FrK_leal18/11/2008 21:36
Transplante + Alporque
Galera, estou com uma dúvida...
Tenho um Acer tridente que está plantado naqueles vaso provisórios de floricultura, mas suas raizes já começam a aparecer nos buracos do vaso...
A questão é que eu fiz um alporque para aproveitar a parte de cima antes de proceder com a poda radical que pretendo fazer...
Será q dá p/transplantar agora? Ou pelo menos um "falso transplante", tirando o torrão daquele vaso e só completar com terra num vaso maior ou escorredor (acho que é o que vou fazer)...
Abraços!
Rogério18/11/2008 23:55
Amigo FrK_leal
Se fosse eu faria o transplante do Acer sem mexer no torrão. Foi o que eu fiz com uma Callinadra que fiz alporque a 1 mês.
Retirei ela do saco de muda que veio e só dei uma pequena raspada com garfo no torrão para soltar um pouco as raízes.
É melhor prevenir, certo?
Abraços
Rogério.
SEKI - Elio Luis Secchi19/11/2008 16:02
Concordo com o Rogério. Em sua cidade já começam a fazer dias de intenso calor e um transplante desmanchando o torrão seria perigoso. Mas o que você chamou de falso transplante não tem problema nenhum pois não vai mexer com as raízes.
abraços
PINO20/11/2008 11:33
olá amigos eu faço sempre a troca de vazo quando preciso mesmo nesta época do ano, claro que mexendo o menos possivel nas raizes.
quanto ao alporque ja tive problemas com um acer ano passado depois de retirar a nova muda do meu unico exemplar a parte de baixo começou a secar de cima para baixo um lado primeiro, depois o outro até a planta morrer, foi algum problema com a seiva sei lá.
bom acabei perdendo as duas plantas o alporque tambem secou mas porque tinham poucas raizes acho.
FrK_leal20/11/2008 11:48
Bem galera, obrigado pelas respostas...
Acho que vou efetuar o "falso transplante" mesmo...
Passar p/um escorredor grande mesmo e deixar lá...
Pino, que pena que vc perdeu...eu tb tive esse desprazer uma vez com um acer palmatum, mas acho que foi um fungo nas raízes, e não em decorrência do alporque...
tenho esperanças que dê certo...se não der, parto p/poda radical mesmo e oq era alporquia vira estaca...
SEKI - Elio Luis Secchi20/11/2008 11:55
Pino, no acer o fato de ter retirado o alporque de cima não deve intereferir em nada em a parte de baxo morrer. A não ser que tenha entrado algum fungo violento pelo corte. Não é comum, digo pela prática de poda destas plantas em jardinagem, mesmo sem usar qualquer selante, nunca vi isso ocorrer. Mas se a planta estiver enfraquecida, sempre é mais fácil das pragas atacarem e fazer estragos. Também já retirei vários alporques de acer sem tratar o tronco restante e nunca algum secou.
abraços
Elio
PINO20/11/2008 14:02
é amigos não sei o que aconteceu até hoje
vou ter que comprar uma outra muda para testar mais adiante.
mas valeu pelas dicas.
FrK_leal25/11/2008 19:29
Gente, fiz o falso transplante, passando a planta p/uma bacia bem perfurada e com bastante espaço, mas aproveitei p/dar uma olhadinha no alporque...
Ao invés de raízes eu encontrei um anel semi-cicatrizado, da mesma maneira que aconteceu com um acer do meu sogro...o anel já estava metade cicatrizado, só q com uma cicatriz medonha, totalmente disforme...
Eu refiz o anel e envolvi-o com duas voltas de um arame grosso e cobri novamente com o esfagno...
Fiz certo? Dou mais uma chance ao alporque ou parto p/poda radical?
Não sei bem oq fazer...a planta é mto boa e foi meio cara tb...não estou mto afim de correr o risco de perder o material...
SEKI - Elio Luis Secchi26/11/2008 12:06
A meu ver fez certo. Provavelmente agora enraiza.
a alporquia, assim como qualquer técnica não é uma coisa de resposta 100%. Se você planta uma semente e ela não nasce, você perdeu 100%, mas talvez você plante 100 sementes e apenas esta mesma não nasça, enquanto as outras 99 germinem.
O mesmo acontece quando se faz um alporque, por inúmeros motivos ele pode não enraizar, isto não significa que foi feito algo errado, ou que a técnica não funciona. Este ano fiz uma dúzia de alporque em um acer tridente adulto que tenho na chácara. Todos no mesmo dia, com a mesma técnica, mesmos cuidados, mesmo substrato, etc.. A maioria enraizou, mas uns 2 ou 3 cicatrizaram, tendo que ser refeitos.
Toda esta conversa, é apenas para dizer que não precisa desistir da idéia do alporque e ele em nada interfere na perda da planta mãe.
Espero ter ajudado.
abraços
Elio