Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu primeiro trabalho (JACARÉ)

clemelo08/11/2008 03:11
Meu primeiro trabalho (JACARÉ)
Pessoal, bom dia!

Uma planta que resolvi mexer logo para satisfazer meu ego.
Sou iniciante e minha primeira mexida em uma planta foi essa...

http://farm4.static.flickr.com/3059/2951514721_8f96da4323.jpg?v=0

Após dar movimentos à planta:

http://farm4.static.flickr.com/3058/2991592615_3a43a35828.jpg?v=0

http://farm4.static.flickr.com/3223/2991592619_399b2034f8.jpg?v=0

É isso pessoal, bom dia.

Por favor, enviem sugestões e/oucríticas.

Cleber mělo – Campos – RJ.
nickyfury08/11/2008 08:34
bonsai
Clemelo, em primeiro lugar deixe-me dar as boas vindas a voce ao forum. Espero que, como eu, possa aproveitar todas as dicas e informações que os colegas frequentadores disponibilizam aqui, e que muito auxiliam no desenvolvimento pessoal de cada um de nós. E não se acanhe em questionar, colocar dúvidas e fotos de seus trabalhos, ok? 😄

Quanto ao seu primeiro trabalho, ouso dizer que voce mandou bem, e que há bem pouco a ser corrigido. Observe que num bonsai estilo kengai, como o proposto no seu, o galho que desce deve ter algum movimento, levemente sinuoso (em forma de "S"😉, o que irá transmitir mais harmonia para a planta como um todo. 😄

Então, se voce fez esse movimento com esse galho, o mesmo deverá ser feito com o galho superior (ápice), o que irá sobressaltar o seu trabalho. Ao dar movimento a esse galho, gire ele um pouco para a direita, distribuindo melhor os galhinhos, ok? Ao mesmo tempo, impulsione ele para a frente, em direção ao galho que desce, mas só um pouquinho. E corte aquele galhinho mais baixo, quase na base do tronco. Não há necessidade de mantê-lo ali, nem como um jin inclusive, pois ele subtrai a atenção do resto da planta. 😄

Um galho de uma conifera, para ficar mais interessante e harmonizar o conjunto, deverá ser podado tanto na parte inferior como na superior. Isso posto, proceda com cada galhinho do galho que desce, aramando-o em seguida. 😄

Esses galhos é que irão formar, no futuro, a estruturação da cascata, ok? Então pode e arame, de maneira a deixar cada galhinho como se fosse a sua mão (sem nada no dorso nem na parte inferior (palma), abrindo os raminhos lateralmente, para favorecer a incidência de luz e calor e com isso, renovar as brotações, densificando-as. 😄

Por último e não mais importante: force o galho da cascata um pouco para cima na ultima parte (ápice), de maneira que a planta possa estar "subindo". Isso irá ajudar a "puxar" o crescimento, estimulando esse galho e evitando o ressecamento das brotações nessa área. 😄

Os galhinhos ao longo do galho cascata deverão ser distribuidos de maneira a ter alguns voltados para uma lateral e outros para a outra lateral. Dessa maneira, e após estarem podados e aramados, vc os reposiciona o mais horizontalmente possível, criando os chamados "patamares". Isso proporciona estabilidade para sua planta, dando-lhe um impacto mais atrativo, visualmente falando. 😄

Bem, espero que minhas sugestões possam auxilia-lo a melhorar ainda mais o seu ótimo trabalho e que, no futuro, possamos todos admirar a linda planta que ela irá se tornar. Abraços e boa sorte com seu kengai. 😄
clemelo14/12/2008 11:24
Re: bonsai
Olá, boa tarde!

Juro que tentei fazer o que me disse, mas o meu junípero está secando.. Muito lentamente, mas está secando...

Veja nessas fotos:

http://farm4.static.flickr.com/3113/3106556159_29452a498e.jpg?v=0
http://farm4.static.flickr.com/3083/3107381946_3a895d3914.jpg?v=0
http://farm4.static.flickr.com/3060/3106545075_de9805c020.jpg?v=0

Poderia me ajudar novamente?
Obrigado e boa tarde!
Cleber Melo.

nickyfury escreveu:
Clemelo, em primeiro lugar deixe-me dar as boas vindas a voce ao forum. Espero que, como eu, possa aproveitar todas as dicas e informações que os colegas frequentadores disponibilizam aqui, e que muito auxiliam no desenvolvimento pessoal de cada um de nós. E não se acanhe em questionar, colocar dúvidas e fotos de seus trabalhos, ok? 😄

Quanto ao seu primeiro trabalho, ouso dizer que voce mandou bem, e que há bem pouco a ser corrigido. Observe que num bonsai estilo kengai, como o proposto no seu, o galho que desce deve ter algum movimento, levemente sinuoso (em forma de "S"😉, o que irá transmitir mais harmonia para a planta como um todo. 😄

Então, se voce fez esse movimento com esse galho, o mesmo deverá ser feito com o galho superior (ápice), o que irá sobressaltar o seu trabalho. Ao dar movimento a esse galho, gire ele um pouco para a direita, distribuindo melhor os galhinhos, ok? Ao mesmo tempo, impulsione ele para a frente, em direção ao galho que desce, mas só um pouquinho. E corte aquele galhinho mais baixo, quase na base do tronco. Não há necessidade de mantê-lo ali, nem como um jin inclusive, pois ele subtrai a atenção do resto da planta. 😄

Um galho de uma conifera, para ficar mais interessante e harmonizar o conjunto, deverá ser podado tanto na parte inferior como na superior. Isso posto, proceda com cada galhinho do galho que desce, aramando-o em seguida. 😄

Esses galhos é que irão formar, no futuro, a estruturação da cascata, ok? Então pode e arame, de maneira a deixar cada galhinho como se fosse a sua mão (sem nada no dorso nem na parte inferior (palma), abrindo os raminhos lateralmente, para favorecer a incidência de luz e calor e com isso, renovar as brotações, densificando-as. 😄

Por último e não mais importante: force o galho da cascata um pouco para cima na ultima parte (ápice), de maneira que a planta possa estar "subindo". Isso irá ajudar a "puxar" o crescimento, estimulando esse galho e evitando o ressecamento das brotações nessa área. 😄

Os galhinhos ao longo do galho cascata deverão ser distribuidos de maneira a ter alguns voltados para uma lateral e outros para a outra lateral. Dessa maneira, e após estarem podados e aramados, vc os reposiciona o mais horizontalmente possível, criando os chamados "patamares". Isso proporciona estabilidade para sua planta, dando-lhe um impacto mais atrativo, visualmente falando. 😄

Bem, espero que minhas sugestões possam auxilia-lo a melhorar ainda mais o seu ótimo trabalho e que, no futuro, possamos todos admirar a linda planta que ela irá se tornar. Abraços e boa sorte com seu kengai. 😄
😮
Alexandre S. Coelho14/12/2008 12:18
Oi Cleber

Seria bom saber qual a sua região/cidade e os últimos procedimentos (rega, adubação, sol, podas, etc) com a planta...
clemelo15/12/2008 00:27
Olá, bom dia...

Moro no interior do Rio de Janeiro, onde o clima em geral é bastante quente.
Eu ganhei essa planta da minha namorada, e desde então, vinha mantendo com uma rega por dia, sempre quando chegava do trabalho, às 06:00 (trabalho de 00h às 06), e nunca a podei antes, só quando tomei da decisão de trabalhar nela, mesmo não estando preparada para isso...

Então, o clima é quente, podei somente uma vez, quando fui envazá-la no vaso que está na foto, adubei com torta de mamona durante os meses de outubro e novembro...

O substrato utilizado foi de areia de obra e argila, meio a meio, com cacos de tijolos.

Acho que o erro fatal foi utilizar um pouco de esterco de boi. Estou certo?

Um abraço!
Cleber Melo - Campos - RJ.
Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi Cleber

Seria bom saber qual a sua região/cidade e os últimos procedimentos (rega, adubação, sol, podas, etc) com a planta...
nickyfury23/12/2008 12:24
bonsai
Deixe ver se entendi bem: ao envasar, voce adubou? Se acrescentou adubo ao substrato, então esteja certo que foi isso que provocou a morte da planta. Ao contrário do que ensinam cultivadores e floristas, não se aduba uma planta quando a plantamos. 🙁

Geralmente, só iremos adubar depois de no minimo uns 45 dias após o envase, e mesmo assim, se a planta apresentar-se saudável. Do contrário, não se aduba, mesmo se for com componentes orgânicos como torta de mamona e farinha de osso. 😲
Andrei23/12/2008 20:57
Pois é Clemelo, provavelmente o problema na sua planta tenha sido adubação da planta
no reenvase. Seria interessante que voce antes de tomar alguma atitude
com bonsai, estudasse bem o q vai fazer, aqui na net existem milhares
de dicas interessantes sobre o assunto.
Fora isso não desista, a proposito gostei muito do formato em que deixaste
a planta.

Siga em frente, abraço.
edson060523/12/2008 22:46
Cleber,
tenho algumas experiências mal-sucedidas com Tuias e Juníperos. A mim me parece que a causa da morte do galho que sobe (e talvez da planta a médio prazo) tenha sido a aramação num período quente. Pelo que li, quando se arama este tipo de planta há rompimento dos canais condutores de seiva, razão pela qual este procedimento é mais aconselhável no período de dormência da planta...
Agora só resta esperar...
De qualquer modo, não desista por este eventual insucesso...
Abraço.
Edson.