
ja faz um bom tempo da ultima postagen dessa jabuticabeira...
gostaria de compartilhar com vcs a evolução dela, e tb de ler seus comentários e sugestões....
Fiz esta trabalho nela dia 28/03/2010, pois ela ja estava com muitos galhos, bem recuperada daquela poda drastica e queria deixar ela mais baixa. (pena que nao tirei uma foto antes de trabalhar ela)

esta é a parte de tras.

esta é a frente, talvaz um pouco mais virada pra esquerda... vou fazer outra foto da frente e posto depois...rsrhehi

O que acharam?
Laudir29/03/2010 12:10
vc plantou novamente no vaso em que estava antes?

se sim procure fazer mais buracos nele para haver uma boa drenagem....

eu teria plantado num escorredor com areia grossa como substrato (nao sei se dá para chamar areia de substrato kkk)

perdi algumas mudas por nao querer colocar em algo mais drenante... muito compacto e ae vieram a óbito.
ricardosantos0729/03/2010 15:29
Acho que ela se desenvolveu muuuito pouco para 02 anos!!! Vc tá adubando?
Nivorley29/03/2010 17:08
Nos primeiros messes eu nao adubei.... pois ela estava se recuperando de poda drastica e replantio....
mas confesso que mesmo depois eu dei pouco adubo pra ela...rshehekkiiji
desta vez como so mexi na parte aerea eu coloquei uma boa porção de torta de mamona e um outro aduboi que agora nao me lembro o nome, misturado com um pouco de humos de minhoca, susbtituindo um pouco do subtrato superior, sem mexer quase nada com as raizes..
espero ter feito certo...heh
claudionor anacleto30/03/2010 00:39
Nivorley escreveu:
Nos primeiros messes eu nao adubei.... pois ela estava se recuperando de poda drastica e replantio....
mas confesso que mesmo depois eu dei pouco adubo pra ela...rshehekkiiji
desta vez como so mexi na parte aerea eu coloquei uma boa porção de torta de mamona e um outro aduboi que agora nao me lembro o nome, misturado com um pouco de humos de minhoca, susbtituindo um pouco do subtrato superior, sem mexer quase nada com as raizes..
espero ter feito certo...heh
ola
tenho seguido as dicas da galera e tem dado otimos resultados plantando na areia grosa os resultados sao muito rapidos
Nivorley30/03/2010 08:59
Esta é uma foto melhor da possivel frente...

edson060531/03/2010 01:51
Opa! E aí Nivorley, como vai?
Acho que está bem encaminhada, eu também retiraria aquele galho mais baixo. Quanto ao pouco desenvolvimento, vai aí algumas perguntas:

1 - Quando fez a poda drástica em novembro, você trocou o substrato?
2 - Pelas fotos, parece que sim; mas parece que você plantou de volta no mesmo vaso plástico. Isso está correto?
3 - Pela pouca emissão de brotos e folhagem, parece ter pouca massa de raízes...

Abraço.
Edson.

Nivorley31/03/2010 15:03
Opaaa.. vc é o edson que esteve em Palotina semanas atras na casa do Gerson?!?!?
Eu estou bem, e vc??
Obrigado pelos seu comentários!
Eu comprei esta jabu la em CVEL na Catarinense Gardem Center.... num balde 3 vezes maior do que este, e com um tipo de areia maron fininha que eles usam na maioria das arvores lá....
Qundo fiz a mexi a primeira vez com ela ja troquei o substrato e coloquei em um pote e plastico, mas bem menor. Fiz uma boa poda de raiz tb, até fiquei com medo de ela nao resistir... rsrs.

A minha falha esses dias foi nao tirar uma foto da situação dela antes de eu mexer..
Ma ela estava sim com muita brotação, o que vcs veem ai nao é um décimo do que ela tinha de galhos... falha minha!!

Desta vez não mexi nas raízes.. porque acho que pelo tanto de raiz que eu tinha deixado a pouco mais de um ano, ainda tem bastante espaço pra elas....

o galho que sugere tirar é o primeiro da direita... o fino ou o galho mais grosso, deixando ela com dois troncos so??

Um abraço.
edson060531/03/2010 16:09
Nivorley,
sou eu mesmo! Desculpe se não me expressei direito, mas quando eu disse que também retiraria, estou me referindo a este segundo galho, que você já retirou...

No mais, agora é esperar...
Abraço.
Edson.
Josiane lemos31/03/2010 17:40
estou com dúvidas sobre o adubo certo para minha jabu, ai lendo os tópicos vejo algo como ph, ai sim...
como posso saber sobre o ph das minhas plantas?
se precisso usar calário ou não?
até comprei calcário de conchas.

alguém tem alguma resposta?