Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Falsa érica Mame

FrK_leal26/11/2008 22:25
Falsa érica Mame
Gente essa é uma falsa érica q a tempos andava meio largada, estava num vaso de plástico, desses que vem com as violetas e o substrato estava saturadíssimo de raízes...
Resolvi trocar de terra e aproveitei e coloquei num vasinho de bonsai...o tamanho do vaso é enorme p/ela, mas era o menor que tinha à mão e tb não dava p/tirar mais tanta raiz...
Espero que gostem...

lado1 (acho que é a frente, não decidi)

Lado 2 (gosto da cicatriz)

Base

Comparação de tamanho

Ainda tem que densificar a copa e deixá-la mais ampla, com as novas brotações vou fazendo isso...
No próximo transplante quero passá-la p/um vaso menor que esse, e indo assim até chegar no ideal..
Alexandre S. Coelho27/11/2008 15:04
Leal

Legal a empreitada!!!
Não deixe de nos mostrar a evolução pois dizem que esta plantinha não aceita muito bem vasos rasos, porém com flores fica muito bela!
darkaso29/11/2008 18:53
Frk,

a falsa-érica ainda é um grande problema para o bonsai. Sempre seca galhos do nada, mas pelo menos sempre dá uma densidade e flores muito boas. Ela aceitaria um vaso um pouco menor, nem precisa ser menos fundo, mas menor. A proporção ficaria melhor. Vamos ver o desenvolvimento dela, com seus cuidados com certeza pode dar um bonsai interessante.

T+
Ivanil Pimentel Vieira29/11/2008 23:00
Leal,

gostei de tua falsa-érica. Também tenho algumas mas como foi dito secam galhos muito seguido sem a gente perceber.

Parabéns pela érica!

Um abraço - Ivanil
nickyfury29/11/2008 23:18
bonsaiq
Seja uma falsa érica ou a érica japonica, todas são problematicas e dificultosas quanto ao cultivo, principalmente em relação a secar galhos. Mas, se a bonsaista Regina Suzuki consegui extrair lindos bonsai dessas plantinhas, acredito que qualquer um, mediante certo empenho, esforço e paciencia, tambem o possa. 😄

Acho que apenas o nobre colega deva atentar para a florada, pois essa espécie costuma disseminar suas sementes através do vento, e onde a semente cai, germina com gosto de gás, alastrando-se rapidamente. Então, é melhor cultivá-la em separado de outras plantas envasadas, para evitar uma proliferação danosa. 🙄 🙄
FrK_leal01/12/2008 11:00
Mto obrigado por todos os comentários...

Darkaso, eu realmente pretendo passá-la p/um vaso menor, esse era o menor que tinha à mão e mesmo q tivesse algum menor que esse, agora não seria o momento dada a redução das raízes.
Ela tem essa tendência de secar os galhos sim, mas esse exemplar, por enquanto não teve esse problema, e olha q eu já estou com ele a uns dois anos...

Nickfury
Já sei bem desse "problema" da falsa érica...apreceram mudas em vasos que nunca chegaram perto dessas plantinhas...a capacidade dessas sementes de se espalharem é incrível...

Vamos ver como fica o desenvolvimento dela de agora em diante...

Abraços!