Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Folhas Murchas O que pode estar acontecendo?

lucasgdm28/11/2008 01:16
Folhas Murchas O que pode estar acontecendo?
Tenho um pré-bonsai (um araçá),
Ele está com algumas folha meio murchas (tipo, enrrugadas) principalmene as brotações mais novas.

Se ajuda, fiz os seguintes tratamentos recentemente:
A uns 40 dias atrás (19-11-200😎 troquei a terra, cortei metade ou mais das raízes (já havia podado os galhos antes). Coloquei num substrato com 60% de areia 20% argila e 20% de terra adubada.

Poucos dias depois do transplante, queria colocar musgo, então coloquei um pouco mais de terra adubada sobre o substrato e coloquei umas cascas de arvore que estavam apdrecendo e cobertas de musgo.

Umas quatro semanas depois do transplane eu viajei e ele ficou sem cuidados (inclusive regra). Quando voltei ele ainda estava bonito e notei que uns broto haviam crescido. Isso já faz 12 dias. Mas agora está acontecendo isso.

Há, ele está dentro de casa longe da janela e toma o sol do fim da tarde.

Alguém mais experiente tem ideia do que está acontecendo?
Desde já agradeço.
bad_clusters28/11/2008 11:31
Bom dia,
Bem, posso notar que você conhece a causa:

"eu viajei e ele ficou sem cuidados (inclusive regra). "

regra = regas??

Se a palavra for esta acredito que o problema esta ai.

Bom eu tenho um araça e se fico sem regar ele murcha inteiro. Um boa solução seria colocar o vaso dentro de uma tanque com água por 5 minutos para molhar as raízes e espere uns 2 dias para ver se ele recupera.

Abraço
lucasgdm28/11/2008 12:55
Talvez vc estaja certo bad_clusters. Antes de viajar eu REGEI bastate (valeu por ensinar a palavra certa - caraaca eu sempre falei errado). Também deixei em uma dessas bandejinhas de isopor com um jornal e enchi d'água. E quando eu voltei ele ainda estava bonito.

Só que eu tenho regado pouco pois quando troquei a terra o deixei mergulhado na água por uma hora para acomodação do solo. Então achei que ele ia ficar encharcado se eu ficasse molhando demais.

Me diz uma coisa: com que frequência vc molha o seu? E vc tem algum guia de cuidados para araçá?
bad_clusters28/11/2008 13:55
Kra nunca consegui nada a respeito... venho regando todo final de tarde até sair agua pelo furo do vaso e adubo de 15 em 15 dias.
Tem um cara que entra aqui no fórum e ele conhece muito bem esta plata.
Ele tem um lindo Araçá (Só vi por fotos)

Ele é o Sergivaldo Costa - BONSAI NATIVOS DO NORDESTE
este é o site dele: http://www.nativosdonordeste.com.br/blog

abraço!