Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mais um ficus

pmuricy12/11/2008 14:52
Mais um ficus
Olá pessoal,

Tenho esse outro ficus lá tambem. Gostaria da opinião de vocês. Essa está mais fraca do que a outra, porem já está com mais folhas do que quando eu a troquei de lugar. No vaso, somente coloquei mais terra vegetal. Devo trocar o substrato agora? colocar no escorredor?
abraço,
Paulo Muricy

pmuricy12/11/2008 16:27
nickyfury12/11/2008 16:34
bonsai
Paulo, vc pretende cultivar essa planta e formar um bonsai? mas qual o estilo que pretende? 😲

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=1109188288933224346&pid=1226507061895&aid=1226481806$pid=1226507061895

Ao que me parece, a planta acima necessita de um reenvase. Sugiro que vc a retire desse balde preto e a coloque em um vaso redondo, de bordas medianas, distribuindo o nebari de forma o mais radial possível. O tronco da esquerda poderá ser o novo apice, vez que isso irá proporcionar maior conicidade para sua planta. 😄
pmuricy12/11/2008 16:52
Ola, pretendo sim cultivá-la e formar um bonsai, mas não sei qual estilo irei adotar. Na verdade tenho ela há algum tempo, mas nunca pesquisei muito a respeito de bonsai, ainda tenho dificuldades em saber o estilos de bonsai e as termologias que são utilizadas. Sempre fiz as podas meio sem noção e só utilizo terra vegetal. Mas irei seguir o seu conselho e reenvazar, mas com que tipo de substrato??? Devo fazer já algm tipo de poda? aramação?
e essa outra do vaso retangular? será que deveria colocá-la em um escorredor? colocar algum substrato específico?
Grato,
Paulo Muricy
nickyfury12/11/2008 17:15
bonsai
Paulo, o ficus aceita bem qualquer tipo de substrato, é uma planta bem versátil. Sua planta merece uma correção no nebari (raizes que ficam acima do solo). Distribua de maneira mais radial (em toda a volta do tronco, na medida do possível), e replante em um solo mais drenante, usando como recipiente, inicialmente, um "vaso" de treinamento: uma bacia plastica, de tamanho e altura medianos, perfurada na lateral e no fundo. 😄

O solo drenante, que considero ideal e uso em meus ficus: pedrisco, caco de telha, terra granulada, areia grossa de rio sem peneirar, carvão vegetal e casca de pinus. Adubação 45 dias após o ultimo envase. Quanto a aramação, vai depender muito do estilo pretendio. Se vc tem duvidas ou desconhece esse particular, aconselho vce pesquisar no site do Atelier do Bonsai, onde há material farto e bem detalhado a respeito, e que permitirá vce, tão logo se inteire, identificar facilmente o que será melhor para a sua planta. 😄

Após replantar, rega diária e sol pleno, para que sua planta possa se recuperar mais rapidamente. Tão logo venha a brotação, escolha os galhos mais bem distribuidos, eliminando o excesso, para que sua planta possa se desenvolver a contento. 😄

Apenas a titulo de exemplificação, eis algumas boas idéias:

http://www.bonsai-trees-for.me.uk/ficus.asp