Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Uvaia

Marcos Konder16/11/2008 09:58
Uvaia
Bom dia! Sou principiante, iniciando com algumas plantinhas mas sem ter ideia de como desenvolve-las a ponto de ficarem verdadeiros bonsais. Assim, espero ajuda dos amigos para dicas e sugestoes com minha Uvaia, que começou com uma semente. Fiz uma poda geral e já sairam brotações e agora nao sei o que fazer. Tai uma foto de como ela tá agora.

Obrigado
darkaso23/11/2008 09:39
Marcos,

sua uvaia é diferente da minha. Nem parece a mesma espécie, mas pode ser variedade, então deixa ela crescer e frutificar para vermos como fica, até porque a minha também é muito nova e vai demorar frutificar.

A opção é iniciar o trabalho como moyogi. O tronco é muito reto e pouco atrativo, então o moyogi melhora isto. O problema é que a planta ficaria com um primero terço muito alto, necessitando de um calibre muito maior. O nebari e tronco seria muito grossos. Mas é uma solução. Fiz um esquema de trabalho já inclinado, mas para começar nem precisa inclinar a planta, já que está na mamadeira e deve contimuar assim para obter o calibre necessário. O galho da primeira curva já poderia ser aramado para abaixar um pouco a angulação que está.

Espero que ajude.

T
Marcos Konder17/12/2008 10:43
Obrigado ae pela sugestao! Vou deixar crescendo um pouco mais, engrossar o caule, mais pra frente tirar outra foto para acompanhamento. Estou aprendendo que é fundamental cultivar a paciencia. Sem dúvida, tudo no seu devido tempo, tudo virá conforme o esperado.
Feliz Natal e boas Festas a todos!
Alcides Junior17/12/2008 13:18
Marcos, na sua região tem árvores de uváia?
Como se trata de uma frutífera, nativa, eu olharia muitos exemplares na natureza enquanto ela cresce e encorpa o tronco.
A natureza tem o melhor dos estilos, quem sabe você acha uma que lhe chame a atenção e poderá fotografar. Futuramente poderá imitar a natureza no seu bonsai, no melhor estilo natural.