Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como começar ??

Pedro Ivo Siqueira de Oli28/11/2008 14:42
Como começar ??
ola galera eu estou começando agora do bonsai, e pra falar a verdade eu naum sei nada, nada mesmo..
que ferramentas devo comprar ?
alguem tem umas sementes ai pra doação??
eu devo começar plantando a semente ou com arvores com 2 ou 3 anos ?
gostaria muito de ajuda pra começar com os bonsais..
eu so estudante de biologia 2 periodo anapolis..
ajudem por favor
Filipe Henrique28/11/2008 17:06
Ola amigo,

passei muitos anos trabalhando apenas com uma tesolra de cortar uvas e uma goiva, grandes mestres neim usam essa parafernalha moderna apesar de serem bem uteis.
sementes, são qq uma de arvores saldaveis e tem um topico aqui no site " banco de sementes" vc pode verificar por lá, apesar de que acho q seria melhro começar com arvores mais velhas.

eu particulamente recomendo que vc comece lendo um pouco a respeito, não precisa ir muito longe;
😄
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

aqui tem varios topcos que acho q podem ajudar vc,inclusive um deles se não me engano, diz respeito a aquisição de uma planta como escolher e tals, esses são endereços que vc vai encontrar no link postado acima coloqeui em negrito alguns topicos q julgo mais importantes pra vc agora, mas...
boa sorte amigo e estaremos sempre dispostos a judar;

UM PEQUENO BE-A-BÁ
SE VOCÊ QUER COMEÇAR A FAZER BONSAI, ESTE É O SEU CAMINHO. DEPOIS DE ASSIMILAR AS LIÇÕES CONTIDAS AQUI, VOLTE E CONTINUE. PROCUREI COLOCAR DA FORMA MAIS DIDÁTICA POSSÍVEL. OS DESENHOS FORAM ADQUIRIDOS DE "Angela Hanusch" PARA ESTE TRABALHO.

ESTILOS DO BONSAI
Desenhos de
MARCELO DUPRAT

GUIA PARA A COMPRA DE YAMADORI E ÁRVORES EM GERAL por
DAVID BENAVENTE

REENVASANDO UM ÁCER PALMATUM por
REINER GOEBEL

ENXERTIApor
COLIN LEWIS

SUBSTRATO - UM TEMA IMPORTANTE
A terra para seu bonsai

ESCORREDOR E MAMADEIRA

MODELANDO
Usando o arame para dar forma

LIVROS SOBRE BONSAI

A FILOSOFIA DO BONSAI
Postura Ética

BE-A-BÁ DA ALPORQUIA

ESTILIZANDO UM BONSAI
Como fazer?

PODA
Veja aqui um texto importante e esclarecedor.

VEJA ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA A CRIAÇÃO DE BONSAI.

DETERMINANDO O TIPO DE SOLO

REGRAS DO BONSAI
Análise interessante a respeito das regras

é isso aew, qq duvida é perguntar.

abraços
Ivanil Pimentel Vieira28/11/2008 20:21
Pedro Ivo,

O Filipe já postou várias informações que poderão ser totalmente postas em prática, tudo dependendo de vc.
Depois de ler bastante é chegado o momento de vc de decidir o que fazer.Depende unicamente de optar por inicar com sementes, pequenas mudas, mudas adultas ou já adruirir de empresas uns pré-bonsai. Mas acho que deve se decidir como começar vendo a estrutura que vc dispoe e isso é muito importante.

Um abraço - Ivanil
edson060529/11/2008 14:35
Pedro Ivo,
como os amigos do fórum disseram, você precisará ler muito a respeito e fazer algum curso básico é fundamental. Quando eu comecei na arte, todas as mudas eu já queria ver transformadas em bonsai. Pra mim, quanto mais velha a muda melhor. Depois com o tempo você vais percebendo que não é assim. Hoje vejo muitas mudas que adquiri que não passam de "pés-de-mato"; só com muita paciência é que poderão a ser bonsai daqui a muito tempo...
No início você vai querer fazer um bonsai a qualquer custo e isso lhe custará algumas mudas que virão a óbito por falta de paciência. Eu já dei fim a muitas...
Depois deste início de aprendizado você começará a ter necessidade de começar plantas do zero, plantando algumas de semente...
Eu tenho algumas mudas de semente!!
Diante do exposto, o meu conselho é que você tenha alguma planta que possa ser chamada de bonsai ou perto disso; alguns prés-bonsai e eventualmente, dependendo da paciência, algumas mudas de semente...
Plantas em diversos estágios de desenvolvimento para trabalhar ajudarão a administrar a ansiedade de principiante...
No mais, seja bem-vindo ao fórum e à arte bonsai.
Grande abraço.
Edson.
rgomes05/12/2008 13:54
Bom dia!

Pedro como vc tb sou inicante. Comecei a mais ou menos 5 anos. Aprendi o pouco que sei da pior maneira: TENTATIVA E ERRO. Depois de algum dinheiro disperdiçado e plantas mortas mudei de atitude: procurei mais informação que mudas. Existem uma série de livros disponíveis no mercado, inclusive alguns sites fornecem gratuitamente livros, guias e dicas. As minhas 3 dicas para você são:
1. Procure trabalhar com plantas que você gostuma ver na sua região (já estão adaptadas ao clima) e verifique a existência de bonsais daquela espécie e se esses são comuns isso de dará uma idéia da maior ou menor dificuldade de cultivo;
2. Partir da semente é ótimo mas demora e nem sempre quem começa tem tanta paciencia então tente ter plantas de vários estágios para poder práticar.
A técnica da alporquia é bem legal pra ter plantas, digamos mais velhas, em porcos meses (bom pesquisar sobre); compra pré-bonsais e mudas maiores em fornecedores sérios também é uma boa.
3. A minha última dica seria ler o máximo sobre cada planta e sobre a arte em si e lembrar que a natureza tem seu tempo logo a paciência será sua primeira e mais importante ferramenta.

Espero que você retire algo disso!

valeus
Renato
rgomes12/12/2008 10:55
Ficus com 15 anos em jarro agir?
Colegas,

Um amigo presentiou-me com um ficus chines de mais de 15 anos ele tem aproximadamente uns 20 cm de diamentro de tronco e as suas primeiras ramificações começão a exatos 25 cm da base (muito bela). A minha dúvida é:

Este exemplar cresceu em um vaso de cimento bastante grande e não sofre nenhuma intervenção, como agir: realizar porda drástica e após o surgimento de novas brotações fazer o replantio em um vaso p/ bonsai ou transplante e poda simultâneos?

agradeço atecipadamente.

Renato Gomes
Alcides Junior12/12/2008 11:04
Renato, fotografa ele e cria um novo tópico para opniões.