Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

pitangueira

walacevs24/11/2008 17:32
pitangueira
Bem , estou tantando iniciar o cultivo de bonsai e tudo começou com uma revista que encontrei por acaso e ela estava muito rasgada , mas serviu como base para que eu tentesse algo .
No inicio de novembro de 2008 achei uma pitangueira e gostaria da opniao de quem entende para saber se ela ainda pode virar um bonsai em uns 8 ou 10 anos de cuidados .
Se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.

Por nao entender muito bem do assunto , eu retirei a planta do chao e a plantei em um aro de carro , nao sei se fiz certo mas a planta nao morreu.
Edmilson25/11/2008 00:33
Algumas dicas
Meu caro amigo, sua foto não mostra muito bem o tronco da planta, poderia futuramente tirar mais fotos para facilitar algumas observações.
A principio, vejo sua planta um pouco alta depois, aconselho uma pode radical.
Outra coisa, não sei quando vc colocou ela nesta roda de carro, errado vc não esta; o grande problema é que com o passar do tempo ela ira enraizar e ficará praticamente impossível retirá-la deste local. Sugiro placurar na página central mais informações sobre o conjunto escorredor/mamadeira e proceder o planstlante de arvore.
São opiniões de um mero aprendiz, aguarde mais opiniões antes de proceder qualquer intervenção.

Abraço fraterno
marco_avelar25/11/2008 01:09
Walacevs em primeiro lugar você tem que definir o que você quer fazer. Qual é o estilo que você pretende... um moyogi, semi-cascata, etc...
Depois você tem que definir qual será o tamanho do seu bonsai, se você quiser um bonsai grande terá que esperar mais para o tronco engrossar, se for um mame terá que esperar menos. Depois que você definir o que vai fazer você deve aramar o tronco e os galhos que formarão a estrutura principal do seu bonsai. Se você tiver como planta-lo no chão é a melhor opção para o engrossamento do tronco, se não tiver como por no chão pode planta-lo em uma bacia grande com furos no fundo e lado e com substrato adequado, ai você o deixa crescer livremente pelo tempo necessário para que o tronco fique na grossura que você planejou. Digamos que você queira ter um bonsai de 30cm. Você o deixa crescer no chão e cuida para que esses primeiros 30cm de planta fiquem com o "formato" que você quer, a planta no total vai ficar com 1,5 metros ou 2 metros ou a altura que você quiser deixar, pois, é essa altura que fará o tronco do seu bonsai engrossar, depois que a estrutura básica estiver a seu gosto você retira o "excesso", de preferência, com alporquia.
Depois você o retira do chão e aos poucos vai o adaptando para que ele passe para um vaso cada vez menor até ele ir para o vaso definitivo.
Pesquise bastante nesse fórum, você vai encontrar muitas informações boas e aproveite para tirar sempre suas dúvidas que, entre 2 e 4 anos, dependendo do que você quiser fazer, poderá estar com um bonsai de primeira.

Abraço.