fernanda_massa27/11/2008 23:04
Buganvillea
Olá,
Sou iniciante na arte do bonsai. Estou com essas duas mudas de buganvillea. O que devo fazer com elas? Uma é maior e tem o tronco mais grosso, porém a outra é menor e acho que devo colocar na mamadeira/escorredor pra engrossar o tronco.
Quanto a maior devo fazer uma poda radical já? ela necessita de mamadeira?
Me ajudem por favor!!!!
Muito obrigada!!!

marco_avelar28/11/2008 01:50
Fernanda para saber o que fazer com as plantas primeiro você deve definir qual é o seu projeto para elas. Se você quiser ter um bonsai grande terá que engrossar o tronco se for um bonsai menor não precisa de um tronco tão grosso. A Buganvillea tem flores e folhas grandes e mesmo com a redução do tamanho das folhas eu prefiro um bonsai maior para essa espécie, mas é claro que isso é uma questão de gosto. Se você quiser engrossar o tronco eu acho que a melhor opção é planta-las diretamente no chão e em um lugar em que bata um bom sol. Eu vi o tronco de uma Buganvillea passar da grossura de um lápis à grossura de um cabo de vassoura, ou mais, em poucos meses de plantada não chão. Se você quiser pode plantar uma delas no chão e ir trabalhando com a outra. Se fossem minhas eu colocaria a menor no chão e faria um shorin (bonsai até 25cm) com a maior, afinal, principalmente para quem está começando não há nada melhor do que por as mãos à obra! Aproveite que a menor ainda tem o tronco fino e arame dando alguns movimentos, procure na internet fotos de bonsai com o estilo Moyogi para se "inspirar"...
Seja bem vinda ao fórum!
fernanda_massa28/11/2008 09:44
Muito obrigada Marco! vou fazer isso, colocar a menor no chão e trabalhar com a maior. Também vou aramar a menor pra dar um formato enquanto o tronco está flexível ok? Boa dica!!!!
Muito Obrigada!!!!
marco_avelar28/11/2008 21:01
Fernanda não se esqueça de pesquisar sobre a espécie, ver se há cuidados especiais e etc... Acho que a melhor época para você fazer uma poda drástica na planta maior é no inverno. E outra coisa, use a ferramenta de busca do fórum para pesquisar a "buganvillea" e "primavera" (acho que muitos tópicos podem ter esse nome) que você vai encontrar vários tópicos sobre a espécie... eu sempre uso quando começo um trabalho em uma espécie que ainda não conheço.
Abraço!