Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Calda Bordalesa para preservação de Jin???

Markus Von Kossel21/11/2008 21:36
Calda Bordalesa para preservação de Jin???
Estou usando Calda Bordalesa (sulfocalcica) em umas plantas aqui!
Funciona? a formula é semelhante a da calda usada para este fim!
Alguem sabe me dizer se preciso fazer mais alguma coisa? ou simplesmente não funciona?
SEKI - Elio Luis Secchi24/11/2008 15:09
Markus, como vai o amigo?
Pois são duas coisas diferentes: calda bordalesa e calda sulfocálcia. A calda bordalesa é basicamente sulfato de cobre com cal, enquanto a sulfocácica é cal e enxofre.
As duas são ótimos fungicidas e portanto evitam o apodrecimento da madeira, mas para o tratamento de jins e shari, o mais indicado é a Calda Sulfocálcia, facilmente encontrada em casas agropecuárias. Ela também dá aquela cor esbranquiçada que vemos nos bonsai dos sites internacionais. Pincelar pura, sem diluição "pintando" toda a área a ser preservada. De tempos em tempos ( e isso varia em função de várias coisas, como estação do ano, chuvas, etc, numa média de 3 meses, vamos dizer assim) deve ser reaplicada. A hora de reaplicar é percebida quando começa a amarelar, melhor dar uma escovadinha, com uma escova de dentes velha para retirar o excesso da calda velha e aplicar novamente.
Se aplicada continuamente, funciona mesmo. A madeira não vai apodrecer.
Espero ter ajudado

Abraços
Markus Von Kossel24/11/2008 22:50
Caro amigo Elio!
O que tenho aqui é denominado "Calda Fertilizante Foliar"
Olhando os componentes, 9% de Cálcio e 20% de enxofre.
Tem uma coloração bem vermelha.... ele deixa a madeira bem amarela num primeiro momento!
depois fica mais branco!!!
E fede, fede a m.......!!!
Eu passo puro mesmo!!!
Mas tudo isso eu fiz de maneira autodidata.... fui experimentando!!!
Acho que esto fazendo direito.... só não sei se esse tom vermelho da solução num vai deixar o bonsai amarelo a longo prazo!!!
Comprei uma microretifica.... uso ela pra lixar a madeira e polir!
Acabamento super bom!!!
Mas estou pegando o jeito ainda!
Vou postar uma fotinho da planta por aqui!!
Obrigado pela ajuda Elio!
Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi25/11/2008 11:57
Markus,
Esta calda fertilizante foliar tem outras funções, como bem diz o nome, apesar de poder ser usada para proteção também. A cor avermelhada é dada exatamente pela presença do enxofre. A calda sulfocálcia também tem esta tonalidade, puxando para o amarelo e tem cheiro de ovo podre. Na aplicação também fica amarelo, até secar totalmente, quando então fica branco. Procure em lojas de artigos agropecuários a calda sulfocálcia que terás resultados mais garantidos.

abraços
Wilson Fracassi25/11/2008 13:49
Markus e Elio

Primeiramente concordo com o Elio quando da sua explicação sobre a diferença entre calda bordalesa e calda sulfocáustica, até aí irretocável. Porém agora vocês estão falando da mesma coisa, só que com nomes diferentes. Esta calda que o Markus fala nada mais é do que a calda sulfocaustica mesmo, só muda o nome comercial. Este produto pode ser usado tanto para preservação da madeira, quando como fungicida , acaricida, protetor de insetos sugadores e também como fertilizante, dependendo da diluição aplicada. A calda sulfocálcica é um dos mais antigos defensivos agrícolas. Como disse a cima ela faz o controle de insetos sugadores, como ácaros, tripes, cochonilhas, etc. Além do combate às pragas e doenças, a Calda Sulfocálcica tem ação muito benéfica para as plantas. Ela eleva de forma indireta o teor de nitrogênio devido à presença do enxofre que é um elemento indispensável para a absorção do mesmo, e que é muito escasso em nosso solo. Tenho usado a calda sulfocástica diluida na proporção de 5ml por litro , aplicando-a uma vez por mês via foliar , com muito sucesso.
Jefferson Paulo25/11/2008 16:46
Gostei desse topico, os amigos explicaram bem sobre o produto, mas me dizem uma coisa, se acha assim facil nas casas agropecuarias? e vendem em pequena quantidade?

Abraços...
Wilson Fracassi25/11/2008 16:58
Jeferson,

Aqui na minha cidade encontro com facilidade, mas se não encontrar da pra comprar pela internet. Veja o link abaixo :

http://www.naturalrural.com.br/produtos/produtos_especificos.asp?CodProduto=28&Caption=Calda%20Sulfocálcica%20-%201L
Jefferson Paulo25/11/2008 20:04
Obrigado pela informação Wilson, vou procurar nas casas agropecuarias por aqui, se não encontrar compro desse site que vc indicou.

Abraços...
Markus Von Kossel26/11/2008 12:45
Aqui na minha cidade tem em frascos de um litro!
Baratinho e dura uma eternidade, Veja a dose q o Wilson usa como adubo; 5ml por litro... muito pouco!!
Mesmo passando ela pura na madeira gasta muito pouco!
Vale a pena!!