Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pintangueira

12
ZQlê19/11/2008 16:28
Pintangueira
Prezados,

Compartilho com vocês a evolução de uma pitangueira que cultivo a mais de 10 anos a partir de uma mudinha. Na verdade penso que ela poderia estar com melhor estrutura, com mudança de frente e orientação melhor dos galhos. Depois de tanto tempo, ela não é só mais um bonsai, é uma árvore de estimação. Por isso, estou pensando em apenas podá-la e não mais fazer mudanças muito bruscas. Gostaria da opinião de vocês a esse respeito. O que vocês fariam?

Início do trabalho:

Projeto inicial:

Depois de alguns anos na mamadeira:

Em um vaso novo:

Seis meses depois:

Um ano depois de transplantada e após uma chuva forte:

marco_avelar19/11/2008 18:06
Tatarena ficou muito bom o seu trabalho. Se você quiser pode fazer uns pequenos trabalhos de aramagem ou tração para baixar um pouco os galhos, acho que ficaria ainda melhor. Você também poderia desfolha-la para reduzir o tamanho das folhas, eu tenho uma pitanga e depois de desfolhada as folhas nasceram com a metade do tamanho...

Abraço!!!
pauloventura19/11/2008 20:49
Caro Tatarena !
Primeiramente parabems pelo trabalho na pitangueira ,que não é
uma espécie das mais fáceis de se trabalhar ,como ja disse o amigo
Marco seu trabalho ficou muito bom.
No entanto na minha opinião tem alguns pontos que vc pode
corrigir sem agredir muito a planta ou alterar o seu projeto inicial
que seria , a retirada deste 1º galho da esquerda ( pois esta paralelo
ao da direita) certo,tb a retirada da sobra do galho podado proximo
ao ápice. Caro amigo como vc mesmo ja disse não pretende fazer
grandes mudanças na planta e vc ta certo pois a planta esta muito
bonita.mas mesmo assim peço licença para deixar uma sugestão
para quem sabe vc aplicar no futuro ok.
Seria a retirada do 1º galho da esquerda uma poda do tronco logo
acima deste 2º galho lateral da direita que seria o novo ápice e tb
uma leve inclinação para a esquerda no reenvase ,espero ter conse
guido passar a idea sem uma projeção .
G abraço.
Pv
ZQlê21/11/2008 11:41
Desfolha
Prezado Marco,

Obrigado por seu comentário. Realmente esse ano as folhas cresceram muito. Resolvi remover todas as folhas e estou postando fotos para que você veja como ficou. Espero em três ou quatro semanas ter novas folhas bem menores.

Frente:

Direita:

Esquerda:

Cima:

Quanto a aramação para puxar as galhas para baixo, eu sempre achei que pitangas e outras mirtáceas ficam melhor no estilo vassoura, como no projeto rabiscado inicialmente.

Prezado Paulo,

Suas sujestões são sempre bem vindas e foi por isso que eu postei. Foi isso que você imaginou?

Redução da altura da árvore e remção da primeira galha de trás?

Grato
pauloventura21/11/2008 21:38
Caro Amigo Tatarena !
Sua projeção retrata bem a minha ideia era isto mesmo
so acrecentaria a mencionada inclinada para a esquerda.
Mas agora analizando pela projeção ,acho que caberia tb
uma aramação para abaixar um pouco o 1º galho e tb um
leve movimento no ápice ,isto daria uma quebrada na tria
ngulação so p/não ficar muito reto certo ,mas volto a dizer
sua planta esta muito bem encaminhada e tenho serteza que
com seus ajustes ficará ainda melhor.
G abraço.
Pv
dori21/11/2008 22:19
O que você chama de esquerda, pra mim é a frente, valoriza a raiz sobre a pedra e o movimento do tronco, que começa com uma leve inclinação pra direita, invertendo logo depois do primeiro galho.
na frente que você adotou o tronco tem uma estranha inclinação pra frente que eu não gosto.
Opinião minha...
de qualquer forma, é um belo trabalho até aqui
nickyfury21/11/2008 22:43
bonsai
Tatarena, parabenizo vc pelo ótimo trabalho executado até agora, com sua mirtacea. O estilo Ishi tsuki é um dos mais complexos, ainda mais quando executado com uma frutifera, e o resultado obtido por voce demonstra que, com paciencia e perseverança, pode-se conseguir muita coisa, inclusive um lindo bonsai de frutifera. 😄

Os colegas que opinaram até agora, tocaram no ponto fraco da sua construção, que é a ausência de conicidade.
Conquanto seu trabalho maior tenha sido em formar uma boa estrutura, que ao ser preenchida por densa folhagem, oculta tal ausência, em boa hora ainda é tempo de estar corrigindo e melhorando, para aprimorar ainda mais seu trabalho, mesmo considerando sua colocação inicial de pouco mudar. 😄

Há muito se convencionou, na arte bonsai, que a planta deve, por técnica, "reverenciar" seu observador. Isso significa que o ápice deverá vir, "levemente" para a frente, como se estivesse fazendo uma leve mesura para quem a observa. Entenda, então, como um cumprimento formal, em que se inclina a cabeça em sinal de respeito. 😉

Tal posicionamento não é praxe, porém, e muito bonsai por aí, seja japones, chines, tailandes, ou outro "ês" qualquer, não apresenta tal caracteristica. Mas isso não significa que isso não seja relevante, ok? 🙄

Então, que se voce adotou a frente mostrada por vc, para a planta, essa "reverencia" não existe, vez que o apice está voltado para as "costas" da planta. Uma outra pequena incorreção, ainda na frente escolhida por voce, é relativa à distribuição das raízes sobre a pedra. Elas devem estar alinhadas (lado a lado) e não duas sobre uma, como mostrada na foto. Isso tambem pode e deve ser corrigido, para agregar mais harmonia ao conjunto. 😉

Ressaltei que, estando a estrutura plenamente preenchida de massa verde, não se percebe a distribuição equivocada de galhos, principalmente os que brotam todos no primeiro terço do tronco. Esse, digamos, defeito, é nominado "roda de carroça", e diminui ainda mais a harmonia visual, devendo ser igualmente corrigido. Isso posto, poderá voce escolher galhos mais bem distribuidos ao longo do corpo principal do caule, para com eles melhorar essa distribuição. 😄

Em linhas gerais, embora sua planta esteja com uma boa altura, há necessidade de corrigir o tronco, acrescentando conicidade para que, além de harmonizar todo o conjunto, sua planta possa adquirir maior estabilidade. Para isso, vc deverá apenas reduzir o comprimento dos galhos iniciais, formando a estruturação triangular (como a letra V invertida). Não há necessidade de aramar e baixar galhos, mas sim de formar uma estruturação em leque horizontal (que pode ser conseguida via poda/deixar crescer), sendo o melhor exemplo o demonstrado abaixo:

http://www.bonsaiprimer.com/branches/developing/developing.html
Alcides Junior22/11/2008 10:15
Parabéns pelo bonsai...muito lindo.

A frutificação é de beleza ímpar.... magnífica.
Marcos Paulo Duarte22/11/2008 18:55
bela planta, com as dicas dos amigos, vai ficar ainda melhor

Também gostei da frutificação, muito bonita
Alexandre S. Coelho23/11/2008 12:48
Amigo

Muito bela e demostrando ótima saúde esta sua pequena árvore ❗

As dicas e sugestões dos amigos acima devem ser bem analizadas pois também acredito que possam deixar este bonsai mais bonito ainda 😉
ZQlê26/11/2008 19:05
Reestruturação
Prezados,

Muito obrigado pelas críticas e sujestões. Eu particularmente gosto muito da planta, como disse antes, por uma questão emocional até. Mas sempre sinto que é preciso mudar algo (ou muita coisa). A princípio não estava muito disposto. Depois das discussões decidi alterar a planta. VOu esperar que as frutas amadurecam e vou fazer alterações. Postarei quando tiver uma ideia definida.

Um grande abraço a todos.
GuilaTeipel05/10/2009 14:55
ola tatarena...

como ficou esse projeto... ??
Vhalveruth27/10/2009 03:35
Como esta hj em dia?

Queria uma assim pra usar como arvore de natal =)

adorei sua pitangueira

abraços
Thiago Giaconi27/10/2009 20:31
Olá Tatarena,

Belo exemplar, parabéns!!!

Abraço
ZQlê24/11/2011 13:24
Pitangueira em 2001
Prezados,

Obrigado pelo interesse em saber como está a planta.
A situação dela hoje é essa:

Tomei a decisão de reestilizar e começar tudo de novo.
Troquei a pedra por essa:

e coloquei no chão por um tempo para acelerar o desenvolvimento.

Agora estou formando a copa da planta em um estilo mais natural. Logo mostrarei uma foto dela desfolhada.
Tiago R24/11/2011 14:17
Vamos ver como vai ficar.. 😄
Otoniel Santos24/11/2011 20:46
Re: Pintangueira
acompanhando...parabéns!!
LEAO25/11/2011 22:32
Muita corajem, parabéns pela decisão.
ZQlê31/01/2012 11:01
Pitangueira em 2011
Prezados,

Obrigado pelos comentários.
Desfolhei a pitangueira para checar se a ramificação está ficando como quero. Vejam, ela está respondendo muito bem.

Laudir31/01/2012 11:11
rapaz... suas intervenções estão surtindo um grande resultado!
Parabéns pela condução da planta, ela está um show!

Acompanhando...
Tiago R31/01/2012 12:49
Muito bom!!
Guilherme Luz31/01/2012 13:52
Acompanhando...
Pethrus Barros31/01/2012 13:55
Gostei dela, aminha tá chegando próxima dela. parabéns
marcio gabiatti31/01/2012 19:18
Que beleza otima evolução...
Anderson Neuhaus31/01/2012 23:37
acompanhando.
12