Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ADUBAÇÃO

CASSIO CORTEZE26/11/2008 14:54
ADUBAÇÃO
CAROS AMIGOS, EU NOVAMENTE, AGORA A RESPEITO DA ADUBAÇÃO...

UTILIZO EM MINHA ROMÃ E MEU COTONEASTER O ADUBO DE LIBERAÇÃO LENTA OSMOCOTE, O QUAL, PELO QUE APRENDI, É ADUBO DE LIBERAÇÃO LENTA. PORÉM, A PLANTA NECESSITA TAMBÉM DE ADUBO FOLIAR CERTO? ESTE ADUBO FOLIAR PODE SER UMA REGA MENSAL COM UM 04-14-08? POIS UM AMIGO ME DISSE QUE NÃO É NECESSÁRIO UTILIZAR O 04-14-08 POIS O OSMOCOTE POR SI SÓ JÁ É UM ADUBO COMPLETO, PORÉM ME VEIO ESTA DÚVIDA NA CABEÇA.

AGUARDO E MAIS UMA VEZ AGRADEÇO!!!
CÁSSIO
darkaso29/11/2008 18:34
Cassio,

o osmocote é um excelente adubo. Para mim e para muitos o melhor do mercado. Ele por si só já tem muito do que a planta precisa e dispensa outros tantos que possamos utilizar. Mas é necessário que saiba exatamente qual osmocote está utilizando. Existem diferenças entre eles, como por exemplo, o osmocote que vem com micronutrientes. E ainda pode ser com 22 de nitrogênio. É bom saber a composição para não exagerar. Mas em geral o osmocote dispensa outros adubos. Até porque ainda se tem uma absorção tão pequena pelas folhas que nem se considera adubação, tanto que é complementar e não adubo único.

T+
anaestela07/12/2008 15:56
Darkaso, nas minhas mudas, que estão no escorredor e mamadeira, eu coloco osmocote a cada 3 meses (não tenho certeza absoluta, mas acho que é 13-9-8 com micronutrientes), mas eu também estava regando com adubo químico a cada 15 dias (conforme o rótulo).
Estou adubando demais, então?
Só o osmocote já seria suficiente?

Mais uma dúvida bem boba: quando vou enterrar as bolinhas novas de osmocote, vejo que as velhas ainda estão lá. Elas não deveriam dissolver?

Ana