Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Figueira - Raízes sobre pedra

Arzivenko21/11/2008 21:27
Figueira - Raízes sobre pedra
Pessoal, hoje consegui uma muda de figueira, claro que futuramente terei que reduzir o tamanho das folhas, mas não estou preocupado com isto agora..

Resolvi aproveitar a disposição natural das raízes para plantá-la junto a uma pedra, segue as fotos do processo, e espero que tenham alguma opinião sobre o que fiz.

Filipe Henrique22/11/2008 11:40
FAZ um kengai com ele!
=]
😄
Rogério22/11/2008 22:15
Amigo Arzivenko
Seguiria, se fosse minha planta, a idéia do Amigo Filipe.
Naturalmente as raízes tendem a descer ou seguir no sentido horizontal, não é?
Então se vc usar uma bacia grande vc pode deitar a planta e fazer um belo Kengai.
Ficaria muito bonita e a combinação pedra e raizes aparecendo completaria a beleza da planta.
Grande abraço.
Rogério.
Ivanil Pimentel Vieira23/11/2008 09:18
Arzivenko,

também concordo com as opiniões dos foristas Filipe e Rogério

Tua figueira já foi podada anteriormente na altura das brotações?

Um abraço - Ivanil
Arzivenko23/11/2008 10:00
Obrigado pelas sugestões, vou aguardar uns dias e então virar o bote, com a ajuda do phototropismo acho que a figueira vai começar a se curvar, quando ja estiver um pouco adiantada, ai sim, eu replanto ela em outro ângulo.

abraços.
Arzivenko30/11/2008 10:59
mais uma foto..
Arzivenko03/12/2008 16:20
Ficus luschnatiana
Arzivenko09/12/2008 10:59
eu imagino, mas não consigo representar...

de qualquer forma, ai vai um rascunho do que eu gostaria.. se alguem tiver mais prática e quiser fazer um projeto decente, eu agradeceria..

ja coloquei uma garrafa cortada com areia dentro, em volta do caule, e ja da pra perceber as raízes aéreas crescendo..

Arzivenko05/01/2009 16:07
Atualizando com foto da garrafa pet que coloquei, com substrato, inúmeras raízes ja podem ser vistas se desenvolvendo ali, mas nenhuma chegou ao pote, propriamente dito. Talvéz esteja na hora de usar a técnica dos canudinhos? ou melhor deixar desenvolver mais?

Ivanil Pimentel Vieira05/01/2009 20:06
Arzivenko,

vc usou o mesmo substrato da planta na garrafa pét´s?

Ivanil
Arzivenko06/01/2009 08:38
sim, o mesmo substrato, 80% areia e 20% terra.

agora ja "entubei" as raízes, essa semana tiro uma foto pra mostrar o trabalho.
Alexandre S. Coelho06/01/2009 11:27
Amigo

Eu acho que as sugestões dadas para mudar o estilo, devido a forma das raízes, são mais viáveis para esta planta.
Arzivenko06/01/2009 12:58
Pois é Alexandre, mas não consegui visualizar o que o pessoal sugeriu, acho que ainda tenho muita limitação nesse aspecto..
Claudio Fellini06/01/2009 14:01
Arzi amigo,

Pelo que entendi, pegue a primeira foto do post e vire 45º para direita, acho que é isso.

Abraços

Fellini
Arzivenko06/01/2009 15:24
Hmmm, interessante, então as raízes iriam "se derramando" com a árvore inclinada, correto?

Mas posso ir fazendo isso aos poucos, não posso? meu primeiro objetivo aqui é formar mais raízes aereas, e então pensar nos próximos passos..
Claudio Fellini06/01/2009 15:41
Arzi amigo,

Sugestão minha, se você futuramente for "deitar" ela, como sugerido pelos amigos, as raizes aéreas serão perdidas ou praticamente inutilizadas.
Se gostou da ideia do kengai, faça antes das raízes aparecerem assim elas já se formarão na posição correta.

Abraços

Fellini
Arzivenko06/01/2009 15:46
Ok, vou levar em consideração, acho que uma saída seria colocar um calço em baixo do pote, e deixar ele inclinado, pelo menos por enquanto, assim seria um meio-caminho até o objetivo maior, e seria possível alocar as raízes aéras já com o formato desejado.
fabianoscosta06/01/2009 16:43
Acho q vc está indo bem amigo, parabéns!
Arzivenko11/01/2009 12:47
Bom, vamos ver se atendi as expectativas dos colegas, vejam como está com as raízes entubadas, e notem como temos novas folhas, a planta parece bem sadia, não?

Arzivenko25/04/2009 13:01
Essa coitada tava apanhando muito no substrato, então troquei ela, e resolvi esquecer o pote de treinamento, que fique neste de agora em diante, afinal, as figueiras crescem em qualquer lugar!

hahaha, que revolta, vamos ver como ela reage...

Ivanil Pimentel Vieira25/04/2009 19:12
Amigo Arzivenko,

coloque os canudinhos sanfonados, aqueles usados para refrigerantes.Existe lojas que vendem pacotinhos com 100 peças e bem baratos.Coloque e esqueça, eles se rompem com o próprio desenvolvimento.

Abraços,

Ivanil
Ricardohentz05/03/2010 01:08
Olá

Se entendi bem, a respeito do kengai, o que os colegas estão tentando sugerir deve ser algo parecido com isso:

Acho viável, apesar de eu nunca ter feito. Mas no caso da sua planta o nebari ficaria inclinado no sentido contrário do tronco. Quero dizer: para que as raízes sejam verticais o caule ficaria muito inclinado, então a solução seria inclinar todo o conjunto para compensar a inclinação do tronco.

A propósito, sou iniciante, esse é apenas o meu ponto de vista e não sei se é correto. hehe.
Vhalveruth08/03/2010 15:47
Boa tarde!

Ai esta a planta q eu acho perfeita quando se fala de raiz sobre pedra.

eu faria um kengai com ela.
mas vc tb poderia plantar ela reta em cima da pedra na ponta... se fizer uma estufinha e manter umido dentro da estufa ela toma a pedra logo logo

abraços
Anderson Oliveira lima01/09/2011 14:09
..
Alcides Junior02/09/2011 09:40
Sumiram todas as fotos.....