Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

folhas de pitangueira . socorro!!!

Fernando Bottaccini26/11/2008 11:28
folhas de pitangueira . socorro!!!
Estou precisando de ajuda com minha pitangueira , VAMOS DO INICIO
essa pitangueira é uma muda ainda , com o tronco no diametro de um dedo indicador ela estava com mais ou menos 1m de altura ,plantada em um vaso de cimento , então fiz a poda deixando ela com mais ou menos 20cm de altura , suas folhas brotaram ai então algumas folhas ainda pequenas comessaram a irrugar e pararam de desenvolver mas não secaram elas estão num tom avermelhado . DUVIDA:minha planta pode estar doente? se sim ,oque devo fazer? AGRADEÇO DESDE JÁ!!!
Wagner Trindade26/11/2008 16:42
Fernando,

Não sei te dizer a causa disso, preciso pesquisar. Mas já aconteceu isso comigo sem motivo aparente. Eu apenas deixei a planta se desenvolver mais um pouco e as novas folhas vieram normais.

O que você poderia verificar é se não tem algum tipo de praga. Eu sei que alguns insetos sugadores quando picam a folha deixam ela toda enrugada. Pode ser falta de nutrientes também. Mas é complicado fazer um diagnóstico sem ver a planta.

Se tudo estiver de acordo, sem pragas, planta na sombra, etc... eu te aconselho esperar o próximo par de folhas para ver como elas nascem. Pode ser que venham boas.

Um abraço,
Wagner
Fernando Bottaccini26/11/2008 17:08
Wagner ,
muito obrigado pelas dicas , vou fazer uma varredura em todas as partes da planta p/ verificar se encontro algum inseto e esperar sua recuperação.Mais uma vez obrigado pela ajuda .

um abraço,
Fernando