Silvana28/11/2008 07:59
Sugestões para jabuticabeira
Bom dia pessoal!
A tempos que acompanho este site e aprecio a arte do bonsai, por isso resolvi me envolver com este tão fascinante mundo.
Adquiri uma jabuticabeira e gostaria de sugestõesde qual estilo devo seguir, pois não tenho nenhuma idéia.
Se puderem me ajudar, ficarei muito grata. 😂
Abaixo envio fotos que tirei dela ontem, já fiz uma pequena poda para melhor visualização.

Marcos Castilho28/11/2008 19:38
Ela está com o tronco muito fino, ainda não dá para definir um estilo não. Coloca ela no escorredor e mamadeira primeiro e aguarde um bom tempo e vai modelando ela.
darkaso29/11/2008 19:38
Silvana,
está começando com uma espécie muito boa, considerada uma ótima para ser conduzida com bonsai. Ainda terá um longo caminho com ela, por isso seria uma opção melhor a dada pelo Marcos. A mamadeira vai ser uma boa opção. Vai engrossar rápido já que é uma espécie excelente para conduzir como bonsai.
T+
nickyfury29/11/2008 23:08
bonsai
Silvana, seja bem-vinda ao nosso mundo bonsaistico.
Desejo sucesso e lindas plantas para voce, sempre. 😄
Quanto à sua planta, vc tem, a meu ver, duas opções: seguir o conselho dos colegas, replantando e aguardando alguns anos para que esse tronco engrosse ou, então, cortá-lo pouco acima dessa primeira brotação, aramar essa brotação e formar, com ela, a estrutura futura de seu bonsai. 😄
Observe que ao optar por esse caminho, vc terá reduzido em muito o tempo de cultivo, vez que terá em mãos um tronco de razoável grossura para formar um lindo shohin (bonsai que mede de 10 a 25cm de altura, contados a partir do solo do bonsai). 😄
Isso irá facilitar os cuidados necessários, inclusive com aramação e poda de manutenção, permitindo que vc conduza e forme a estruturação aerea dentro de no máximo uns quatro anos, ao invés de oito ou dez, se preferir deixar como está e esperar engrossar. 😄
Se fizer esse corte radical, lembre-se de aplicar uma pasta cicatrizante, para fechar melhor a ferida do corte, ok? Há ótimas receitas no site do Atelier do Bonsai, que ensinam a preparar produtos caseiros, caso vc não queira ou não possa comprar uma pasta cicatrizante (nacional ou importada). 😄
Ano que vem, por essa mesma época, vc poderá estar retirando a planta desse vaso, cortando as raizes grossas e raiz pivotante, se houver (aquela que cresce mais reta), bem como retirar o arame e proceder podas de manutenção e reestilização. O estilo mais adequado é o moyogi. 😄
Silvana01/12/2008 09:18
obrigada amigos pelas respostas.. 😄 😄
vou seguir o conselhor de todos... hoje mesmo vou colocar esta jabuticabeira e as outras mudas que comprei este fim de semana (acerola, pitanga, romã e azaleia) numa mamadeira... quando estivem em porte mais apresentável postarei fotos para sugestões... 😂